TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  1/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO II

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

TEXTOS-BASE

Profa. Mônica Cavalcanti

email: monica@fafire.br

Recife - 2015

  1. TEXTO 1 - Processos e rotinas nas organizações
  2. Processo é um “conjunto de atividades interligadas que tem por objetivo transformar insumos (entradas), adicionando-lhes valor por meio de procedimentos, em bens ou serviços (saídas)” (CRUZ, 2005, p. 68).
  3. Neste sentido, todo processo possui a finalidade de agregar valor,  atendendo ou superando as necessidades e expectativas de clientes por meio da entrega de resultados.
  4. A ideia de processo está diretamente relacionada a um modelo de transformação (macrofluxo) de recursos procedentes de fornecedores em resultados para clientes internos e/ou externo.
  1. Figura 1: Modelo de transformação

[pic 2]

        

        Fonte: SLACK, CHANBERS, JOHNSTON, 2008, p.36

        A compreensão de um determinado processo requer a identificação dos elementos contidos nele. Um método utilizado para conhecer um processo é feito a partir das seguintes perguntas:

1. O que o processo produz? (ou deveria produzir?)

2. Quais são os clientes (internos e/ou externos) do processo? Quais as necessidades dos clientes?

3. Quais são os recursos necessários para produzir os resultados esperados? Quais são os fornecedores destes recursos?

Um processo pode ser decomposto em subprocessos, atividades, procedimentos e tarefas, conforme demonstra a figura 2:

  1. Figura 2: Diagrama de Decomposição de um processo [pic 3]

  1. Fonte: CRUZ, 2005, p. 75
  • Subprocesso: é a divisão do processo em partes menores para melhor gerenciamento.
  • Atividade: “conjunto de instruções (procedimentos), mão-de-obra e tecnologias cujo objetivo é o de processar as entradas para produzir parte do produto de um processo” (CRUZ, 2005, p.78).
  • Procedimento: conjunto de especificações das atividades. Define o que fazer, como fazer, quando fazer e quais recursos serão utilizados.
  • Tarefa: é a menor unidade lógica de um processo. Contém o detalhamento dos procedimentos, definindo a ordem do que deve ser feito e como deve ser feito.

O quadro 3 apresenta um exemplo de decomposição do processo de Gerenciamento de Contas em uma organização.

Quadro 3: Decomposição do processo

[pic 4]

  1. TEXTO 2 - Princípios de planejamento, gestão e controle
  1. Por gestão entende-se o processo de consecução de objetivos organizacionais por meio do exercício de quatro funções: planejamento, organização, liderança e controle.

Planejamento

A função planejamento constitui a primeira etapa do processo de gestão e trata da formulação dos objetivos e indicadores organizacionais. Daft (1999, p.5) compreende planejamento como o “processo de definir objetivos para o desempenho organizacional futuro e decidir sobre as tarefas e o uso dos recursos necessários para sua realização”.

 Assim, no gerenciamento de processos organizacionais, o planejamento identifica requisitos e padrões aplicáveis ao processo e determina como será medida a conformidade com os requisitos, definindo:

  1. objetivos: “objetivo é um ponto concreto que se quer atingir” (ALMEIDA, 2003, p.30). “É o que se tem por obrigação produzir dentro de determinado período de tempo” (CRUZ, 2005, p.83).

  1. indicadores de desempenho: indicadores são padrões de medidas em relação à consecução de um objetivo. Funcionam como a base para o monitoramento e avaliação do planejamento, especificando as evidências que mostram se um objetivo foi ou não alcançado.

Organização

A função organização é decorrente da função planejamento, pois considera a estrutura necessária para o cumprimento daquilo que foi planejado previamente. Consiste, portanto, na construção de uma estrutura organizacional.

Schermerhorn Jr (1999, p.152) situa estrutura organizacional como “um sistema de redes de tarefas, relações de quem se reporta a quem e as comunicações que inter-relacionam o trabalho de indivíduos e grupos”.

A estrutura organizacional pode assumir diversas formas. O gerenciamento de processos funciona de maneira mais satisfatória em estruturas horizontalizadas em que as atividades são organizadas em fluxos de trabalho, cujo principal indicador de desempenho é a satisfação do cliente. Estas estruturas são caracterizadas ainda pela presença de equipes interdepartamentais, pela descentralização do poder decisório e pela abordagem sistêmica da gestão.

De acordo com Maximiano (2005, p. 471),

“a administração de processos consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros. O resultado é uma cadeia horizontal de processos, em lugar da estrutura vertical da cadeia de comando. A horizontalização reformula o modo de administrar as operações, integrando todas as funções envolvidas na solução de um problema”.

 A figura 3 apresenta as principais diferenças entre a estrutura funcional tradicional e a estrutura por processos.

 

Figura 3: Arquitetura Organizacional

[pic 5]

Maximiano (2005, p. 471) afirma que “as organizações sempre foram feitas de processos. No entanto, a administração das organizações é feita por meio de uma estrutura que privilegia as áreas funcionais”. Assim, o que o gerenciamento de processos propõe é a adoção de uma arquitetura organizacional voltada para o fluxo do trabalho, integrando as áreas funcionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (362.2 Kb)   docx (748.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com