TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de iniciação cientifica - planejamento estrategicoPro

Por:   •  19/11/2017  •  Monografia  •  4.871 Palavras (20 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

PROJETO INTEGRADOR - PARTE II

Implantação do projeto de reestruturação de um clube empresa através da Gestão e do Marketing esportivo.

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

 ACADEMICO: WESLEN ALEX SANFINS

 RA: 363878

Itatiba/SP

2015.

[pic 2]

PROJETO INTEGRADOR - PARTE II

Implantação do projeto de reestruturação de um clube empresa através da Gestão e do Marketing esportivo.

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

[pic 3]

Itatiba/SP

2015

SUMÁRIO:

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

  1. EMPRESA ESCOLHIDA PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
  1. – EMPRESA
  2. HISTÓRICO
  3. ESTRUTURA SOCIAL
  4.  TÍTULOS E CONQUISTAS
  5. SITUAÇÃO PROBLEMA

2. ANÁLISE DE MERCADO

3 PLANO DE MARKETING COM O FOCO: RECUPERAÇÃO DE MARCA

4. PLANO OPERACIONAL

4. 1 - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO

5. FONTES DE RECEITA

6.CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS

7. AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA

8. AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO

CONCLUSÃO

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

  1. SUMÁRIO EXECUTIVO

Este projeto Integrador apresenta o plano de negócios desenvolvido através de estudos e uma breve visão do mercado do Marketing e a Gestão esportiva. Ele foi desenvolvido no Guarani Futebol Clube que é uma agremiação esportiva brasileira, com sede na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, que tem como modalidade principal o futebol.

O crescimento e a competitividade do comércio internacional nos últimos anos fizeram diversos setores da economia se reinventar. Não apenas as empresa tradicionais, mas todas as organizações sejam elas públicas ou privadas, com fins lucrativos ou não. No caso especifico do esporte, algumas entidades mantedoras de clubes de futebol, de time basquete, vôlei, etc., estão procurando se adaptar a esse novo cenário, buscando se profissionalizar e também outra fonte de recursos financeiros para se mantiver.

Uma problemática que venho percebendo á anos, como consumidor, estudioso e apaixonado por essa vertente da Administração, é a ausência de um plano de Marketing e Gestão eficientes, bem estruturados voltados para esse segmento. É indispensável mudar as estratégias de marketing do setor, pois além da visibilidade e impacto positivo para a marca, o patrocínio pode ampliar as vendas e relacionamento com diferentes públicos, aliás, esse é o caminho para alavancar os projetos de marketing esportivo no Brasil.

1 - EMPRESA ESCOLHIDA PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO INTEGRADOR:

    1.1 - EMPRESA:

Nome: GUARANI FUTEBOL CLUBE

Endereço: Avenida Imperatriz. Dona Tereza Cristina, 11, Jardim Guarani Campinas-SP.

Ramos de Atividade: Esportivo.

  1. HISTÓRICO

Guarani Futebol Clube é uma agremiação esportiva brasileira, com sede na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, que tem como modalidade principal o futebol. Fundado em 2 de abril de 1911 por um grupo de jovens de ascendência italiana, o nome do clube foi uma homenagem à obra-prima do compositor Carlos Gomes, "Il Guarany".

É conhecido popularmente com "Bugre", devido ao seu mascote, um índio. Suas cores são o verde e o branco. Manda suas partidas de futebol em seu próprio estádio, o Brinco de Ouro, cuja capacidade atual é para 29.130 espectadores. Seu maior rival é a Ponte Preta, cujo clássico é conhecido como Dérbi Campineiro e é tida como uma das maiores rivalidades do futebol paulista.

Uma das mais tradicionais equipes do interior de São Paulo, o Guarani conquistou ao todo 12 títulos campineiros entre as décadas de 1910 e 1950. No entanto, o clube viveria seus maiores momentos de glória entre a segunda metade da década de 1970 e ao longo da década de 1980. Sua maior conquista no futebol é o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1978, a primeira conquista nacional de primeira divisão de um clube de futebol do interior do Brasil.

O Bugre também conquistou o Campeonato Brasileiro Série B de 1981, foi por duas vezes finalista do Campeonato Brasileiro (em1986 e 1987 e outras duas do Campeonato Paulista (em 1988 e 2012).

No plano internacional, a equipe campineira já participou por três vezes da Copa Libertadores da América, tendo feito sua melhor campanha na edição de 1979, quando alcançou a fase semifinal.

Atualmente, o clube disputa o Campeonato Paulista - Série A2 e o Campeonato Brasileiro Série C.

1.3 – ESTRUTURA SOCIAL:

O Guarani Futebol Clube conta com um completo complexo social, em mais de 126.000 m², para atender aos seus associados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (719 Kb)   docx (901 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com