TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto interdisciplinar Relatório Parcial

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.160 Palavras (17 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Anhaguera-Uniderp

Curso de Tecnologia em Gestão Pública

Polo Presencial Pirituba

Relatório Parcial

[pic 1]

Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Gestão Pública IV

Desburocratização e Otimização de Políticas Publicas

O caminho para o desenvolvimento social

Aluno: Luciano Almeida Campos

RA: 8382413400

Tutor (a) EAD: Deisy Franciellen

São Paulo

Outubro/2017

Universidade Anhaguera-Uniderp

Curso de Tecnologia em Gestão Pública

Polo Presencial Pirituba

Relatório Parcial

[pic 2]

Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Gestão Pública IV

Desburocratização e Otimização de Políticas Publicas

O caminho para o desenvolvimento social

São Paulo

Outubro/2017

  1. Introdução

O tema presente objetiva abordar a problemática que envolve a questão do atendimento aos clientes e prestação de serviços no âmbito do Serviço Público, discutindo as abordagens e desafios da Gestão Pública, analisando o atendimento aos usuários do serviço público e sugerindo alguns pressupostos e ações que contribuam para o melhor atendimento dos usuários.

As disfunções de atendimento ao cliente por parte do servidor público, até um passado recente, eram consideradas como parte constitutiva da cultura organizacional pública, no entanto, a democratização política com a constituição cidadã de 1988 e a disseminação de novas ferramentas de gestão, aliadas à pressão cada vez maior por parte da sociedade organizada por seus direitos têm provocado uma intensa preocupação com um atendimento de qualidade.

As mudanças tecnológicas e o acesso a informação obtida mais facilmente através de diversos canais de comunicação, além do desenvolvimento socioeconômico promoveu um desafio a gestão pública. O de melhoria constante em seu atendimento e prestação de serviços. Diante desses aspectos, a gestão pública tem apresentado necessidades de mudanças, não só em seus papéis e funções, mas também em seus valores e filosofia.

Nesse sentido, o gestor público com o advento dessas mudanças teve que se adaptar à nova realidade e buscar alternativas, inclusive com modelos utilizados pela iniciativa privada a fim de otimizar o atendimento ao cidadão.  O mito de que os servidores públicos estão definitivamente estabilizados e com isto são projetados para fazer especificamente o que seu setor define e nada mais, tornando-se na maioria das vezes vago e insuficiente na sua prestação de serviço está sendo constantemente avaliado em virtude do contexto de qualidade no atendimento e da renovação dos modelos aplicados, inserindo formulas mais eficientes e eficazes. Se isso não ocorrer, o contribuinte ficará cada vez mais distante da qualidade desejada dos serviços públicos.

Kotler (2009) adota a definição da “qualidade como a totalidade de aspectos e características de um produto ou serviço que proporcionam a satisfação de necessidades declaradas e implícitas” (2009, p. 65). O autor ainda apresenta o conceito de satisfação como “o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação de desempenho esperado pelo resultado em relação às expectativas da pessoa” (id. ibid.).

         Aponta para a necessidade da implantação de programas e metodologias que possam melhorar o atendimento e a prestação de serviços com estratégias para aumentar a satisfação dos contribuintes e também servidores. Observando como está a qualidade do atendimento, os conceitos, os valores, as atitudes e a satisfação dos servidores e dos contribuintes. Dentre os aspectos mais relevantes buscou-se alternativas na maneira de extrair o máximo potencial que o Estado tem consigo no que tange a suas ferramentas tecnológicas e seu material humano para que se desburocratizas e serviços, otimize atendimentos e favoreça sempre o contribuinte.         Para que isso ocorra é preciso dar mais autonomia aos funcionários no que tange a tomar decisões que afetam a coletividade. Essas mudanças instituem novas dimensões de responsabilidade decorrentes não somente das expectativas que o público possui com relação à administração pública como também das tarefas definidas estrutural e politicamente.

        Treinamento, valorização e qualificação dos funcionários são peças fundamentais nessa mudança. O treinamento para a atuação eficiente voltada para o cidadão, deve abranger além da capacitação técnica, a incorporação de Comportamentos e atitudes compatíveis com a função de acolher e orientar o público. A valorização afim de que ele se sinta reconhecido e motivado para o desempenho da função pública e a qualificação para constantemente ele atribuir seus conhecimentos a disposição do contribuinte.

        A qualidade nos serviços públicos, vai além de oferecer um serviço público melhor, mas também envolve reduzir gastos, descentralizar e ampliar as perspectivas da sociedade em relação as políticas públicas.

Segundo Perez (2004), a Administração Pública passa a adotar novos métodos de atuação voltados para a cultura do diálogo, de favorecer o trabalho da sociedade sobre ela mesma. “A administração assume hoje a função de harmonizar o comportamento dos atores sociais, procurando ser mais transparente, distanciando-se dos modelos burocráticos puramente gerenciais e neoliberais” (PEREZ, 2004, p. 221).

Diante desses desafios foi elaborado este projeto que procura identificar, demonstrar as fraquezas e virtudes e promover teoricamente novas ideias que atinjam aos objetivos propostos.

2. Desenvolvimento

        O atendimento ao público é a função que exige um conhecimento mais aprofundado. Se tiver um bom atendimento, esclarecedor com informações precisas e que supra suas necessidades será elogiado e através do marketing boca a boca será recomendado. Caso ocorra um mau atendimento terá repercussão negativa e consequentemente o usuário se utilizara de canais e/ou postos de reclamação para expor sua insatisfação e consequente descredito com o atendimento prestado. Sim, com o advento das tecnologias e os mais variados métodos de avaliação dos serviços, o contribuinte sempre promovera positiva ou negativamente sua experiência. É preciso ter domínio na função para corresponder com as expectativas do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (361.2 Kb)   docx (846.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com