TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO COMÉRCIO

Por:   •  21/5/2018  •  Artigo  •  8.389 Palavras (34 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 34

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO COMÉRCIO[pic 2]

 DE CRUZ ALTA

QUALITY OF LIFE AT WORK IN CRUZ ALTA’S TRADING

CAPPELLARO, Franciele[1]

FERREIRA, Ana Paula Alf Lima[2]

Resumo

O presente trabalho refere-se ao tema qualidade de vida no trabalho (QVT ) perante a avaliação dos colaboradores do comércio de Cruz Alta. Vale lembrar que QVT pode ser entendida como uma ferramenta organizacional que pode interferir positivamente junto à gestão de pessoas servindo como recurso motivacional trazendo, assim, muitos ganhos para a empresa. Desta maneira buscou-se identificar quais são os pontos fracos ligados a QVT no comércio de Cruz Alta e quais podem ser trabalhados para dessa forma obter melhores resultados gerando um ambiente mais motivador e com maior rentabilidade.Para obter a resposta para esse questionamento, realizou-se uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa baseada em um estudo de campo, a qual teve como instrumento de coleta de dados o modelo adaptado de Westley (1979 apud Fernandes, 1996). que aponta indicadores para a avaliação da qualidade de vida.Como técnica de análise de dados foi utlizada a análise de contéudo para as questões qualitativas e o cruzamentos de dados no programa SPSS 2.0 para as quantitivas.Percebeu-se que os indicadores psicológicos e sociológicos são os indicadores com maior carência no comércio local possibilitando vizualizar quais são os indicadores que necessitam ser trabalhados a fim de atingir um percental maior de satisfação dos colaboradores e ,assim, melhorar os resultados da organização.Identificamos que os  indicadores psicológicos que devem ser trabalhados são: a realização,  potencial,  nível de desafio, desenvolvimento pessoal e profissional, a criatividade,a auto-avaliação e a identificação com as tarefas realizadas. Quanto ao indicador sociológico podemos apontar que deve ser depositada uma atenção especial para a participação nas decisões, autonomia, relacionamento inter-pessoal e o grau de responsabilidade desempenhada dentro das organizações.  

Palavras-Chave: Qualidade de vida no trabalho, satisfação e motivação.

Abstract

This paper refers to the quality of life issue in the work facing the assessment of employees of Cruz Alta’s trading. Remember that QVT can be understood as an organizational tool that can positively interfere with the management of people serving as a motivational resource, thus bringing many gains for the company. In this way we sought to identify what are the weaknesses linked to QWL in Cruz Alta’s trading and which can be worked to get better results generating more motivating environment and more profitability. In order to get the answer to this question, it was accomplished a descriptive, qualitative and quantitative survey based on a field study, which had as data collection instrument the adapted model of Westley (1979 cited Fernandes, 1996). Pointing indicators for assessing the quality life. As data analysis was used the content analysis to the qualitative issues and data crossed in the SPSS 2.0 program for the qualitative data. It was that the psychological and sociological indicators are the indicators with greatest need in the local market allowing to visualize what are the indicators that need to be worked in trading in order to achieve a greater percentage of employee satisfaction and thus improve the organization. We identified the psychological indicators that must be worked are: the realization, potential,  level of challenge, personal and professional development, creativity, self-evaluation and identification with the tasks performed. As for the sociological indicator we can point it must lay a special attention to the participation in decision making, autonomy, interpersonal relationship and the degree of responsibility carried within organizations.

Word-key: Quality of life at work, satisfaction e motivation.

1 Introdução

Com o decorrer da evolução das práticas de gestão administrativas, observa-se que muitas organizações mudaram o curso de suas estratégias, voltando o foco destas para a área de gestão de pessoas  percebendo cada vez mais,a necessidade e a importância de investir em seus colaboradores.Desta forma os empresários passaram a buscar e identificar os benefícios que podem obter, a partir do momento que  passem a ter uma equipe que valorize o ambiente em que está inserida (FRANÇA, 2010).

A mudança na gestão das organizações em implantar setor de RH surge justamente pelo  fato  da  Administração  de  Recursos  Humanos  (ARH)  procurar  olhar  as  pessoas  como pessoas e não como recursos, sem valorizar mais um colaborador que o outro, uma vez que por anos as pessoas não eram valorizadas e sim tratadas como máquinas ou equipamentos, sem sentimentos, sem opiniões como se fossem parte física da empresa.

Denota-se que as empresas que conseguem atingir bons resultados no cenário empresarial, são aquelas que tem em seu quadro de colaboradores, pessoas motivadas e que sentem-se valorizados por isso produzem muito mais e dificilmente se imaginam em outras empresas. Tal cenário conduz a organização à proporcionar qualidade de vida a qual, segundo França (2004) é uma temática atraente e refere-se a uma competência organizacional, cuja capacidade de solução pressupõe: vontade, legitimidade e qualificação dos níveis de poder e de interesses. Ressalta-se que a ferramenta de QVT diz respeito à capacidade de administrar sistemicamente o conjunto de ações, incluindo diagnóstico, implantação de inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no contexto de trabalho, alinhada e construída na cultura organizacional, com prioridade para o bem-estar das pessoas da organização (FRANÇA, 2008).

Conforme Bento (2013) com a abertura dos mercados e extinção das fronteiras econômicas, vivem-se tempos dinâmicos onde as melhorias e inovações estão cada vez mais presentes no mundo corporativo. As empresas investem em sua equipe e no conhecimento cada vez maiores proporções com o intuito de se diferenciar no mercado e garantir vantagem competitiva. Percebe-se a importância da QVT no ambiente de trabalho à medida que empresas conseguem melhores resultados e diminuição da rotatividade de colaboradores ao inserir mudanças que tragam melhorias, conforto e bem estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.4 Kb)   pdf (427 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com