TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE SOFTWARE

Tese: QUALIDADE DE SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 9

5 -QUALIDADE DE SOFTWARE

Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo principal é o aumento da qualidade do software estudado a partir de melhorias nos processos internos de desenvolvimento.

5.1 QUALIDADE

A área de Qualidade na Engenharia de Software é similar a esta mesma área em outras engenharias. Porém, há algumas características que distinguem os produtos de software dos demais produtos industriais. Os processos de desenvolvimento de um produto da engenharia e de um software podem apresentar muitas semelhanças em relação ao

seu ciclo: definição do produto que se deseja construir ou desenvolver, análise dos requisitos, definição da arquitetura macro e construção do projeto detalhado, fabricação ou desenvolvimento e entrega. Entretanto, a maneira como um software é produzido s

e difere, pois este é intangível e está mais sujeito ao erro humano. Assim, se dois softwares forem produzidos utilizando se o mesmo processo de desenvolvimento, provavelmente terão algumas características distintas. Por outro lado, é comum a produção de vários produtos industriais exatamente iguais, seguindo um mesmo processo de construção. Além disto, a indústria de software é relativamente recente quando comparada às outras existentes.

Com a grande utilização de software nas mais diversas áreas, a procura pela qualidade do sistema contratado tem sido uma preocupação crescente. A complexidade dos sistemas desenvolvidos também tem aumentado, bem como a concorrência entre as empresas fornecedoras. Assim, é muito comum haver reclamações em relação aos produtos de software gerados, apesar de estes serem imprescindíveis na execução de diversas tarefas. Ou seja, apesar de todas as reclamações existentes em relação aos softwares adquiridos, eles são bastante utilizados, possivelmente por falta de alternativa. Assim, a indústria de software vem ocupando um importante espaço na economia mundial e é importante que tenha um foco no desenvolvimento de produtos de qualidade.

5.2 DEFINIÇÃO

A qualidade de software tem como objetivo é garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento. Apesar dos modelos aplicados na garantia da qualidade de software atuarem principalmente no processo, o principal objetivo é garantir um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente.

A qualidade de software pode ser definida como um conjunto de características que devem ser alcançadas em um determinado grau para que o produto atenda as necessidades de seus usuários .

5.3 REQUISITOS DE QUALIDADE

Requisitos de qualidade é um tópico por si dentro do assunto qualidade. Dentro da ótica desta última, espera-se que os requisitos sejam definidos de maneira a caracterizar completamente o produto a ser construído. Nesse aspecto - e em relação à definição de Brooks - é evidente que as zonas de sombra dentro de uma especificação abrem margem a todo tipo de problemas de avaliação de produtos.

Sommerville2 O modelo internacional mais recente Square, estabelecido pela norma ISO 25000, adota uma classificação um pouco diferente e utiliza uma descrição hierárquica. Dentro dessa descrição, "funcionalidade" é uma das seis divisões iniciais em que se classificam os requisitos de um produto de software.

Idealmente, a especificação de requisitos deve permitir que o processo de fabricação do software seja controlado. Isso significa que idealmente a qualidade de produtos intermediários deve poder ser mensurada e que os dados obtidos devem trazer informação que possa levar ao controle de desvios, localização de defeitos e outras ocorrências negativas.

5.4 ATRIBUTOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE

A qualidade de software não é uma ideia tão simples. É mais fácil descrevê-la através de um conjunto de atributos ou fatores requeridos que variam de acordo com as diferentes aplicações e os clientes que as solicitam.

Existem várias formas de se classificar os fatores de qualidade. Uma delas é classificá-los como fatores externos e fatores internos. Fatores externos são aqueles cuja presença ou falta num produto de software pode ser detectada pelos usuários do produto (velocidade, facilidade de uso). Fatores internos são aqueles que são perceptíveis apenas por profissionais de computação (modularidade). Apesar de apenas os fatores externos terem importância no final, a chave para assegurar que eles são satisfeitos são os fatores internos, ou seja, as técnicas internas são um meio para atingir qualidade de software externa. Alguns atributos externos são: corretude,robustez, extensibilidade, reusabilidade, compatibilidade, eficiência, portabilidade, verificabilidade, integridade e facilidade de uso [.

Outra maneira de se classificar os atributos de qualidade é dividí-los em atributos funcionais e atributos não funcionais. Os atributos funcionais tipicamente se aplicam a pedaços do software, módulos do sistema como um todo e estão mais relacionados com o quê deve ser feito. Já os atributos não funcionais podem se aplicar a

qualquer produto do processo de desenvolvimento: especificações, código, manuais, etc., e estão mais relacionados com o quão bem deve ser feito [McDermid94].

5.5 MÉTRICAS DE QUALIDADE DE SOFTWARE

Um elemento chave de qualquer processo de engenharia é a medição. Nós usamos medidas para melhor entendermos os atributos dos modelos que criam os e, o mais importante é que nós usamos medidas para avaliarmos a qualidade dos produtos de engenharia ou sistemas que nós construímos.

Ao contrário de outras engenharias, a engenharia de software não é baseada em leis quantitativas básicas, medidas absolutas não são comuns no mundo do software. Ao invés disso, nós tentamos derivar um conjunto de medidas indiretas que levam a métricas que fornecem uma indicação de qualidade de alguma representação do software.

Embora as métricas para software não sejam absolutas, elas fornecem uma maneira de avaliar qualidade através de um conjunto de regras definidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com