TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa_ competências do administrador em organizações

Por:   •  15/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto de pesquisa_ competências do administrador em organizações

Introdução

Tal projeto de pesquisa que começa a ser traçado com o intuito de servi como abertura para a proposta principal, a análise acadêmica das competências do administrador de forma pratica e efetivo, pois com esse trabalho fará com que tenhamos convívio e experimentamos como um gestor/ administrador de uma empresa exerce suas funções administrativas, isso é fundamental para nós que estamos tendo o primeiro contato com campo administrativo. A identificação e avaliação de tais competências que o administrador deve ser dotado é fundamental, já que esse exerce grande importância para o desenvolvimento de organizações tanto privados como públicas, dando destaque ainda no melhoramento do fluxo da sociedade e a interação dos indivíduos, de forma que o papel do administrado não se reflete apenas as organizações.

 O atrativo de tal projeto a ser realizado será que as funções, perspectivas e competências serão elaborados de acordo com as informações concebidas de administradores, que desempenham seu papel em ambientes real de atuação, não sendo uma forma metódica de observar as coisas através de estudo teórico e sim de uma forma pratica, isso torna tal exercício envolvente, essa característica pratica vai ser preciso quanto a responder e incrementar os aspectos de competências do administrador que é o tema principal.

O cargo de administrador possui funções que são, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, há ainda um quadro específico para o melhor desenvolvimento das funções administrativas por parte do administrador, as competências se tornou cada vez mais base de debates e se utiliza como caráter classificatório no ambiente organizacional. Essa nova era de informação, desenvolvimento de tecnologias, alargamento das interações sociais e destaque com práticas eficazes e eficientes no âmbito da empresa incentivam tais pessoas que controlam a empresa a se atualizar e buscar conhecimento de competências importantes, comprova- se isso com o argumento de Bruce (1996, p. 6) “Competência é o resultado final da aprendizagem. ” Não só isso é necessário para vislumbrar o sucesso de modo amplamente, é necessário vivenciar, passar por erros, acertos e forma seu próprio método, que seja criativo e eficiente, fica evidente com o referencial de Perrenoud (1998, p. 1) “A noção de competência refere-se a práticas do cotidiano que se mobilizam através do saber baseado no senso comum e do saber a partir de experiência. ” Em outra perspectiva é prudente compartilhar, ter presteza a ensinar e acima de tudo ser interativo tendo ética social, nota-se isso com o pensamento de Fleury e Fleury (2000, p. 21)

“Competência: um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. ”  O grande desafio das empresas nesse novo século é conseguir se adaptar com as mudanças constantes, impostas pela globalização. Saber aproveitar as oportunidades do ambiente, que estão inseridos e superar as ameaças sem deixar que a situação fuja de controle.

Após o recolhimento das entrevistas será feita a sobreposição com o conteúdo já conhecido de competências do administrador, para assim ser feita uma assimilação de forma dinâmica para agregar o projeto, ele terá relevância como um trabalho experimental interdisciplinar de suporte para o planejamento de outros futuros, além de incrementar o bom aproveitamento da disciplina. Servirá ainda como amostragem de como é feita as tarefas administrativas em tais locais pesquisados, como também a forma com que a empresa interage com o coletivo, tanto interno quanto externo. Poderá também ser interposto nas pesquisas uma avaliação pessoal do entrevistar, como vislumbre se tais administradores entrevistados realmente aparentam exerce o que foi colocado respondido por eles, será feito uma observação de como foi atendimento, não como cliente da loja, mas como universitário em busca de matéria e argumentos para a desenvolvimento do trabalho, receptividade, flexibilidade, empatia e modo de portar-se vão ser notados. A experiência pessoal vai ser notificada no trabalho, se o momento para recolhimento de dados foi agradável, se o trabalho serviu realmente à algum propósito, se foi realmente bem-sucedido, conjuntamente com as dificuldades surgidas durante o projeto.

As competências gerencias, tal termo “competências” no “final da idade média era somente empregada como linguagem jurídica, posteriormente, passou a ser utilizado, de forma mais genérica, para qualificar o indivíduo com capacidade de realizar determinado trabalho” (Isambert-Jamati, 1997 como citado em BRANDÃO & GUIMARÃES, 2001). Em seu conceito temos 3 dimensões: conhecimento, habilidade e atitude, elaborado por Durand (1998 como citados por BRANDÃO e GUIMARÃES, 2001), esses conceitos são essências aos níveis estratégicos, táticos e operações da organização. Na mesma linha de raciocino pelos citados de “ Brandão e Guimarães” as competências gerencias são bagageiros ao profissional para gerir situações complexas, “saber agir, julgar, negociar e decidir” (Boterf, 1999 como citado em STREIT, 2001). É conclusivo que tal característica “ competências gerencias” é convincente a exerce o administrador o papel de interpessoal, detentor da informação e transmissor, além de estampar firmeza no papel de decisão tanto de problemas como a sua tomada.

A estrutura organizacional no âmbito de competências e preza pelo trabalho em equipe, interessa-se por aqueles que possuem visão sistêmica, o relacionamento interpessoal nesse ambiente é mais que essencial, focando em processos e capacidades gerenciais. O fluxo, gerenciamento e eficácia gerencial são abundosos da performance de competências, elas ao estarem no resultado da pesquisa, vai realçar o alinhamento entre teoria e pratica conforme o ponto de vista dos profissionais que possuem competência para tal ato.

Método de pesquisa

A pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa será feita da seguinte forma: a amostra será direcionada à administradores/ gestores de empresas do ramo de vestuário, calçado, artigos esportivos ou empresas de grande porte que possuem um departamento para tais produtos, vai ser dado preferência a pesquisa de edifícios comerciais (shopping) da região central de Brasília, podendo se estender à outras regiões ou lojas fora do shopping, no total serão contabilizadas 6 diferentes empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com