TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa – Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto

Por:   •  28/3/2019  •  Ensaio  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo capítulo 1: CRESWELL, J. Projeto de Pesquisa – Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Creswell, aborda informações inerentes a Seleção de um Projeto de Pesquisa. Segundo este, a pesquisa qualitativa é um meio para entender o significado que os indivíduos ou os grupos atribuem a um problema social ou humano. O processo de pesquisa se dá através da análise indutiva dos dados. Já a pesquisa quantitativa é um meio para testar teorias objetivas, examinando a relação entre as variáveis com dados analisados por técnicas estatísticas, seu processo de pesquisa é concedido através da testagem dedutiva das teorias. Com relação à pesquisa de métodos mistos, esta abordagem de investigação combina ou associa as formas qualitativa e quantitativa.

Um dos componentes envolvidos em um projeto é a intersecção de filosofia, apresentado através de quatro concepções. A concepção pós-positivista, habitualmente utilizada na pesquisa quantitativa guiada por uma filosofia determinística, na qual às causas provavelmente determinam os efeitos ou os resultados. A concepção construtivista social, frequentemente associada ao interpretivismo, e tipicamente vista como uma abordagem da pesquisa qualitativa. A concepção reivindicatória e participativa, esta defende que a investigação da pesquisa precisa estar interligada à política e à uma agenda política, tratando de pontos específicas, relacionadas a importantes questões sociais atuais. E a concepção pragmática, onde os pesquisadores não se concentram em métodos, mas sim no problema da pesquisa, utilizando todas as abordagens disponíveis para entender o problema

O autor apresenta estratégias da investigação, que segundo ele são tipos de projetos ou modelos de métodos qualitativos, quantitativos e mistos que proporcionam uma direção específica aos procedimentos em um projeto de pesquisa. Citando como exemplo a pesquisa de levantamento e a pesquisa experimental. A primeira proporciona uma descrição quantitativa ou numérica de tendências, de atitudes ou de opiniões de uma população, estudando uma amostra dessa população. Enquanto que a segunda busca determinar se um tratamento específico influência um resultado. Como exemplo de estratégias investigativas associadas à pesquisa qualitativa é exposto a etnografia, a teoria fundamentada, o estudo de caso, a pesquisa fenomenológica e a pesquisa narrativa.

Em se tratando dos métodos mistos, três estratégias gerais são citadas por Creswell: Procedimentos de métodos mistos sequenciais, utilizados quando o pesquisador procura elaborar ou expandir os achados de um método com os de outro método. Procedimentos de métodos mistos concomitantes, são aqueles que o pesquisador converge ou mistura dados quantitativos e qualitativos para realizar uma análise abrangente do problema de pesquisa. E os Procedimentos de métodos mistos transformativos aqueles em que o pesquisador utiliza um enfoque teórico como uma perspectiva ampla em um projeto que contém tanto dados quantitativos quanto qualitativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com