TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos

Por:   •  6/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Formalização do início do projeto.

A formalização de um projeto conta com cinco fases em seu ciclo de vida: Inicialização, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.

A inicialização proporciona uma garantia para o inicio do projeto pois a sua qualidade é avaliada ou seja, a sua viabilidade e seus riscos.

A viabilidade é realizada através de informações adquiridas a partir da idéia do projeto desenvolvido, analisando o aspecto financeiro e determinando o sucesso econômico do mesmo através da realização de cálculos (Taxa Interna de Rentabilidade, Valor Atual Líquido e PayBack). Já os riscos, são eventualidades que ocorrem no percurso do projeto, podendo provocar a perda de dados e prejuízos no mesmo. Em sua analise são mapeados planos de soluções, os impactos (se serão altos ou baixos) e a sua probabilidade (baixa ou alta).

Um planejamento bem elaborado e administrado, determina fatores importantes para a excelência na execução do projeto, e para isso o planejamento tem como os seguintes objetivos: elaborar um escopo do projeto a ser desenvolvido, a compra (o que comprar), definir os membros que farão parte da equipe (seus papéis e responsabilidades), listar as atividades, elaborar estimativas para suas necessidades e recursos, tempo e custos, criação de cronogramas, aprovação do plano de gerenciamento e reuniões para a inicialização do projeto.

Na fase de execução do projeto, as tarefas definidas nas fases anteriores serão colocadas em pratica. Durante este processo, as partes serão monitoradas pelo gerente do projeto onde o mesmo, se certificara que todos os procedimentos e funções estabelecidas no planejamento, sejam exercidas de forma sincronizada.

A fim de gerenciar e observar o seu desenvolvimento, a fase do controle é dividida em três etapas: acompanhamento, analise e ações corretivas.

No acompanhamento são adquiridos, anotados e estabelecidos dados a partir da execução da atividade, alienando e comparando o previsto e o realizado do projeto.

As analises realizadas a partir destes dados, permitem identificar possíveis problemas e a assinalar ações corretivas e colocá-las em prática.Ou seja, o controle compara os resultados adquiridos através dos objetivos determinados, definindo ações corretivas quando se fazer necessário.

Ao final de um projeto, o seu encerramento é realizado de duas formas sendo elas contratuais ou administrativas. O encerramento realizado através da forma contratual formaliza a conclusão sobre as aquisições através de auditorias, resultando em um  aceite que especificara o cumprimento de todos os termos contratados pelo fornecedor.

De grande extensão, o encerramento administrativo é realizado a partir do encerramento contratual. Neste, são realizados os fechamentos contábeis, onde são feitos rateios e a assimilação das taxas dos custos indiretos determinando assim, o valor real dos investimentos a serem lançados nas contas de ativos da empresa.

Uma das ferramentas de grande importância para o encerramento, deve-se ao processo do preenchimento de formulários que especificam as lições aprendidas no decorrer do projeto, obtidos através dos feedbacks das partes envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (342.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com