TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo:Estratégias de Redação e Considerações éticas. In: CRESWELL, J.W Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto

Por:   •  28/10/2019  •  Resenha  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 5

Estratégias de redação e considerações éticas

                                                               

I  IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

CRESWELL, J.W. Estratégias de redação e considerações éticas. In: CRESWELL, J.W Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010, p.101 – 124

II CREDENCIAIS DO AUTOR

John W. Creswell é professor de psicologia educacional no programa de pós-graduação em Métodos Quantitativos e Qualitativos em Educação (MQQE) da Universidade de Nebraska-Lincoln, especializado em métodos de pesquisa, investigação qualitativa e elaboração de projetos de métodos mistos e aplicações metodológicas em educação, nas ciências sociais e na medicina de família. Ele é autor de vários artigos sobre a investigação de métodos mistos, metodologia qualitativa e quantitativa, e projeto geral de pesquisa e doze livros, muitos dos quais se concentram em tipos de projetos de pesquisa, comparações de diferentes metodologias qualitativas, bem como a natureza e a utilização pesquisa métodos misto. Seus livros estão traduzidos em muitas línguas e são usados em todo o mundo.

III QUADRO DE REFERÊNCIAS DO AUTOR

MILLER (1991); RUDESTAM E NEWTON (2007); CLARK (2007); BAILEY (1984); ZINSSER (1983); ELBOW (1973);FRANKLIN(1986);BOICE(1990); STEINBECK (1969); WOLCOTT (2010); TARSHIS (1982) ;WILKINSON (1991); BONGE (1985);PUNCH(2005);  SARANTAKOS(2005)

IV RESUMO DA OBRA

O autor teve como objetivo neste capítulo apresentar modelos para a estrutura geral da proposta de redação e faz uma abordagem sobre as questões éticas que devem ser consideradas quando estão presentes nos textos.

Inicia ressaltando que na proposta deve estar os tópicos que serão abordados e que devem estar inter-relacionados em um conjunto coeso no projeto como um todo. O autor descreve argumentos centrais que devem estar presentes numa proposta acadêmica e que serão a base de uma boa pesquisa e podem proporcionar a estrutura geral da proposta. Ele faz um roteiro para proposta qualitativa, quantitativa e métodos mistos, através de exemplificações mostrando os modelos de cada tipo de proposta e como deveriam ser feitas.

O autor também traz dicas de pesquisa sobre o bom planejamento da estrutura geral de uma proposta. Fala que deve ser feito um esboço e após isso detalhes de cada seção, para colocar as ideias no papel e pede que estude tópicos abordados e sua ordem, assim como o nível de detalhes utilizados na redação. E assim vai trazendo caminhos para elaboração das seções da proposta.

O autor fornece dicas de escrita. Discute a necessidade de por as ideias no papel, como ponto chave para começar a esclarecer as ideias. Propõe que o escritor faça vários esboços no papel ao invés de querer polir o primeiro esboço. Também ressalta a importância de ter o habito de escrever de uma maneira regular e continuam, pois ele diz que um processo de escrita de começar e parar com frequência quebra o fluxo de trabalho.

Para ele, o trabalho contínuo significa escrever algo todos os dias, ou pelo menos estar envolvido diariamente no processo de pensar, coletar informações e rever o que vai ser escrito na proposta. E assim vai enumerando em tópicos dicas para a construção do habito da escrita para exercitar a mente.

Traz ainda a importância da legibilidade e coesão da escrita com uso de termos consistentes, para ter uma apresentação sistemática, mostrando relações entre as ideias através de usos de conectivos, que ajudam a aumentar a legibilidade do manuscrito. Aborda também as questões de gramática que devem ser observadas na produção s textos e a ponta para os cuidados com o excesso de palavras desnecessárias para comunicar o significado das ideias.

Por fim faz uma abordagem sobre as questões éticas que podem surgir durante o estudo e ressalta para a proteção dos participantes da pesquisa, promover a integridade da pesquisa, e a proteção contra a conduta inadequada e impropriedades que possam refletir em suas organizações e ter que enfrentar problemas. Fala das práticas éticas que envolvem muito mais do que apenas seguir diretrizes proporcionadas pelas associações. Diz que os pesquisadores devem prever e abordar quaisquer dilemas éticos que possam surgir em sua pesquisa. E vai descrevendo os momentos em que a questão ética pode aparecer no decorrer da pesquisa, nas seções tais como no problema da pesquisa, no propósito e nas questões, na coleta de dados na análise e interpretação de dados, na redação e divulgação da pesquisa e vai descrevendo caminhos que devem ser feitos para lidar com essa questão da ética nas diversas fases da produção do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com