TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto empreendedorismo na Administração

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

1-INTRODUÇÃO              

O tema empreendedorismo é muito antigo e existem várias obras sobre o assunto, segundo Dolabella (2006) “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar a relação do homem com os outros e com a natureza”.

O Empreendedorismo é a arte de colocar uma ideia em prática, com estudos, amadurecimento desta e concretização em um projeto empreendedor.

O Empreendedorismo torna-se conhecido no Brasil com o surgimento de instituições como o SEBRAE, que incentiva as pessoas com perfil empreendedor a investir em um negócio em que tenham um pouco de conhecimento, de vocação para atuar no mercado, cliente, avaliando a sua condição financeira. Os empreendedores se intensificaram no Brasil na última década, e um dos fatores que causou este fenômeno foi o aumento do índice de desemprego entre 1989 a 2001, sem opções, ex-funcionários por não conseguirem recolocação no mercado, abrem seu próprio negócio.

A natureza humana recomenda que devemos escolher a segurança, e tornar-se empreendedor é deixar de ter a segurança que a empresa oferece para arriscar-se, dentro deste contexto Dornelas (2001) indica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, que no seu conceito empreendedor é aquele que assume os riscos de forma ativa, tanto físicos quanto emocionais.

A ação empreendedora possibilita às pessoas intervirem, inovando e criando, avançando na busca de novos graus de produção, de melhores níveis de qualidade de vida.

Os novos empreendedores têm importância vital para a sociedade, pois, de acordo com Dolabela (1999) o desenvolvimento econômico de uma região tende a estar diretamente relacionado com o grau de empreendedorismo de uma comunidade.

O tema da pesquisa foi escolhido devido à palestra e trabalhos já feitos sobre o assunto, além de possuir apostilas sobre o tema.

         

2- OBJETIVOS                  

O empreendedorismo no Brasil nunca se fez tão necessário como nos dias de hoje, preparar-se para um mundo globalizado e em constante mudança nas relações de trabalho, é um dos grandes desafios, principalmente no que se refere ao Brasil. É através da cultura empreendedora que se acende uma luz na complexidade da educação no mundo atual.

É preciso educar as futuras gerações para uma visão empreendedora valorizando o lado desbravador e sonhador dos jovens e também prepará-los para uma busca de formação profissional enxergando os desafios como fator motivador, ampliando horizontes pensar criativamente, transportar o conhecimento intelectual em conhecimento prático integrando os saberes e gerando novas percepções para que descubram seu caminho profissional e que não tenham medo de inovar.

Para se tornar um empreendedor ou, pelo menos cultivar algumas características é necessário a busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informação, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.  Grande parte dos negócios surge de uma ideia que transforma em motivação de vida e, quando bem planejado, se tornará realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com