TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Extensão a Comunidade

Por:   •  30/3/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Como os saberes docentes podem ser inseridos numa proposta curricular para formação de professores

Pesquisas nos mostram que anteriormente a década de 1990, a formação de professores, era oferecida com o distanciamento da prática do docente a formação pedagógica. No entanto a partir desta década houve um novo enfoque buscando o reconhecimento da prática aos saberes docentes, destacando à importância de se repensar o papel do professor em sua formação. Atualmente essas questões ainda são poucas valorizadas nas investigações e programas de formação de professores.

É nescessário que o professor seje considerado em sua própria formação, como sujeito de um saber e um fazer, constituindo assim teoria a prática, para que os saberes em sua formação, sejem confrontados com os de sua prática, fazendo com que haja reflexão, mediante isto, construindo nóvos saberes. O profissional pedagógico sai da universidade com conhecimentos pré- adquiridos, mas ao longo de sua carreira profissional que esses conhecimentos vão sendo moldados e reconstruidos em cima dos que ja haviam sido internalizados, formando assim a identidade do professor.

Existem diversas e diferentes tipologias e formas que abordam a questão dos saberes docente. Contudo deve-se considerar tanto o desenvolvimento profissional quanto o pessoal, o contexto histórico e social é vivenciado e transformado em experiência, formando assim novos saberes.

Desta forma, a capacitação destes que até poucos tempos atrás era vista só como a trasmissão dos conhecimentos, buscando com que esses aprendessem apenas com tais aprendizagens teóricas, atualmente vem sendo substituida por uma abordagem em que se misturam tais capacitações com os saberes de sua experiência.

Referências Bibliográficas

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de proferssores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Disponível na internet via http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100003&lng=en&nrm=iso. Arquivo capturado em 03 Set. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com