TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

(A) Explique como ocorre o processo criativo.

Algumas pessoas veem a criatividade como uma atividade relativamente não estruturada de pular em torno de ideias até se deparar com a ideia certa. Embora isto funcione para algumas pessoas, muitas situações da vida real requerem uma abordagem mais estruturada. A liberdade para experimentar é essencial para a criatividade, como também alguma disciplina para assegurar objetividade e consistência. Seja qual for o nível de estruturação adotado, o processo criativo se fundamenta em três princípios: Atenção, Fuga e Movimento. O primeiro princípio nos diz: concentre-se na situação ou problema; o segundo: escape do pensamento convencional; o terceiro: dê vazão à sua imaginação. Estas três ações mentais formam uma estrutura integrada em que se baseiam todos os métodos de pensamento criativo. As diferenças entre os diversos métodos encontrados na literatura especializada estão na ênfase dada a cada um destes princípios e nas ferramentas usadas.

(B) Disserte sobre os fatores que geram e os fatores que inibem a nossa criatividade

As barreiras que mais impedem a criatividades está relacionada aos fatores de ordem emocional, bem como os relativos a sociedade a qual o indivíduo pertence e ao grupo social, enfatizando a cultura que lhe é adquirida.

Existem várias fontes geradoras de criatividade tais como pessoas com determinadas características abaixo listadas:

• Confiança no seu potencial;

• Curiosidade;

• Ceticismo Saudável;

• Descontentamento construtivo;

• Disposição para enfrentar desafios;

• Disposição para experimentar;

Conclui-se que

ATIVIDADE DA AULA 08

Parabéns você já está finalizando suas atividades

1- As competências pessoais são inerentes ao próprio indivíduo e começam a ser desenvolvidas desde a primeira infância e vai se construindo ao longo da vida. Assim, enfatizamos que as competências pessoais são influenciadas pelas características da personalidade formada pelos traços de caráter dos indivíduos e dos processos sociais aos quais estão inseridos podendo assim concluir, que a aquisição de competências pessoais depende também da junção destes dois pilares do ser humano.

Com base nas aulas , explique:

(A) Como se formam nossas impressões.

Entender como funciona a formação da primeira impressão é fundamental para compreendermos a importância que tem e dar algumas diretrizes de como nos comportarmos perante as pessoas que não conhecemos.

Quando observamos alguém ou conversamos com uma pessoa que não conhecemos, nosso cérebro em poucos minutos faz um diagnóstico da pessoa, como se a conhecêssemos 100%. Assim, somos capazes de imaginar como essa pessoa se comporta no dia-a-dia, quais são seus gostos, seus valores e crenças, mesmo sem ter contato com essas situações e sem saber se são reais.

A partir disso, nosso cérebro faz um filtro, esperamos que a pessoa se comporte de determinada maneira e tendemos a enxergar, registrar e fixar mais os comportamentos condizentes com aquele jeito pré-definido por nós.

Portanto, se conhecemos uma pessoa em um momento em que ela está nervosa, estressada por algum motivo, vamos pensar que ela sempre é assim e para ela provar o contrário, serão necessárias muitas atitudes diferentes até que formemos um novo conceito.

Outro ponto importante na psicologia da formação das primeiras impressões é que nós fazemos associações em dois processos citados por Ana Demarais e Valerie White no livro “A Primeira Impressão é a que Fica” que se chamam “efeito da auréola” e “efeito do chifre”. Ou seja, quando vemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com