TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  7/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Caroline Pereira Vieira

RA: 16001356

Resumo: Qualidade de vida/Qualidade de vida no trabalho

Após realizar pesquisas sobre o tema identifiquei que qualidade de vida é um tema utilizado em duas vertentes, sendo a primeira por pessoas da população em geral, jornalistas, políticos, e profissionais de diversas áreas. Já a segunda vertente diz respeito a pesquisa científica em diversas áreas como: economia, sociologia, educação e em diversas áreas da saúde.

Na área da saúde o interesse pelo conceito de Qualidade de vida (QV) é recente, e parte dos novos paradigmas e práticas do setor que tem influenciado o setor nas últimas décadas. Existe um interesse diretamente ligado ás praticas assistenciais cotidiana dos serviços de saúde onde QV é usado como indicador nos julgamentos clínicos de doenças especificas. Nessa vertente a uma relação de QV com doenças ocupacionais, e psíquicas.

Analisando pela vertente da pesquisa cientifica, mas especificamente na ótica empresarial temos que Qualidade de Vida no trabalho (QVT) tem sua importância fundamentada no fato de passarmos 8 horas em ambiente de trabalho, durante pelo menos 35 anos de nossas vidas. Ao se observar pela ótica empresarial muitos artigos relacionam QVT com a produtividade, dessa forma temos que funcionários motivados, capacitados e bem remunerados passam a ter um desempenho acima da média, reduzindo custos, a apresenta melhores soluções para clientes e gerando como desdobramento maior vitalidade financeira, ajudando na sobrevivência da empresa. Entendem se então que QVT se baseia no princípio de que a qualidade ocorre de forma mais natural nos ambientes em que funcionários se encontram de forma intrínseca envolvidos nas decisões que influenciam diretamente suas atuações, podemos analisar esse conceito com o de motivação, onde os funcionários se sentem valorizados por participarem de maneira efetiva nas decisões de suas empresas.

Existe uma ambiguidade em vários artigos de QVT que se dá pelo fato de se entender que a principal meta de um programa de QVT é conciliar os interesses dos indivíduos e da organização, ou seja, melhorando a satisfação do trabalhador melhora –se também a produtividade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com