TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática integradora na governança corporativa

Por:   •  27/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA

1. Missão da empresa

Para construir uma empresa é necessário muito mais que máquinas, equipamentos e recursos. É preciso contar com as pessoas. Nós do Supermercado Silva temos como missão garantir que as relações entre pessoas transcorram dentro dos limites éticos, por esse motivo decidimos criar e divulgar esse código de ética.

2. Princípios

  • Honestidade e integridade;
  • Transparência nas relações, em todos os níveis;
  • Compromisso com a comunidade;
  • Preocupação com o crescimento profissional de seus colaboradores;
  • Respeito aos fornecedores e concorrentes;
  • Responsabilidade com o meio ambiente;

3. Políticas e práticas

- Relacionamentos

  • Estão descritos abaixo o relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade, nós sempre tentamos nosso melhor para nos relacionarmos bem e para que cada vez mais possamos satisfazer nossos clientes e todos ao nosso redor.

 

- Clientes

  • Ao longo de sua existência, construímos um sólido relacionamento com nossos clientes. O respeito que temos com os clientes resume-se nas práticas de manipulação e conservação de mercadorias, que visa oferecer um produto com qualidade igual ou superior àquele idealizado pelo fabricante.

- Fornecedores/colaboradores

  • Todos aqueles que fornecem, direta ou indiretamente, mercadorias, matéria-prima, insumos, equipamentos, materiais ou serviços, são denominados pelo supermercado Silva como fornecedores.

Entendemos que a parceria com estes fornecedores é fundamental para o sucesso mútuo nos negócios. Não se admite que os funcionários encarregados das negociações, naturais neste tipo de relação, recebam qualquer vantagem no exercício desta função, ainda que simbólicas ou de pequeno valor, tais como:

- Brindes, canetas, agendas, presentes de final de ano, etc.;

- Patrocínio de passeios, viagens nacionais e internacionais, de trabalho ou de lazer, ainda que de curta duração, com qualquer finalidade, mesmo que para demonstrar o funcionamento de fábricas, sede, centros de distribuição, participar de feiras, convenções ou similares;

- Patrocínio de almoços, jantares, churrascos, festas, confraternizações ou similares, por iniciativa do fornecedor, do colaborador do Veran ou de terceiros, sob qualquer pretexto, com pagamento em dinheiro, mercadoria ou qualquer outra forma.

Se você precisa negociar com fornecedores, faça-o sempre nas dependências da empresa. Não aceite brindes ou presentes, mesmo que sejam de pequeno valor.Prefira não sair para almoçar com fornecedores, mas se o fizer, avise seu superior e lembre-se: cada um deve pagar sua conta. Benefícios relacionados a volumes de compras, negociações ou condições especiais devem ser documentados e imputados ao Supermercado Silva.

  • O Supermercado Silva orgulha-se de seus colaboradores e sabe que depende deles para continuar a atingir os seus objetivos. O Supermercado Silva se compromete em proporcionar a todos, independentemente da posição hierárquica, um bom ambiente de trabalho, garantindo o respeito mútuo e dando exemplo de uma postura rígida, mas cordial. O respeito ao colaborador, além de ser disseminado através de gestos e ações no trato pessoal, também se dará através do cumprimento da legislação trabalhista e dos acordos sindicais. O bom desempenho da legislação trabalhista e dos acordos sindicais. O bom desempenho do colaborador será cobrado e avaliado. O teor das avaliações daquele desempenho será comunicado ao colaborador de forma clara, rápida e transparente. A organização se emprenha em reconhecer e desenvolver os seus talentos, oferecendo treinamento, a seus critérios, bem como condições para o crescimento profissional. O uso dos equipamentos de proteção individual (EPI´s), distribuídos aos colaboradores, é obrigatório e exigido com a finalidade de preservar a saúde e a integridade física, minimizando riscos. O Supermercado Silva repudia discriminação relativa à raça, sexo, credo religioso, preferência sexual ou de qualquer natureza.

- Concorrentes

O Supermercado Silva considera que a concorrência é o modo mais saudável para forçar o avanço das empresas, permitindo que elas conquistem melhorias e as ofereçam aos clientes. Nenhum concorrente do Supermercado Silva é visto como inimigo. Tratamos nossos concorrentes com respeito, não obtém informações por meios ilegais e condena esta prática. Nenhum colaborador do Supermercado Silva está autorizado a divulgar informações internas, por qualquer meio, sem o conhecimento, consentimento e autorização prévia da diretoria. Da mesma forma, o Supermercado Silva não se interessa em receber informações ou documentos confidenciais da concorrência, quer através de seus colaboradores ou por qualquer outro meio. Enfrentamos nossos concorrentes com a força de suas ações e pela sua competência. Quem faz esta competência é você.

- Comunidade

  • Utilizamos sacolas biodegradáveis que contribuem para a preservação do meio-ambiente.

Não vendemos bebidas alcoólicas para menores.

Não vendemos cigarros para menores.

4. Aplicação do Código de Ética

- Cumprimento

  • Nós do Supermercado Silva procuramos cumprir todas as normas trabalhistas da lei vigente e necessitamos o mesmo de todos os colaboradores no que se diz respeitos as leis e ao código de ética aqui citado.

- Violação

  • A violação do estabelecido nas referidas políticas poderá resultar em sanções, incluindo a rescisão antecipada do contrato de trabalho, assim como demais implicações legais que sejam aplicáveis. Em consequência, a obrigação de todas as pessoas sujeitas a este Código é conhecer e cumprir integralmente tudo o que está disposto no documento.

- Responsabilidades

  • Na execução das tarefas, devemos obedecer aos alinhamentos estabelecidos na norma legal vigente e nas políticas corporativas existentes . Cada um de nós é responsável por conhecer e aplicar as leis e políticas relacionadas com seu trabalho, incluindo aquelas políticas delineadas neste Código, Manuais de Procedimentos, Regulamentos Internos de Ordem, Higiene e Segurança dos Trabalhadores, Políticas de Recursos Humanos, dentre outros.

- Compromisso e adesão

  • Todos tem o compromisso de cumprir e aderir esse código de ética, desde que tenham algum tipo de relacionamento conosco.

ETAPA 2 – GESTÃO DE PROJETOS / ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO

  1. O Termo de Abertura deste projeto seja realizado de acordo com o “modelo” postado no AVA.

Segue em anexo ao final.

  1. Estime qual o valor do investimento inicial necessário para este projeto. O investimento inicial é o valor que precisa ser desembolsado para viabilizar o início do projeto.

SPED Fiscal e SPED Contábil

Nesse plano de projeto será apresentada a descrição do desenvolvimento de um sistema de Gerenciamento de Supermercados. Esse sistema será direcionado ao gerenciamento interno do supermercado, oferecendo serviços direcionados para a administração, como cadastro de clientes e vendas/compras de produtos, controle de funcionários bem como sua alocação em departamentos do supermercado, entre outras interações. O sistema será implantado para utilização em desktop. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (177.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com