TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  28/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.869 Palavras (16 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

A segunda etapa de divulgação da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2012, do IBGE, mostrou que os brasileiros não estão se alimentando corretamente. Segundo a pesquisa, são 38,8 milhões de pessoas com 20 anos ou mais de idade que estão acima do peso, o que significa 40,6% da população total do país. E, dentro deste grupo, 10,5 milhões são obesos. Muitas pessoas não fazem uma refeição saudável, substituindo-a por comidas gordurosas e frituras.

Em declaração à imprensa, o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes2012, explicou que “a pobreza no Brasil não se manifesta através da fome, mas sim em termos de qualidade de vida e de desigualdade de rendimentos”.

A POF é realizada em uma amostra de domicílios e levantam todas as receitas e despesas do orçamento doméstico, inclusive informações detalhadas sobre alimentação – que tipo de comida cada família consome e em que quantidades. Além disso, pesa e mede a altura dos entrevistados para calcular Índice de Massa Corporal (IMC).

Segundo IBGE (2017), só em salvador a quantidade de obesos é de 14,9% da população, informação é da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças.
São 46,75% dos homens e 43% das mulheres com excesso de peso.

O mesmo site ressalta que o baiano está mais gordo, é o que indica uma pesquisa feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas identificou que a quantidade de obesos em Salvador passou de 9,7% em 2006 para 14,9% em 2011. Atualmente na capital baiana 46,75% dos homens e 43% das mulheres estão com excesso de peso. (IBGE, 2017)

Este trabalho busca elaborar um plano de negócio para abertura de uma academia no bairro do comercio, pois os discentes observaram a necessidade de uma nova academia com diferencial em seu público alvo, tendo em vista que a maioria das pessoas que frequentam as academias são pessoas que buscam manter a forma e a qualidade de vida, para maior satisfação e privacidade deste público, buscou-se oferecer um ambiente diferenciado e especial somente para eles.

Além disso, qualidade de vida, saúde, boa forma e a autoestima estão diretamente ligadas a pratica de exercícios físicos e são temas fortes e constantes da atualidade, conscientizando a todos de sua suprema importância. Desta forma, compreende-se que são diversos fatores favoráveis ao sucesso na abertura deste negócio, porém tem-se consciência que e necessário um estudo aprofundado para obtenção de outras informações relevantes e que podem até mudar a intenção de abertura do mesmo.

2 QUESTÃO PROBLEMA

De acordo com o Cervo & Bervian (2002), o problema de pesquisa é uma pergunta que deve ser redigida de forma clara, precisa e objetiva, cuja solução seja viável pela pesquisa. Geralmente, a elaboração clara do problema é fruto da revisão de literatura e da reflexão pessoal (Passei direto, 2017). Ao formularmos a questão problema procuramos elaborar de a nossa pergunta de forma que fosse entendida com facilidade, de maneira aberta, direta e explicitam baseada em leituras, artigos, sites e revistas buscando informações para adquirirmos conhecimento, pois, é ela que nos orienta, durante todo o nosso projeto de pesquisa. Dessa forma o trabalho tem como objetivo responder a seguinte pergunta: Como o Plano de Negócio auxilia na criação de um serviço para jovens e adultos com sobrepeso na região do bairro do Comércio?

2.1 questões orientadoras da pesquisa

O que é Plano de Negócio?

Qual estrutura de uma academia?

Quais as características da região do Comércio?

Como a Tecnologia de Informação e Comunicação atua na gestão do negocio?

Como funciona uma academia de ginástica?

3 OBJETIVOS

3.1 Geral

O objetivo geral refere-se a uma visão global e abrangente do tema de pesquisa. Logo o objetivo desse estudo consiste em elaborar o Plano de Negócio para abertura de uma academia para jovens e adultos com sobrepeso na cidade de Salvador/BA, no bairro do Comércio.

3.2 Objetivos Específicos

De acordo com Lakatos & Marconi (1992) os objetivos específicos apresentam um caráter mais concreto. A sua função é intermediária e instrumental porque auxiliam no alcance do objetivo geral e, ainda permite aplica-lo em situações particulares (Passei direto, 2017).

  • Conhecer a estrutura do Plano de Negócio
  • Apresentar as características de uma academia
  • Conhecer o bairro do Comércio
  • Estudar a Tecnologia de Informação e Comunicação

4 JUSTIFICATIVA

Como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) solicita que aos discentes a elaboração de Plano de Negócios para a implantação de uma empresa que oferte produtos e/ou serviços e atendam às necessidades de determinado público alvo, respondendo a questão problema desenvolvida para elaboração do Plano de Negócio.

Este trabalho justifica-se pelo fato de perceber na atualidade o aumento e a conscientização em relação à busca pela qualidade de vida, saúde e outros fatores relacionados às mesmas. Desta forma percebe-se a necessidade da abertura de um espaço em que se possam oferecer subsídios para obtenção de tais fatores, fundamentais na vida do ser humano, a academia.

Desta forma, o trabalho se torna viável pelo o interesse dos discentes na abertura deste negócio perante o conhecimento adquirido no decorrer do curso de Administração e principalmente pelo fato de adquirir novos conhecimentos, essenciais na vida de um administrador.

5 METODOLOGIA

Metodologia é uma palavra derivada de “método, do Latim “methodus” cujo significado é caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento (Significados, 2017).

A metodologia do trabalho científico, por exemplo, para a realização de um trabalho de conclusão de curso (vulgarmente denominado TCC), é a parte em que é feita uma descrição minuciosa e rigorosa do objeto de estudo e das técnicas utilizadas nas atividades de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com