TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa 124

Por:   •  22/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Visita Técnica de Acompanhamento de obra realizada no dia 07/04/2014, verificando a fase atual do processo, de finalização das alvenarias do 2°Pavimento. Acompanhando às execuções realizadas; materiais utilizados; organização e limpeza dos ambientes, equipamentos de segurança disponíveis e em uso.

Obra de edifício residencial, com 2°Pavimentos e Sub-solo, altura restrita pela lei de zoneamento aplicada no Distrito de Santo André - SP.

Desenvolvimento

EPIs - EPCs

[pic 1]

Imagem 1: Prédio R. Abernésia, 61, Campestre, Santo André - SP  (foto externa)
        Fonte: Acervo do Grupo

O uso dos equipamentos de segurança individuais (EPI) na obra visitada estava em ordem, seguindo as normas corretamente, porém a quantidade sendo limitada para uso somente dos funcionários.  

Os equipamentos de uso coletivo (EPC) estavam bem dispostos, atendendo assim as necessidades da obra. Estes se localizavam nas partes externas e internas da construção, visando o melhor aproveitamento do espaço e uso.

Limpeza e Organização do Canteiro

O canteiro de Obras possui área reduzida perante a construção, levando-se em conta a ocupação desta tomar quase todo o terreno, tendo também o recuo obrigatório frontal de 5 metros, o que acabou por causar o acumulo e armazenamento de materiais fora do perímetro da construção.

Há concentração de entulho e materiais na parte interna da obra, dificultando então o acesso e fluxo dos funcionários. Observou-se também a falta de limpeza dos ambientes com maior concentração de pessoas.

[pic 2]

Imagem 2: Prédio R. Abernésia, 61, Campestre, Santo André - SP  (foto interna)
        Fonte: Acervo do Grupo

Controle de Materiais , pedestres e veículos

O controle de acesso de funcionários e visitantes é realizado pelo mestre de obra, assim como o controle e organização dos materiais da obra.

Dado o armazenamento dos materiais se localizar no lado externo da obra, pode-se observar uma área de risco tanto para pedestres quanto para veículos.

[pic 3]

Prédio R. Abernésia, 61, Campestre, Santo André - SP  (foto interna)
        Fonte: Acervo do Grupo

Produção e Apoio

A produção dos materiais utilizados é realizada in loco, pensando-se em um melhor aproveitamento de tempo e execução no processo. Apoio na produção dada por empresas terceirizadas contratada para o fornecimentos das matérias primas que foram utilizadas.

[pic 4]

Prédio R. Abernésia, 61, Campestre, Santo André - SP  (foto externe)
        Fonte: Acervo do Grupo

Refeitório e Vestiário

A refeição dos funcionários não é realizada na obra. São distribuídos, diariamente vales alimentação contendo um valor estipulado, para consumo em restaurantes ao redor da construção.

Devido ao tamanho da construção, há somente um pequeno alojamento localizado na obra, para troca de roupas e higienização dos funcionários. Esta área é pouco iluminada e sem ventilação, nota-se assim, pouco conforto além de higienização precária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (931.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com