TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. ESTUDO DE CASO

Por:   •  17/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. ESTUDO DE CASO:
MAFRICAL FRIGORÍCIOS S/A.

SANDRA BATISTA[1]

SOLANGE DE ALMEIDA HUBNER¹

 

RESUMO

O objetivo deste trabalho será avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho dos colaboradores de um Frigorífico na Região de Cariacica. A metodologia adotada neste estudo se caracterizará como de natureza aplicada, o presente trabalho é um estudo de caso, quanto à abordagem problemática trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa classifica-se como exploratória-descritiva, ainda este trabalho contara com a pesquisa de campo. Compensação justa e adequada; condições de trabalho; oportunidade de crescimento e segurança; integração social na organização; constitucionalismo; trabalho e vida e relevância social.

Palavras-chave: Empresa. Qualidade de Vida. Trabalho. Frigorífico, Mafrical. Colaboradores.

1 INTRODUÇÃO

O estudo aborda a qualidade de vida no trabalho, tendo como objetivo conhecer o significado e os processos desgastantes e potencializadores da Qualidade de Vida no Trabalho.  Qualidade de vida é uma expressão de difícil conceituação, tendo em vista o seu caráter subjetivo, complexo multidimensional. Ter qualidade de vida depende, pois, de fatores intrínsecos e extrínsecos. Assim há uma conotação diferente de qualidade de vida para cada individuo que é decorrente da inserção desses na sociedade. Todo trabalho é gerador de fatores desgastantes e potencializados, que são determinantes dos processos saúde-doença vivenciados pelos trabalhadores e da Qualidade de Vida no Trabalho. A saúde é concebida como um processo, com caráter histórico e social, cuja natureza se encontra no modo de adoecer e morrer, caracterizando determinados grupos sociais vida social, cultural e aos valores do individuo. Os estudos realizados sobre esta temática abordam o momento produto. O momento produtivo gera tensões e também insatisfação. A discussão referente aos dados pessoais e qualidade de vida, saúde ocupacional, doenças ocupacionais.

Conforme Gil (2006 pag, 42), durante muito tempo, ao falar-se em qualidade nas empresas, enfatizava-se principalmente a produção. Hoje se fala não apenas em qualidade no trabalho, mas também em qualidade de vida dos empregados. Isso significa que os empregados precisam ser felizes.

1.1 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

Este estudo será realizado com a finalidade de identificar os fatores que promovem melhoria na forma de gerir qualidade de vida na Empresa Mafrical.

O estudo de caso será realizado de  Janeiro a Abril de 2016, onde será pesquisado sobre a qualidade de vida dos funcionários na produção da empresa.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

Quais são os principais fatores que promovem melhoria no processo da qualidade de vida na produção dos funcionários do frigorifico Mafrical.

1.3 OBJETIVO GERAL

Analisar a motivação e a satisfação dos trabalhadores da área de produção da Mafrical com relação ao trabalho e a organização.

1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Investigar a existência de qualidade de vida no trabalho;
  • Identificar os fatores de qualidade de vida no trabalho que são relvantes na percepção dos colaboradores..
  • Propor um modelo que busque identificar qual a melhor forma para a qualidade de vida dos funcionários.

Esta pesquisa tem como finalidade apresentar para a sociedade a importância e métodos corretos para a qualidade de vida na indústria frigorífica, evitando o desenvolvimento de possíveis doenças que possam afetar os funcionários.

1.5 JUSTIFICATIVA

A melhoria nas condições de trabalho resulta no desempenho global da instituição. Atualmente a valorização da atividade do colaborador/trabalhador, bem como seu talento, tem se revelado de capital importância, merecendo atenção das organizações, uma vez que a retribuição financeira corresponde somente a parcela do reconhecimento do valor de cada individuo.

No entanto, busca-se nesse contexto a valorização e reconhecimento do ser humano em sua plenitude nos diversos aspectos da vida, tais como: o autoconhecimento, sociabilização, atividade física, relacionamento interpessoal, trabalho, reconhecimento do outro como ser vivente e capaz, criatividade, ética, objetivos, amizade, saúde, além das questões de ordem financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com