TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM NÃO SABE PARA ONDE QUER IR, QUALQUER CAMINHO SERVE

Por:   •  17/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

INSTRUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO

PEP – PLANO ESTRATÉGICO PESSOAL

(Fevereiro de 2015 à fevereiro de 2019)  exemplo de tempo que se quer planejar

“PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE QUER IR, QUALQUER CAMINHO SERVE”

AUTOR DECONHECIDO.

Acreditamos que para a construção de uma carreira, e por que não, de uma vida de sucesso, deve-se ter em mente sempre um planejamento estruturado, traço característico do empreendedor. Devem ser definidos objetivos e metas para futuro. O que se estará fazendo de forma planejada em dois, três ou quatro anos? A definição deste futuro deve orientar o dia-a-dia de uma pessoa, tanto no campo profissional como no pessoal.

Assim como as empresas, uma pessoa deve planejar sua carreira, valendo-se de técnicas apropriadas para isso. O plano estratégico pessoal permite que o planejador conheça, entre outras coisas, seus pontos positivos e oportunidades que devem ser expostos e divulgados, além de identificar as fragilidades, pontos que precisam ser melhorados e ou eliminados para o melhor desempenho pessoal e profissional.

Assim, a definição do plano estratégico pessoal a seguir é de fundamental importância para o sucesso profissional. Devem ser definidos os objetivos a serem alcançados nos próximos quatro anos (tempo aproximado de conclusão da sua graduação), ou para outro período dentro do plano escolhido. Em razão das constantes mudanças sofridas no mundo atualmente, com o surgimento, a todo o momento, de novas tecnologias, políticas e realidades econômicas e ambientais, faz-se necessária uma revisão periódica no plano. O controle de atualização do PEP é tão importante quanto sua confecção inicial.

Você está convidado, a partir da leitura deste modelo de PEP, a planejar a sua vida como se ela fosse uma empresa, levando em conta a data do seu ingresso na Universidade. Este prazo pode ser modificado dependendo do horizonte de tempo que se quer planejar. Uma vez concluído o PEP é importante que, como um empreendedor, você monitore-o constantemente, para certificar-se de que o que foi planejado está sendo executado. É usado o termo EU S/A para que o tratamento dispensado ao planejamento seja o mesmo que seria dado a uma organização, porém você poderá escolher outro nome para o seu negócio.

O nosso PEP é composto de oito etapas que devem ser desenvolvidas a partir das explicações descritas em cada uma.  

Etapa 01 -  NEGÓCIO EU S/A:

Conceito: É o processo que mobiliza a empresa – EU S/A para escolher e construir o seu futuro profissional, pessoal e acadêmico, visando a realização de seus sonhos. Representa o espaço que você deseja ocupar em relação às demandas da sociedade. É o reconhecimento do principal benefício que você espera de você mesmo e que o mercado (conjunto dos seus clientes), espera de você.

Definição dos clientes:

  • clientes VIP: as pessoas que são importantes atualmente na vida de EU S/A;
  • clientes internos: pessoas que convivem com Eu S/A na sua vida particular (irmão por exemplo);
  • clientes externos: pessoas que convivem com EU S/A no trabalho, academia, etc.; e
  • clientes de Vida: aquelas pessoas que são verdadeiros “anjos de guarda”, que estão sempre presentes nos momentos em que mais se precisam delas.

O que eles esperam de EU S/A? Pergunte a cada cliente e registre a frente de cada grupo.

Descreva o seu negócio pessoal e seus clientes

Etapa 02 – ANÁLISE SITUACIONAL

Essa etapa tem como objetivo conhecer as experiências passadas de mudanças já vivenciadas por EU S/A e suas consequências, além permitir a ampliação do conhecimento e a identificação de aspectos que possam interferir positiva ou negativamente na implementação do processo de planejamento. Para tanto, você deve fazer um exercício de memória a fim de buscar e registrar fatos importantes vivenciados por você e que, de alguma maneira, servem de experiências e fortalecimento de sua vida, ou seja, aprender com erros e acertos do passado.

Relate, por escrito, a principais experiências já vivenciadas por você, analisando-as como oportunidades de aprendizado

Etapa 03 -  MISSÃO:

Conceito: É a razão da existência de EU S/A e delimita sua função dentro do negócio, serve de critério geral para orientar a tomada de decisão e definir os objetivos.

A missão deve ser a atemporal, não tem tempo para encerrar, norteará toda a vida de EU S/A; transcendental, vai além das experiências já vivenciadas até o momento.

Uma maneira que pode ser usada como complemento para encontrar a sua missão é responder à pergunta: por que simplesmente não paro de estudar, vendo os livros e pego o dinheiro. Será que é isso mesmo que você quer? Você será uma pessoa realizada agindo dessa maneira? A maior parte das pessoas é motivada a aprender e a participar das coisas que estão a sua volta por estar comprometida com a missão que não pode ser, somente ganhar dinheiro. Se a pessoa acredita que o seu único objetivo é ganhar dinheiro, deixará de assumir compromissos pautados na ética e na construção de uma sociedade melhor. As pessoas existem por razões mais fundamentais.

Perguntas reflexivas sobre a missão:

  • Quem sou eu e o que eu faço atualmente?
  • Por que estou fazendo?
  • Qual a minha função na sociedade?
  • A quem destina minhas realizações?
  • O que eu gostaria de fazer se eu não tivesse preocupações com tempo e dinheiro?
  • Como fazer para chegar onde eu quero?

A perguntas acima servem somente para auxiliar na definição da missão, não é necessário manter as respostas no PEP. Sua missão deve ser curta e de fácil compreensão.

Exemplo de missão pessoal:

“Minha missão é viver em paz e gerar prosperidade espiritual e material para mim, minha família e as pessoas ao meu redor, com exemplos, comportamento amoroso e centrado na busca da excelência pessoal e profissional”.

Seguindo as orientações de desenvolvimento de missão, escreva a sua missão pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (954.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com