TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVANCIA DOS PROJETOS DE RH

Trabalho Universitário: RELEVANCIA DOS PROJETOS DE RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 12

O recrutamento adequado garantirá condições para uma gestão otimizada que acaba por promover mais sucesso à empresa e também economia com abstinência e rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados, com pessoas mais eficientes e comprometidos com os ideais da organização. A excelência almejada pelas empresas como uma alternativa de sobrevivência, pode ser alcançada principalmente, na base de investimentos em recrutamento, treinamentos, capacitação e desenvolvimento de pessoas, porém, faz-se necessário um adequado sistema de avaliação de desempenho capaz de indicar o acerto ou não das medidas tomadas.

Este trabalho pretende analisar a relevância do Planejamento dos processos de RH.

2 DESENVOLVIMENTO

No mundo contemporâneo as relações humanas no trabalho adquirem novas formas e novos caminhos para otimização do ser humano como participante do processo produtivo. Se não, vejamos novos enfoques nas relações humanas quando, nas atuais organizações, ganha importância o recrutamento de pessoas com habilidade e liderança capazes de compreender o contexto atual e futuro de seus respectivos mercados. A sociedade de uma forma geral vem passando, nas últimas décadas, por gigantescas transformações. Como consequência, as organizações se veem obrigadas a realizar ações permanentes de grandes adaptações e pro-ação, com o objetivo de transformar tais mudanças em oportunidades de crescimento e proporcionar a seus clientes e usuários um melhor atendimento, a um custo compatível e melhor qualidade de seus produtos e serviços.

E com base em toda essas mudanças hoje ás empresas investem e esperam dos seus colaboradores. O profissional precisa apresentar um determinado nível de conhecimento sobre os procedimentos, normas e padrões internos da organização necessários para exercer suas atividades, é isso que as organizações querem. As Organizações, também, esperam que o profissional se desenvolva, tome para si a responsabilidade de manter-se atualizado. Que procure prover os meios de preencher as lacunas de competências técnico-funcionais solicitando, quando necessário, apoio institucional. Enfim, que tenha conhecimento.

Existem algumas bases necessárias que as organizações procuram gerenciar em seus projetos:

Em primeiro lugar está a Ética, seguido pelo Trabalho de Equipe, Liderança, conhecimento em Computação, Matemática Básica, conhecimento Teórico e Prático, Resolução de Problemas, Criatividade, Comunicação Escrita e Oral, conhecimento em Inglês e domínio da Língua local.

E como encontrar no profissional “Perfeito” não é algo possível de se conseguir, o certo mesmo, é a empresa fazer uma boa seleção na hora da contratação e uma vez contratado, treinar, capacitar e preparar esse funcionário para que o mesmo possa adquirir experiência adaptando-o para o perfil da empresa.

Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz.

DESCRIÇAÕ DE CARGOS:

A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.

O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Muitas vezes, inclui também as relações de comunicação do cargo com outros cargos.

Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo.

Feita a descrição, vem á análise de cargos.

ANÁLISE DE CARGOS:

Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.

Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente.

A análise é feita a partir da descrição do cargo.

• Tipos de Recrutamento Interno Recrutamento Externo Recrutamento Misto Recrutamento:

• Recrutamento Interno é o primeiro tipo de recrutamento a ser utilizado quando houver necessidade de preenchimento de vagas. O recrutamento interno valoriza os colaboradores que já fazem parte da organização, motivando a equipe. Além de ser mais assertivo, pois já é conhecida a forma de trabalho de um colaborador, diferente de uma pessoa nova. Deve-se tomar cuidado para o recrutamento não soar na empresa como beneficiamento.

• Recrutamento Interno Vantagens:

Motivação da equipe;

Redução dos custos com treinamentos básicos e o processo, e Rapidez no processo de recrutamento.

Desvantagens: Se não definido e divulgado pode soar como beneficiamento; Não oxigena a empresa, e não traz novas idéias para os processos atuais e outros novos.

• Recrutamento Externo deve ser utilizado quando o recrutamento interno tenha fracassado ou para suprir a vaga que foi deixada em aberto pelo colaborador que participou de um recrutamento interno. Este tipo é menos econômico, mais demorado e pode recrutar pessoas fora do perfil da empresa. Porém, em determinados casos é necessário em função da necessidade da atividade ou governança da organização.

•Recrutamento Externo Vantagens:

Traz pessoas com visões diferentes para as situações, e Oxigena a organização.

Desvantagem:

Menos econômico; Mais demorado; Menos confiável, e Pode desestimular a equipe.

-Consideramos algumas fontes e parceiros de recrutamento:

- Instituições de Ensino;

- Sites;

- Jornais (Locais, Nacionais, regionais) e Mídias;

- Instituições diversas (ONGs, Associações, Igrejas, eventos, etc.);

- Anúncio (s) na porta da empresa ou consultoria;

- Agência de Emprego, Consultoria de RH, Outplacement e afins;

- Indicação de candidatos ou funcionários;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com