TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa - Administração Gerencial de serviços médicos hospitalares

Por:   •  12/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ - IESRSÁ[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FÁBIO GOMES DE SOUSA MEDEIROS

LÍVIA RANYELLE DE MENÊZ

MARIA ISABEL RODRIGUES

MIRELA NUNES SOARES

UMA ANÁLISE ACERCA DA ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS MÉDICOS HOSPITALARES DO HOSPITAL MEMORIAL DO CARMO

PICOS – PI,

2019


 INTRODUÇÃO

        A presente pesquisa tem a finalidade de discutir de forma teórica e científica os serviços médicos hospitalares ofertados pelos centros médicos, as suas peculiaridades médicas demandadas pela população que procura os serviços e quais os seus impactos na qualidade do atendimento ao cliente, com foco local do Hospital Memorial do Carmo na cidade de Picos-PI.

        Para Souza (2015), na busca pela qualidade na gestão, atendimento e serviços e atender os anseios dos usuários percebe-se que as teorias administrativas sobre as estruturas gerenciais em todos os níveis têm influenciado a organização do trabalho das equipes, fato que está se refletindo na humanização do atendimento, na produtividade e na qualificação dos profissionais, na integralidade do cuidado e na divisão de tarefas a serem realizadas.

        Deste modo, a gestão administrativa privada da saúde representa um dos importantes instrumentos de fornecimento de serviços de saúde de qualidade na atualidade para a sociedade.

        Essa importância, na maioria das vezes, é um grande desafio para os hospitais privados, pois isso os obriga a terem uma maior qualificação e compromisso com os seus clientes, para que assim, possam propiciar um atendimento de qualidade para seus clientes.

Em um ato contínuo, temos que o problema de pesquisa desse trabalho é: Como a organização administrativa e a gestão dos serviços médicos hospitalares de um hospital privado na cidade de Picos-PI contribuem para uma melhoria na qualidade do atendimento ao público?

Por seu turno, o objetivo geral da pesquisa é: Analisar a organização administrativa do Hospital Memorial do Carmo, no que se refere à gestão dos serviços médicos hospitalares voltados a oferecer uma melhor qualidade no atendimento ao público e os específicos são: Identificar os serviços médicos hospitalares ofertados no Hospital Memorial do Carmo; Elencar as especialidades médicas mais demandadas pela população que procura os serviços do HMC; Avaliar a qualidade dos serviços médicos prestados e seu impacto na qualidade do atendimento ao cliente.

Dessa forma, o presente trabalho se justifica por se entender que o tema escolhido para a pesquisa consiste em considerar que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a gestão de seus serviços.

No que toca a prestação de serviços médicos hospitalares, cerne do presente trabalho, tem-se que a cada dia a demanda por esse tipo de serviço vem aumentando e, por conseguinte, as exigências e necessidades de seus clientes ficarem satisfeitos com a referida prestação de serviços também se fazem presente.

Com isso, acredita-se que a gestão hospitalar quando realizada com eficiência, de forma capacitada e humanizada, é de suma importância para a região na qual é prestada.

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

        Uma análise acerca da administração gerencial da prestação dos serviços médicos hospitalares do Hospital Memorial do Carmo.

2 JUSTIFICATIVA

        A escolha se deu pelo tema ser uma das principais questões de interesse da sociedade, posto que a saúde é primordial na vida do ser humano e da sociedade como um todo. Somado a isso, há de se ressaltar que o Hospital Memorial do Carmo é um dos principais hospitais privados da cidade de Picos/PI, com um alcance na prestação de serviços que ultrapassam limites macrorregionais, logo, um ambiente especialmente qualificado para a realização desse trabalho científico.

        Isso por que, acredita-se que a implementação de uma administração eficiente seja uma ferramenta importante e deve ser usada na gerência de uma instituição de saúde. Com isso, por se tratar de uma empresa privada que presta serviços de saúde, a administração da mesma procura trabalhar com eficiência, celeridade, excelência e humanização do atendimento ao cliente, pois assim é que uma empresa moderna consegue concretizar a plena satisfação dos seus clientes.

        Ademais, para os acadêmicos de administração, o tema traz à tona a probabilidade de discussão sobre a gestão dos serviços médicos hospitalares voltados a oferecer uma melhor qualidade no atendimento ao público. Assim, acredita-se que o estudo possibilitará uma maior aproximação com essa temática, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico dos mesmos.

        Cientificamente falando, o debate sobre o tema se torna importante ao ponto que se observa que é necessário um resgate histórico, social e, acima de tudo, administrativo voltado para detectar o fenômeno da administração gerencial da prestação dos serviços médicos hospitalares, com ênfase no Hospital Memorial do Carmo em Picos/PI.

        Além disso, o tema pode ser um importante instrumento de difusão de conhecimentos administrativos, pois, acredita-se que, as fundamentações teóricas contidas no trabalho podem se configurar como base teórica eficaz para se entender todo o processo de prestação de serviços hospitalares e como a qualidade desses serviços refletem diretamente na satisfação dos clientes.

        A motivação pessoal para a construção do tema partiu, primeiramente, da curiosidade e inquietação em analisar os serviços médicos hospitalares ofertados pelos centros médicos, bem como as suas especialidades médicas mais demandadas pela população que procura os serviços e como essa qualidade dos serviços médicos prestados impacta na qualidade do atendimento ao cliente, sobretudo, no Hospital Memorial do Carmo.

3 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

        O hospital é um dos tipos de instituições mais complexas, pois além do conjunto necessário de equipamentos e de pessoas especializadas, seu objeto de trabalho, por assim dizer, é o ser humano que necessita de cuidados especiais e, essa complexidade, deve ser observada em todas as fases da organização administrativa e hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com