TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  20/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

EMILIA MAZUR DOS SANTOS

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

2016

EMILIA MAZUR DOS SANTOS

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Trabalho apresentado a disciplina de Metodologia da pesquisa científica – negócios do Curso de Administração da FAE São José dos Pinhais.

Orientadora: Profª Andréa Bier Serafim.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

2016

A importância da qualidade de vida no trabalho

        Nos últimos anos as empresas vêm crescendo e aumentando sua produtividade e isso vem gerando uma transformação na vida das pessoas como horas de trabalho e dedicação ao seu emprego deixando a família em segundo plano e pensando somente em seu crescimento profissional.        

Guerreiro Ramos (1981) rediscutia, o fato é que esse ritmo vai sendo assimilado por todos na sociedade. Trabalha-se aos sábados, domingos, desaparecem os feriados. Tudo parece ir bem até que uma ou mais das esferas da vida do ser humano (familiar, social, física...) passam a apresentar problemas como, por exemplo: um filho drogado, um pedido de divórcio, um enfarte ou outros problemas de saúde em que o resultado é a queda do rendimento e produtividade.

As empresas começam a perceber isso e dar importância as necessidades psicológicas de seus funcionários, observar o posicionamento físico no posto de trabalho, dar mais autonomia e liberdade para expor suas ideias, avaliar de forma sistemática a satisfação dos profissionais da empresa em um processo de autoconhecimento e sondagem de opinião interna. A expectativa pessoal dos profissionais é que as empresas esperam qualidade nos produtos e serviços e se não houver um efetivo envolvimento e participação dos funcionários atuando com satisfação e motivação para a realização de suas atividades o programa de QVT não terá sucesso. É interessante avaliarmos o conceito de empresa feliz apresentada por Matos (1996, p 34):

Isso é qualidade de vida no trabalho, que consequentemente, resulta em maior probabilidade de se obter qualidade de vida pessoal, social e familiar, embora sejam esferas diferentes e nelas se desempenhem papéis diferentes. O que mais desejamos na vida é felicidade, busca antiga do homem. Porém, para ser feliz, é necessário ter saúde, satisfação consigo próprio e com seu trabalho, e tudo isso compreende qualidade de vida.

É um assunto importante, independente se o cenário econômico mostra recessão ou crescimento, perda de poder aquisitivo ou aumento do desemprego e a meta principal do programa QVT é a conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações, ou seja, melhorar a satisfação do trabalhador é melhorar a produtividade da empresa e uma empresa feliz é uma empresa bem administrada.

REFERÊNCIAS

Revista FAE Business: ideias para gestão empresarial n.7. Nov. 2003 FSJ

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC – Controle de qualidade total. 2.ed. São Paulo: Bloch Editores, 1992.

MATOS, Francisco G. Empresa Feliz. São Paulo: Makron Books, 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com