TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DA SATISFAÇÃO FUNCIONAL

Autores:

Curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Polo: Divinópolis

Orientadora: Profa. Esp. Jussara Maria Pereira

RESUMO

Este artigo tem por objeto realizar um estudo de obras sobre a relação entre qualidade de vida no trabalho e a satisfação funcional. Faz parte do direito do trabalhador constituído e assistido por lei conviver em um ambiente que lhe proporcione satisfação e o motive a trabalhar, priorizando sua qualidade de vida e segurança. O ambiente e o convívio social do trabalhador devem estar alinhados com a saúde ocupacional e o bem-estar. Tais fatores estão relacionados com as condições ambientais de trabalho, sendo que estas devem assegurar a saúde física e mental. Durante os estudos utilizaram-se, como fontes os materiais didáticos de Idalberto Chiavenato e Jean Pierre Marras. A bibliografia utilizada demonstra uma real e efetiva aprendizagem sobre o tema em questão.

Palavras - chave: Qualidade de vida no trabalho, recursos humanos e ambiente de trabalho.

INTRODUÇÃO

O objetivo é gerar conhecimentos nas áreas de gestão de pessoas, direitos do trabalho, qualidade de vida e segurança no trabalho, a fim de aprofundar os estudos práticos dos participantes e estimulá-los a uma visão mais criteriosa e crítica do cenário trabalhista. Ressalta-se que a satisfação profissional e pessoal está intimamente ligada as boas condições no ambiente de trabalho.

Segundo Chiavenato (2009) a qualidade de vida no trabalho não são apenas as condições físicas de trabalho que importam. É preciso algo mais. As condições sociais e psicológicas também fazem parte do ambiente de trabalho.

Assim cada vez mais as empresas tem procurado investir em ações e projetos que possam agregar melhores benefícios para com os seus colaboradores, e assim possam gerar resultados positivos na produtividade de cada um.

Para que as organizações consigam alcançar seus objetivos, o seu primeiro desafio é saber satisfazer o seu colaborador, pois só assim com o seu colaborador satisfeito irá executar suas tarefas com excelência. As organizações já perceberam que precisam estar estimulando seus colaboradores a desenvolver suas habilidades e sua capacidade, assim trarão para as organizações melhorias e inovações.

A qualidade de vida no trabalho tenta criar um ambiente mais favorável à todos, na expectativa de conciliar a relação humana e o trabalho nas organizações, levando melhorias na execução das atividades e aumentando o nível da satisfação do colaborador com a organização, e para que este objetivo aconteça fica claro que as organizações precisam cada vez mais investir na qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores.

1. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

A qualidade de vida é um dos principais desafios vivenciados no ambiente de trabalho e o que maior gera a satisfação funcional. Na atualidade o conceito de qualidade de vida no trabalho significa a valorização e o respeito pelas pessoas. Para que uma organização tenha níveis elevados de produtividade e qualidade, ela necessita de colaboradores envolvidos e motivados. Neste caso o colaborador deve ser considerado como um parceiro, só assim participará ativamente do contexto que engloba valores, visão e missão da empresa.

Segundo Chiavenato (2010) a QVT representa o grau em que os membros da organização são capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com