TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA PLANO DE AULA GINASTICA GERAL

Dissertações: PROPOSTA PLANO DE AULA GINASTICA GERAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  6.762 Visualizações

Página 1 de 5

PROPOSTA METODOLÓGICA: PLANO DE AULA [1]

Público alvo: 22 alunos do Ensino Fundamental l - 3º ano (2ª série)

Duração da aula: 60 minutos

Local para realização das atividades propostas: Área (pátio) da própria escola

Tema: Ginástica para Todos

JUSTIFICATIVA

Valendo-se dos vários tipos de manifestações, como danças, expressões folclóricas e jogos, a Ginástica para Todos [2] proporciona o bem estar físico, psico e social aos praticantes que, embora executem as atividades de forma coletiva, respeitam as individualidades de cada um, buscando a auto-superação pessoal através de elementos materiais e/ou da cultura do seu próprio corpo como a coreografia, a fim de apresentar aspectos não competitivos a nível da cultura nacional, considerando a mesma como elemento privilegiado no contexto educativo.

Embora possa proporcionar divertimento, satisfação, ludicidade e criatividade, a Ginástica para Todos também confere novos significados e possibilidades de expressão gimnícas contando com a apreensão pelos alunos das suas inúmeras interpretações; As atividades produzidas são livres e espontâneas que surgem do contato com o outro e com a realidade na qual estão inseridos.

Como já foi dito anteriormente, a Ginástica para Todos é um privilégio no contexto educativo porque contribui para formação de indivíduos criativos-críticos e que essas características possam intervir de forma significativa em sua realidade social. De acordo com a FIG, a mesma compreende as seguintes atividades: ginástica e dança, exercícios com aparelhos e jogos _ todos sem intuito competitivo com abertura para o divertimento, o prazer, o simples, o diferente, com a inclusão de todos, sem restrições de idade, gênero, números, condição física e técnicas... Portanto, estimula a participação e a criatividade, diferenciando-se daquelas que objetivam a seletividade e a classificação, sabendo que, tanto uma como a outra, não deixam de estarem interligadas e possuírem influências recíprocas.

A Ginástica para Todos, segundo Ayoub [3] (2003, p. 87), privilegia a formação humana em sua totalidade:

“Aprender Ginástica Geral [4] na escola significa, portanto, estudar, vivenciar, conhecer, compreender, perceber, confrontar, interpretar, problematizar, compartilhar, apreender as inúmeras interpretações da ginástica para, com base nesse aprendizado, buscar novos significados e criar novas possibilidades de expressão gimníca. Sob essa ótica, podemos considerar que a Ginástica Geral, como conhecimento a ser estudado na educação física escolar, representa a ginástica. Considerando ainda, as características fundamentais da Ginástica Geral, podemos afirmar que a ginástica traz consigo a possibilidade de realizarmos uma reconstrução da ginástica na educação física escolar numa perspectiva de “confronto” e síntese e, também, numa perspectiva lúdica, criativa e participativa.”

Diante do exposto, e por entendermos que a ginástica é uma atividade corporal completa e que contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo dos alunos, neste trabalho, relacionamos a importância que a mesma exerce como um dos conteúdos da educação física escolar e os seus inúmeros benefícios que pode proporcionar através da sua prática.

Notamos ser de fundamental importância a execução deste projeto, por conhecermos a turma e compreendermos os seus aspectos e as suas necessidades, tanto no que se refere ao lazer quanto a valores _ estes muitas vezes não interpretados corretamente pelos alunos _ e que embora não saibam, amplia outras proporções, como valores da cultura regional, a diversidade; Incluindo todos, sem restrições, a liberdade de expressão, a cooperação e a criatividade.

A muito nos angustia o fato de que no momento de lazer, a hora do recreio, perde-se a oportunidade de lidar com aspectos que, no momento da aula fica oculto e não pode ser percebido. Então, é importante ressaltar que a visão que temos da turma está inteiramente ligada à promiscuidade, as necessidades básicas, a falta de valores, de disciplina.

Contamos com o fato de que, ao colocarmos esta modalidade gimníca na prática, realizamos uma tentativa pedagógica que pode e temos certeza que iremos melhorar aspectos ligados à personalidade e ao convívio social. Estes por sua vez, desencadearão o interesse pela aprendizagem, pelo fascínio do conhecimento que foram não se sabe como, ou talvez tenhamos suposições, perdidos com o tempo.

Reconhecemos as dificuldades deste público e também como já nos sentimos invulneráveis diante delas; Contudo, sabemos que além de ensinar conteúdos e tentar superar as dificuldades de aprendizagem da turma, temos o compromisso de torná-los pessoas melhores uns com os outros e com a sociedade em geral.

Para tanto, percebemos que a Ginástica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com