TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de sinalização

Por:   •  16/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE TRABALHO

Elaboração, Análise e Gestão de Projetos

Aline Da Rós

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1 - Título do Projeto

PROJETO DE SINALIZAÇÃO DO DDP

2 - Justificativa do Projeto

O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP – é muito procurado pelos servidores da Universidade Federal do Espírito Santo devido aos assuntos tratados em suas divisões, tais como licença capacitação, progressão por capacitação, distribuição de bolsas para o CLC, avaliação de estágio probatório, progressão docente, avaliação para solicitar diárias e passagens para eventos no país, dentre outras.

Em virtude disto, o projeto em questão visa sinalizar o local para melhorar a localização dos servidores e prestadores de serviços dentro do mesmo. Vale ressaltar também que acontecem muitos cursos de capacitação no Departamento e muitos servidores que freqüentam o local em busca de tais acabam "perdidos" sem saber em qual sala ou divisão ir, demandando tempo a procura e/ou buscando informação com quem trabalha no mesmo.

Dessa forma, será otimizado o tempo gasto pelo servidor no setor e facilitado o seu atendimento, de forma que ao entrar  no departamento já se depare com um painel informativo que o localize dentro do mesmo e, com uma breve descrição das atividades de cada divisão, o direcione mais facilmente para seu local de destino. Este que deverá também estar devidamente sinalizado, seja sala onde acontecem os cursos, seja as divisões do Departamento.

3 - Escopo/ objetivos/ premissas do Projeto:

O objeto do projeto em questão é a Sinalização do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas - DDP. O projeto contempla:

- a sinalização da fachada do prédio;

- painel na recepção que indique a localização das salas das divisões, salas de aulas, laboratório e banheiros;

- sinalização pontual nas salas e nos corredores.

Os projetos de sinalização são necessários não somente como um aspecto parte da "decoração" de um local. O seu principal fim é indicar onde fica cada sala ou departamento para facilitar o acesso e coordenar o fluxo de pessoas.

 Desse modo, este projeto objetiva facilitar o atendimento ao servidor, contribuindo para que ele se localize mais facilmente no departamento e que as informações gráficas já o façam saber para onde ir, otimizando seu tempo e facilitando seu acesso de modo que produza efeitos eficazes para a organização da instituição.

Partindo do princípio que muitas pessoas não reparam a sinalização e preferem perguntar, a idéia é que a sinalização seja instalada em local contemplativo das zonas de visão e que seu layout chame a atenção, devendo ser visualmente atrativo. Isto se consegue graficamente utilizando pictogramas e jogo de cores.

4 - Esboço de Estratégia

No cotidiano do fluxo de pessoas do DDP já se verifica a necessidade de sinalização. Será apresentado a Direção do Departamento fluxogramas que comprovem essa necessidade. Hoje os meios e formas de sinalização são imprescindíveis para o fornecimento de informações simples e rápidas, pois a transmissão nem sempre é viável, a exemplo das placas de sinalização que emitem de forma rápida e precisa a informação, fazendo com que o receptor entenda a mensagem e saiba como proceder.

Aprovada a aplicação do projeto no Departamento terá que ser inserido no plano orçamentário de 2016. A partir daí, algumas etapas já podem ser iniciadas:

- Coletar informações pertinentes no setor que devam constar no material de sinalização e mapear todos os ambientes (Necessita a planta baixa do local, dimensões dos ambientes e fotos);


- Analisar projetos de sinalização já existentes na Universidade para utilizar o layout;

- Contratar equipe de designers para realização do projeto gráfico; (a idéia é entrar em contato com o chefe de Departamento do curso de Desenho Industrial para que se possa fazer uma parceria com a PHOCUS DESIGN, empresa JR do curso e desenvolver o projeto contribuindo para o conhecimento dos alunos);

- Fazer pesquisa de mercado e orçamento para fornecedores de materiais e serviços;

- Criação do projeto gráfico de sinalização;

DETALHAMENTO DO PROJETO

ETAPAS

RESPONSÁVEIS

PRAZO

RECURSOS

Coleta de informações no departamento e mapeamento de todos os ambientes

Gestor do projeto

15 dias

---

Análise projetos de sinalização já existentes na Universidade

Gestor do projeto juntamente com representante da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes

30 dias

---

Contratação de equipe de designers para realização do projeto gráfico

Gestor do Projeto

10 dias

2.000,00

Pesquisa de mercado e orçamento para fornecedores de materiais e serviços

Equipe de criação (gestor e designer)

10 dias

---

Criação do projeto gráfico de sinalização

Equipe de criação (gestor e designer)

60 dias

---

Contratação de empresa de Comunicação Visual para confecção do projeto

Gestor do Projeto

10 dias

3.000,00

Aplicação da sinalização no departamento

Empresa de Comunicação Visual

10 dias

---

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com