TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa PLR

Por:   •  12/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Gabriele Tijolli Pereira

Pablo Felipe Viana de Andrade

Recursos Humanos

Apiaí

2016

Gabriele Tijolli

Pablo Viana

Participação de lucros e resultados.

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de PTCC (Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso) como exigência parcial para obtenção da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Recursos Humanos, no Eixo Tecnológico de Gestão, à Escola Técnica Estadual de Apiaí, sob orientação do Professor Celso Ricardo Carvalho de Lima.

Apiaí

2016


SUMÁRIO

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        

2        TEMA        

3        DELIMITAÇÃO DO TEMA        

4        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

5        JUSTIFICATIVA        

6        OBJETIVOS        

6.1        OBJETIVO GERAL        

6.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

7        EMBASAMENTO TEÓRICO        

8        METODOLOGIA        

8.1        MÉTODO DE ABORDAGEM        

8.2        TÉCNICAS DE PESQUISA        

9        CRONOGRAMA        

10        PROPOSTA DE SUMÁRIO PARA O TCC II        

11        REFERÊNCIAS        

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Projeto de pesquisa desenvolvido pro Pablo Viana e Gabriele Tijolli, a pedido do professor Celso Ricardo como um requisito de aprovação na matéria de PTCC. A pesquisa busca esclarecer a importância da participação de lucros e resultados no desenvolvimento do funcionário.

  1. TEMA

Como a participação de lucros e resultados influência no desenvolvimento do funcionário.

Focar em exibir a importância da PLR para o bom relacionamento empresa-funcionário.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Como a participação de lucros e resultados influência no desenvolvimento dos funcionários de uma empresa.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

- A PLR é um fator motivacional para o funcionário?

- Quando aplicada de forma desigual entre cada nível de funcionário, deixa alguns desmotivados?

  1. JUSTIFICATIVA

Durante o período da revolução industrial, o empregado era visto como mero recurso produtivo, ao lado das maquinas e da matéria prima. A partir de Frederick Taylor, no início do séc. XX, o homem passou a ser encarado como um fator importante no processo produtivo. Considerado o pioneiro da organização racional do trabalho, Taylor valorizava o fator humano com o objetivo exclusivo de aumentar a produtividade por meio da racionalização de tarefas. Segundo aponta McGregor com propriedade, a tarefa primária das organizações consiste em criar condições para que cada indivíduo possa liberar o seu potencial e melhor atingir as próprias metas, dirigindo os seus esforços no sentido dos objetivos do negócio. “Esse é primariamente um processo de criar oportunidades, liberar potencial, remover obstáculos, encorajar o desenvolvimento, promover orientação”, afirma o mesmo autor. No momento em que o homem passou a ser considerado um fator primordial na produção, surgiram diversas formas alternativas de fazê-lo produzir mais e ainda sim se sentir bem consigo mesmo e com a empresa. Uma das mais importantes e eficazes é a PLR. A PLR é uma modalidade de remuneração variável que não se incorpora aos salários dos empregados e está atrelada a performance da empresa. Por mais que seja prevista em constituição, a PLR é também um prêmio pelos resultados atingidos pela empresa com participação de todos, concedido através de acordo previamente firmado entre trabalhadores, sindicatos e direção da empresa. Dentro da empresa, de acordo com Barreto e Pádua Neto (2002), a PLR pode ser distribuída de três formas: linear, proporcional ao salário e mista. A distribuição linear é a divisão do montante da provisão financeira pelo número de trabalhadores, sem distinção de cargo ou função. A divisão proporcional ao salário repassa a cada trabalhador uma parcela da participação de acordo com o salário, de modo que os trabalhadores que ganham mais ficam com a maior parte da divisão do valor nominal. A distribuição mista funde as duas formas anteriores. Uma parte da remuneração será proporcional ao salário e a outra dividida igualmente entre todos os trabalhadores. A PLR é, no conjunto da administração participativa, apenas um mecanismo de recompensa. Contudo, representa um diferencial enquanto elemento de motivação para os trabalhadores e de melhoria nos resultados advinda da maior participação dos funcionários com idéias e esforços. O plano de participação nos lucros, por exemplo, motiva a união de esforços, pois a meta é para toda a empresa, incentivando os trabalhadores a agirem de acordo com os interesses da empresa e não de acordo com seus interesses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (110.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com