TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provisão de Recursos Humanos

Por:   •  19/10/2016  •  Resenha  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMÃO — GESTAO DE PESSOAS

MODULO 03 — PROVIMENTO DE RH

O planejamento estratégico do RH é uma forma de prever como a empresa irá conseguir e utilizar os recursos a fim de alcançar seus objetivos organizacionais, este planejamento de recursos humanos tem de estar sintonizado com o planejamento estratégico da empresa.

O planejamento de RH é uma técnica para determinar a forma de provisão e de demanda de funcionários que uma empresa necessita. Portanto para a elaboração, seguimos os seguintes passos, conforme Fischmann (1990): Na avaliação da estratégia vigente, identificamos a estratégia que a empresa vem adotando em relação a seus recursos humanos, como a remuneração comparada com a de outros lugares, os benefícios, e os treinamentos. Na avaliação do ambiente verificamos quais os objetivos pessoais os funcionários esperam que a empresa atenda ou se haverá falta de funcionário na empresa futuramente. No estabelecimento de perfil estratégico são estabelecidos os interesses do planejamento do RH. A parte de quantificação de objetos é a parte onde o RH deve especificar quanto está sendo gasto com os funcionários e com as propostas para atingir o objetivo desejado. Finalização é a etapa onde a alta administração faz um relatório sobre o plano estratégico. A divulgação diz respeito à transmissão dos planos estratégicos às pessoas que tenham um nível decisório na empresa. A preparação da organização são modificações materiais, porem também de estrutura de pessoal. A parte de integração como plano tático é a implantação de qualquer estratégia no próprio plano tático, para visualizar como o plano se desenvolve na empresa. A última etapa é o acompanhamento, que deverá ser o controle realizado por todas as áreas, principalmente a de recursos humanos.

As vantagens de um planejamento de RH são melhorar o próprio RH da empresa, economizar em contratações, participar na implantação de programas de produtividade tornando o pessoal mais capacitado.

O RH também é responsável pelos recrutamentos de uma empresa. A necessidade de um processo de recrutamento e seleção existe principalmente para a composição do quadro funcional de uma empresa, ou seja, contratar mais funcionários. Esses recrutamentos  podem se dividir em distintas classificações.

O recrutamento interno é quando uma vaga dentro da empresa é ocupada a partir de promoção (movimentação vertical), transferência (movimentação horizontal) ou transferência com promoção (movimentação vertical e horizontal), de um de seus próprios colaboradores. Porem, algumas vezes esse recrutamento apenas da certo quando o individuo possui uma visão de crescimento dentro da empresa. O recrutamento interno é muito mais fácil para as empresas, devido não precisar investir em buscas de novas pessoas.   Segundo Antônio Vieira e Luiz Paulo (2004), o recrutamento interno também pode ter como vantagem a proximidade, a economia, rapidez, conhecimento, incentivo e aumento da moral de trabalho, esta ultima onde o individuo se sente feliz por trabalhar onde tem oportunidades de crescimento. Algumas desvantagens é ter de abrir mão de um ótimo funcionário para a promoção ou transferência, promoção sem o devido treinamento técnico cabendo à empresa investir nisso, e ate mesmo uma competição negativa  entre os funcionários. As principais formas de um recrutamento interno são os quadros de avisos, banco de RH interno da empresa, comunicações internas, etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com