TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  9/4/2019  •  Artigo  •  7.844 Palavras (32 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 32

Patrícia Escobar de Oliveira

patriciae.contato@gmail.com

Prof. Ms. Izabel Cristine Lopes

adm.izabellopes@yahoo.com.br

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Fatores que caracterizam a Qualidade de Vida no Trabalho da empresa X

RESUMO

O presente estudo abordou o tema Qualidade de Vida no Trabalho, este que atualmente é um assunto abrangente e necessário para as organizações que desejam alcançar bons resultados. O objetivo deste artigo foi identificar os fatores que caracterizam a Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos colaboradores de uma clínica de radiologia situada na cidade de Passo Fundo e que está no mercado a 40 anos. Para tal, foram utilizadas referências bibliográficas de autores da área em livros, artigos e sites. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, por meio de um estudo de caso com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário, utilizando o modelo de Walton que avaliou o nível de satisfação em relação a Qualidade de Vida no Trabalho. Os resultados demonstraram que existe na empresa um elevado nível de satisfação em relação as oito dimensões propostas por ele. Após a análise das respostas concluiu-se que a empresa está atendendo as necessidades dos colaboradores em vários aspectos em relação a qualidade de vida, fazendo com que as pessoas se sintam bem como pessoas e como profissionais no ambiente em que trabalham.

Palavras-Chave: Qualidade de Vida; resultados; satisfação.

ABSTRACT

The present work addressed the theme of Quality of Life at Work, which is currently a very comprehensive and necessary subject for organizations that wish to achieve good results. The objective of this article was to identify the factors that characterize Quality of Life at Work in the perception of employees of a radiology clinic located in the city of Passo Fundo and that is in the market for 40 years. For this, bibliographic references of authors of the area were used in books, articles and websites. The methodology used was the exploratory research, through a case study with quantitative approach. Data collection was performed through the application of a questionnaire, using the Walton model that evaluated the level of satisfaction regarding Quality of Life at Work. The results showed that there is a high level of satisfaction with the eight dimensions proposed by the company. After analyzing the answers, it was concluded that the company is meeting the needs of employees in various aspects regarding the quality of life, making people feel well as people and as professionals in the environment in which they work.

Keywords: Quality of Life; Results; satisfaction.

1. INTRODUÇÃO

Se existe um assunto que está se tornando cada vez mais presente nas empresas, este assunto é qualidade de vida no trabalho. A busca por qualidade de vida no trabalho tem se tornado essencial, pois trata do bem-estar do colaborador fazendo com que aumente seu desempenho e traga bons resultados para a empresa.

Com este artigo se buscou mostrar o quanto é importante e relevante o tema proposto, pois as empresas de vários segmentos sentem a necessidade de proporcionar qualidade de vida aos seus colaboradores fazendo com que isso seja um fator motivador para atingir seus objetivos.

Com este cenário cada vez mais tecnológico, a qualidade de vida é uma necessidade que se mostra como um diferencial para as empresas que querem reter seus talentos fazendo com que se tornem atrativas e competitivas e baseado nisso, salienta-se a importância da qualidade de vida no trabalho e como isso impacta nos resultados da organização, pois verifica-se que os índices de acidentes no trabalho, bem como as doenças relacionadas ao trabalho tem crescido nos últimos anos, por isso é importante verificar a existência da preocupação com o bem-estar no ambiente de trabalho como fator determinante para o alcance de resultados, seja na equipe ou individualmente, bem como identificar outras consequências que este determinante influencia na vida pessoal e profissional do colaborador.

O objetivo do artigo foi identificar os fatores que caracterizam a qualidade de vida no trabalho na percepção dos colaboradores da empresa e sugerir ações de melhoria quanto aos aspectos negativos identificados na pesquisa e levantando o nível de satisfação quanto à qualidade de vida no trabalho.

Sendo assim a pergunta que norteou a realização deste artigo foi: Quais são os fatores que caracterizam a qualidade de vida no trabalho na percepção dos colaboradores da empresa X?

Teve como hipótese de pesquisa que as empresas que investem em qualidade de vida no trabalho se diferenciam em todos os aspectos. Além disso, o colaborador passa a sentir-se parte da empresa, entendendo a importância do trabalho que desempenha e percebe-se que as empresas têm buscado o equilíbrio entre o indivíduo e a organização, no entanto tem perdido a oportunidade de valorizar o ser humano e sua posição no ramo em que atua, sendo provável que os funcionários quando capacitados e bem remunerados possam ter maior desempenho e motivação, pois irão buscar melhores soluções para os problemas organizacionais.

Desta forma a QVT entra como uma ferramenta indispensável para o alcance de resultados e também para melhorar aspectos em que a empresa encontra dificuldade para gerir. Sabe-se que as expectativas pessoais dos profissionais em relação a empresa impactam no seu desempenho e na qualidade dos produtos e serviços entregues ao consumidor final, portanto cabe a empresa conhecer seus funcionários e oferecer a eles o melhor ambiente possível, melhorando os processos, os métodos e as relações de trabalho para melhorar a QVT todos os dias.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo está apresentada a fundamentação teórica sobre gestão de pessoas especialmente no que se refere à qualidade de vida no trabalho, bem como seu conceito e finalidade.

2.1. Gestão de Pessoas

A indústria tem mostrado que cada vez mais, as máquinas e a tecnologia estão substituindo as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com