TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO NÃO ACOMPANHA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL

Por:   •  20/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL

GARGALO NA FORMAÇÃO DE EQUIPE NO RAMO HOTELEIRO

EM ITAREMA – CEARÁ

ALINE CIRINO DOS SANTOS

R.A.: 2019300510

INSTITUIÇÃO DE ENSINO: FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas.

CURSO: Gestão Estratégica De Negócios.

ORIENTADOR: Angelita Mattos.

INTRODUÇÃO: 

QUANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO NÃO ACOMPANHA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL…

Diante um problema de formação da equipe, a gestora de um Eco Resort situado na Ilha do Guajiru, em Itarema – CE, começou a analisar o ambiente e o desenvolvimento profissional dos moradores. Avistando na cidade alguns projetos sociais, e a implantação de um polo, para cursos a distância. Concluiu que, a capacitação dessas pessoas poderia ser mais rápida e eficaz. Mas se perguntou o por quê isso não acontecia.

Ficou nítido o interesse da população em se posicionar no mercado de trabalho, mas também a dificuldade que os mesmos têm, em se qualificar para funções específicas, tais como, as voltadas para hotelaria e turismo. Comunicação e atendimento ao cliente.

E hoje, são funções que mais crescem no local, devido o destaque que o esporte KiteSurf vem ganhando, junto com a alta procura pelo roteiro turístico que o Ceará vem oferecendo.

Enxergando um crescimento futuro para o Resort, pensou em como ajudar essas pessoas em suas qualificações, e como inseri-las no mercado de trabalho.

Assim também se ajudaria, pois necessita de profissionais preparados para o seu negócio.

Sabendo que no município não existe faculdade ou universidade, projeta-se movimentos que venham a gerar conhecimento e informação de uma forma rápida e clara.

Grandes parcerias serão formadas para alavancar o crescimento sociocultural e inclusão profissional no município. Enxergamos inúmeras possibilidades de levar conhecimento, cultura e oportunidade de trabalho para os moradores de Itarema. Junto com a prefeitura, vamos criar essa oportunidade.

Diante disso convido vocês a conhecerem um pouco mais desse paraíso turístico que é a cidade de Itarema, localizada no estado do Ceará.

DESENVOLVIMENTO:

No município de Itarema, no ceará, precisamente na Ilha do Guajiru, encontramos o Vila Ybytu Eco Resort, que abre suas portas durante a temporada de vento, com um foco prioritário no esporte aquático KiteSurf, o Resort, assim como outros hotéis e pousadas, trabalham direcionados para movimentar a região durante 6 meses do ano.

“Itarema é um município de aproximadamente 41.445 mil habitantes. Sua economia é voltada a agricultura e aquicultura. Conhecida pela maior comercialização de peixe e camarão. Disponível no site Wikipédia 2019”. Em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Itarema> Acesso em: 23. de set. de 2019.

Porém nos últimos 9 anos, a ilha do guajiru vem se destacando em crescimento, voltado para o ramo hoteleiro, movimentando o turismo do esporte. Um local frente a um braço de mar, o qual também é chamado de lagoa, é cenário de um paraíso pouco explorado pelo turismo brasileiro. Mas muito bem frequentado por estrangeiros.

Diante essa problemática, foi analisado que os estabelecimentos, ficavam reféns de trazer os seus próprios funcionários, pois precisavam de pessoas que falassem outro idioma, que já possuíssem vivência com esporte e conhecimento em turismo.

Isso acontece em todos os empreendimentos, com esse cenário, a gestora do Vila Ybytu Eco Resort, analisou o custo que tem contratando funcionários de fora ou regiões próximas, como Sobral, Fortaleza e ate mesmo São Paulo, e identificou que o mais viável seria criar uma parceria entre os estabelecimentos e a prefeitura, para que focassem no desenvolvimento Sociocultural da população.

“Só o Ceara recebeu cerca de 44,9 mil turistas europeus nos 4 primeiros meses desse ano, 2019.

A França é hoje o maior mercado internacional do Ceará. A Itália aparece em segundo lugar, seguida pela Alemanha. Argentina vem em quarto, Portugal em quinto e Holanda na sexta colocação. Fora da Europa, o Ceará recebe ainda visitantes dos Estados Unidos, Colômbia, Cabo Verde e Canadá. A renda per capita do turista estrangeiro é de R$ 5,1 mil e a permanência média é de dez dias”. Segundo site ceara.gov.br (2019).

Nessa problemática, repassando inúmeros currículos, foi detectado que, o perfil profissional mais encontrado era para limpeza e serviços gerais. Ninguém capacitado para atendimento ao cliente, recepção, contas a pagar ou ate mesmo auxiliar administrativo, exigindo-se o mínimo da informática.

Aproveitando o festival do Atum, que acontece anualmente, e que concentra um número significativo de chefes, ajudantes de cozinha e especialistas na culinária frutos do mar, vamos buscar parceiros para iniciar nosso plano de ação.

A primeira ação, que faremos será uma parceria da prefeitura e dos chefes de cozinha que participaram do evento – Festival do Atum, e iniciaremos nossa primeira turma na Oficina de Cozinha. Serão 5 dias com chefes diferentes, em uma oficina base para formação de novos cozinheiros (as). A cada dia teremos uma aula diferente, com todas as informações necessárias preparando esse profissional para a próxima etapa que será o estagio. Assim, ele já chega no novo ambiente munido de informações.

Nossa segunda ação, será uma oficina de Barman e Barwoman. Também em parceria com profissionais inscritos na prefeitura, como voluntários do projeto. Prepararemos nessa oficina, profissionais que conhecerão variados tipos de bebidas e drinks. Conhecendo o universo e cultura de vários países e suas variadas bebidas.

Na terceira etapa da ação, contaremos com palestras motivacionais, abordando o tema comunicação. Falando sobre inicio de carreira, como planejar o futuro, assuntos atuais, hotelaria e turismo.

Na última etapa, teremos cursos rápidos de informática básica, recepção, atendimento ao cliente, inglês, espanhol e mídias sociais. Vamos apresentar o universo de um Hotel/Pousada/Resort de todos os angulos para os participantes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Após esse estudo, viabiliza-se pôr em prática o projeto que interliga:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com