TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de rh

Por:   •  18/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.042 Palavras (21 Páginas)  •  1.410 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Faculdade Projeção

Escola de Negócios

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO RAMO VAREJISTA E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

NAYARA SILVA DA CONCEIÇÃO

Projeto de Consultoria em Recursos Humanos I apresentado à Escola de Negócios, do curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Projeção

           Orientador: Doutor, Onofre R. de Miranda

Brasília – DF

2015


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus primeiramente por ter me dado força e saúde pra enfrentar todas as dificuldades.

Agradeço aos meus pais por me apoiarem nesta luta diária.

Agradeço ao meu companheiro que nоs momentos dе minha ausência dedicados аоs estudos, sеmprе entendeu qυе о futuro é feito а partir dа constante dedicação nо presente.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        3

1 IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        5

2 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL        7

3 PROJETO DE INTERVENÇÃO        11

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

ANEXOS        17


APRESENTAÇÃO

Para entender a real importância dos processos de recrutamento e seleção, mesmo levando em consideração o pequeno número de colaboradores que há em Micro e Pequenas Empresas (MPE´s), é preciso relacionar alguns dados sobre essas empresas e verificar a importância do subsistema de Recrutamento e Seleção nestas organizações.

Segundo a Lei Geral da Micro e Pequena empresa – MPE´s (BRASIL, 2006), pequenas empresas são as que possuem uma receita bruta anual de R$360.000,00 a R$3.600.000,00 e de acordo com o SEBRAE (2006) as empresas de pequeno porte são as que têm um quadro de funcionários de dez a quarenta e nove no caso de serviços e comércios e de vinte a noventa e nove em industrias e empresas de construção.

Para Caxito (2012) o primeiro e importante grande passo é agregar pessoas à organização e isso deve ser feito por meio de recrutamento e seleção e segundo ele recrutar é “reunir, convocar, alistar pessoas para um determinado fim. É arrebanhar ou reunir elementos para uma comunidade, grupo social, partido ou movimentos.” (p. 19).

Segundo Chiavenato (2004) recrutar é atrair candidato para um determinado cargo. Na realidade, quando uma empresa decide contratar funcionários, ela não pretende escolher qualquer um somente para ocupar a vaga, nesta etapa ela já tem o objetivo de escolher as pessoas certas para poupar tempo e gastos. No entanto, na fase de recrutamento há diversas etapas, não é somente colocar anúncio no jornal, por exemplo, há um estudo de mercado primeiramente, assim como diz Caxito (2012) que o mercado de trabalho (total de vagas disponíveis) e o mercado de recursos humanos devem estar alinhados, pois não adianta se uma empresa oferece vagas para um cargo que exige conhecimentos específicos, mas não há pessoas qualificadas para essa área.

Depois da etapa de atrair candidatos é chegado o momento de selecionar os melhores, os que atendem mais as exigências do cargo. “Seleção é o processo de escolha entre os indivíduos que responderam ao recrutamento daqueles que mais se aproximam do perfil de cargo desejado pela organização.” (BANOV, 2011, p. 48).

O objetivo principal deste projeto é mostrar a importância da área de recursos humanos, especificadamente o subsistema de Recrutamento e Seleção em uma empresa de pequeno porte do ramo varejista e de prestação de serviços, pois a escolha certa para o cargo certo é fundamental para o desenvolvimento de qualquer organização.

Objetivos

 Objetivos Gerais

Desenvolver um Projeto de Consultoria em Recursos Humanos para a elaboração de um diagnóstico em uma empresa de pequena porte do ramo varejista e de prestação de serviços analisando a real importância dos procedimentos de recrutamento e seleção.

 Objetivos Específicos

  • Realizar um diagnóstico da área de Recursos Humanos, especificadamente o subsistema de Recrutamento e Seleção na empresa Auto Posto MB;
  • Verificar os processos de recrutamento e seleção utilizados na organização;
  • Demonstrar a importância da escolha dos profissionais adequados de acordo com as necessidades da organização;
  • Apontar os métodos de recrutamento e seleção que trazem resultados positivos;
  • Elaborar uma proposta de intervenção.

 Justificativa

Alocar as pessoas certas no lugar certo é a base para o crescimento e o sucesso de uma organização, deste modo o recrutamento e a seleção não devem ser tratados somente como etapas burocráticas de recursos humanos, mas sim como a chave para o alcance de resultados.

Pretende- se mostrar através deste projeto de consultoria que muitas empresas de pequeno porte não dão a real importância para a contratação de colaboradores para a sua entidade deixando de lado processos importantes na escolha de seu capital humano e tornam-se mais algumas empresas de milhares falidas por falta de planejamento de recursos humanos, portanto será feito um diagnóstico de uma organização especifica para avaliar os problemas que ocorrem no seu recrutamento e seleção e posteriormente um prognostico para apresentar as soluções devidas.

1 IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

1.1 Dados oficiais

Nome da empresa: Auto Posto MB LTDA.

CNPJ: 148896100001-83.

Nome do responsável: Francisco Wilami Marques Ramalho.

Endereço: Sitio de recreio santa barbara, chácara 01 quadra 07 padre Bernardo-GO.

Data de abertura: 13 de novembro de 2012.

Telefone: (062) 36741149.

Área total: 5000 m².

Setor da economia: Terciário.

Ramo de atividade: Comércio varejista e serviços

Número de funcionários: 01 gerente, 06 frentistas, 02 guardas, 01 auxiliar administrativo, 01 auxiliar de serviços gerais, 01 trocador de óleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (632.1 Kb)   docx (555.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com