TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta para um Plano de Negócios para Franquia

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.080 Palavras (17 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho será o de propor um plano de negócios para abertura de uma franquia de uma Loja de Purificação de Água, a “Purific”, na cidade de Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro. A empresa é especializada em filtros de água, a “Purific” tem 250 lojas no país e buscam franqueados em cidades que tenham a partir de 50 mil habitantes como Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba, Sorocaba, Guaratinguetá, Birigui, Itu e Tatuí são alguns dos municípios de interesse da rede, entretanto, por se tratar de uma cidade localizada num vale formado pela base da Serra dos Órgãos, sendo uma região cercada de rios e cachoeiras, tendo a necessidade de um tratamento de efetivo de purificação de águas nas residências.

Inicialmente foi realizada uma análise do setor de lojas do mesmo ramo no contexto municipal, estadual e nacional. Foram identificados os concorrentes, bem como as necessidades legais e gerencias para abertura do empreendimento. A base estratégica corporativa foi elaborada para definir a identidade cultural e estratégica da loja de purificação de água, como também Pesquisa de Mercado, Negociação e Marketing. O negócio foi considerado viável, além de uma grande oportunidade em virtude de um mercado crescente e da necessidade de um serviço diferenciado de lojas de purificação de águas na região de Guapimirim.

2 DESENVOLVIMENTO

3.1. PESQUISA DE MERCADO

Inicialmente estarei realizando uma Pesquisa de Mercado no município de Guapimirim, para a realização de uma loja especializada em filtros de água, a “Purific”.

Estarei utilizando a pesquisa de Identificação do Problema, no sentido do potencial de mercado, de participação no mercado, da imagem, das características do mercado, de previsões e das tendências comerciais.

Irei usar a pesquisa descritiva (que é a conclusiva), onde tem como objetivo a descrição de algo, normalmente as características ou as funções de mercado. Vai ser útil com as perguntas de a pesquisa ser relativas à descrição de um fenômeno de mercado, então vemos como a frequência de compra, e a identificação.

Neste caso, o problema o da falta de água no município de Guapimirim serem constantes e muitas casas estar abrindo seus próprios poços artesianos ou retirando água de rios sem a devida purificação das águas.

A importância da abordagem quantitativa para esta pesquisa é o fato de medir, quantificar, o número de pessoas que utilizam água não tratada no município de Guapimirim, haja vista que ela traduz tudo àquilo que pode ser quantificável, ou seja, ela irá traduzir em números as informações para então obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão.

Creio que a melhor maneira de utilizar estas abordagens são os levantamentos (surveys), que são as formas mais comuns da aplicação de coleta de dados em pesquisas do marketing. Baseia-se fundamentalmente em obter informações questionando-se entrevistados. Levantamentos são utilizados quando a pesquisa envolve entrevistas com um grande número de pessoas, respondendo várias perguntas. Os levantamentos podem ser aplicados tanto pessoalmente, quanto por telefone, correio, ou computador. O grande desafio de quem aplica um levantamento é justamente motivar o sujeito da pesquisa a respondê-la.

Partindo do princípio de que essa modalidade requer o uso de estatísticas e de recursos, como, por exemplo, percentagens, média, mediana, coeficiente de correlação, entre outros, como o objetivo é o de apurar as opiniões explícitas dos entrevistados, o questionário representa um dos meios mais eficazes para testar de forma precisa às hipóteses levantadas. Por meio de questões do tipo “fechadas”, apresenta-se um conjunto de alternativas de respostas no intuito de se obter aquela que melhor representa o ponto de vista da pessoa entrevistada. Ao delinear de forma precisa e clara o que se deseja, tal procedimento garante uniformidade de entendimento por parte dos entrevistados, o que contribui para a eficácia, a precisão e a padronização dos resultados.

Em se tratando do mercado de purificação de águas doméstica este se mostra amplo, crescente e dotado de muitos nichos. Há muita informalidade na região, tal como muitas devidamente regulamentadas, ambas consideradas potenciais concorrentes. Dessa forma, a empresa deve se posicionar e segmentar o mercado de atuação.

No que tange a segmentação comportamental, o foco do empreendimento está voltado a proporcionar uma experiência de serviço que consiga transferir um alto valor agregado aos clientes, através da excelência no atendimento e na extrema agilidade dos serviços de purificação de água.

Quanto a segmentação por preço, a empresa não estar preocupada em posicionar seus produtos para atingir pessoas altamente sensíveis a preço. Ações de cunho promocional serão feitas esporadicamente, sob o intuito de nivelar os serviços prejudicados pela sazonalidade.

Com base na análise da concorrência e política de mark-up para precificação, os serviços deverão ser precificados de acordo com a expectativa de margem dos proprietários, sem se afastar muito do preço médio praticado no mercado pelos principais concorrentes.

De acordo com dados do IBGE, em 2010, a população de Guapimirim era de 51.487 habitantes, em ritmo de expansão sem precedentes. A mídia exerce papel fundamental nesse processo de superpovoamento recente da cidade, a qual de forma alguma apresenta um crescimento sustentável nesse quesito, facilmente percebido pelo trânsito caótico em horários de pico e notável inchaço urbano.

Sobre o número de lojas de purificação de água com um conceito de certa forma próximo ao proposto pela Purific, existem pelo menos quatro lojas no mesmo segmento da Purific.

Baseado nas informações dos dados demográficos, econômicos, culturais e tecnológicos, foi trazidas informações de sites na internet, aos quais trazem informações precisas como população, área, renda per capita nos auxilia na colocação da franquia de loja para a purificação de água, já que vamos trabalhar com um produto que visa auxiliar na prevenção de doenças causadas por problemas de contaminação das águas, já que o município é rodeado por rios e cachoeiras. Utilizei essa pesquisa somente pela internet por falta de tempo, entretanto, quanto ao problema existente na região, já os conheço muito bem por viver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com