TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema tegumentar casos clinicos

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  2.187 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhembi Morumbi

Nomes: Marcella Fernandez Massei RA: 29654876

Maria Angélica Speca RA: 20645533

Casos clínicos

Glândula sebácea

Paciente com 18 anos apresenta pápulas e pústulas na região malar do rosto, procurou atendimento estético para limpeza de pele e ficou bem satisfeito com o tratamento facial.

Foi orientado para usar sabonete líquido e filtro solar em gel todas as manhas.

Perguntas:

  1. Descreva a localização da glândula sebácea.

As glândulas sebáceas são encontradas anexas aos pelos em todas as regiões do corpo, sendo mais numerosas, mas de menor volume, nas regiões onde os pelos são abundantes. Na palma das mãos e sola dos pés não encontramos essa glândula.

  1. Quais os componentes que compõe o sebo excretado pela glândula sebácea?

O sebo se constitui como uma mistura semelhante à cera, e é composto de: 41% triglicerídeos, 25% de ceras monoestéres, 16% ácidos graxos livres e 12% esqualenos.

  1. Conceitue manto hidrolipidico.

O manto hidrolipídico é um hidratante natural produzido pelo organismo. Sua função é prevenir o ressecamento da pele e protegê-la de agressões. É uma película protetora que deve ser preservada. Peles alípicas que geralmente apresentam sintomas de ressecamento ou repuxamento, necessitam de reposição deste manto.

  1. Explique o pH e descreva o pH fisiológico da pele.

O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hdrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será.

Produtos de pH fisiológico são produtos que possuem o pH entre 4,5 e 6, geralmente 5,5. O uso mais comuns de produtos com pH fisiológico são para pessoas com alergia, pele sensível, coisas assim. São produtos bem mais suaves e menos propensos a causarem alergia ou algum tipo de “agressão” à pele.

  1. Explique a ação do hormônio que gera a alteração química do sebo provocando a acne.

 O hormônio faz com que as glândulas sebáceas cresçam, o que significa uma incidência maior de óleo sobre a pele e uma maior probabilidade de os poros ficarem obstruídos. 

 

Glândula sudorípara

 Homem de 46 anos  apresentava suor excessivo nas regiões das mãos e pés.

Procurou um dermatologista para realizar um tratamento e a indicação foi aplicação da Toxina Botulica e psicoterapia. O paciente fez o tratamento durante 6 meses e não ficou satisfeito com o resultado.

Pergunta:

  1. Descreva a localização da glândula sudorípara no sistema tegumentar.

As glândulas sudoríparas Merócrinas são muito numerosas e encontradas em toda a pele, excetuando certas regiões, como a glande São glândulas tubulosas simples enoveladas, cujos ductos se abrem na superfície da pele e não se ramificam. Têm menos diâmetro do que a porção secretora. Essa porção se encontra na derme, as células de forma piramidais. Entre elas e a membrana basal esta localizada as células mioepiteliais que ajudam a expulsar a secreção. O ducto da glândula abre-se na superfície da pele e segue um curso em hélice ao atravessar a Epiderme.

  1. Explique as diferenças das glândulas sudoríparas écrinas e apocrinas.

As diferenças variam de localização na pele, produto secretado e época de liberação.

Glândulas Écrinas : São localizadas nas palmas da mão, plantas do pés e fronte. É maioria no corpo humano, atuam no processo de regulação de temperatura e evaporação. Começam a funcionar após o nascimento. O ducto que é responsável pela excreção de suor encontra-se principalmente na derme profunda, passa pela derme, epiderme e acaba nos poros da superfície da pele. O suor produzido por elas tem como composição água, uréia, íons, aminoácidos, acido láctico e glicose.

Glândulas apócrinas: são encontradas principalmente nas axilas, aréolas das mamas e nas áreas do rosto na barba, nos homens. O que conduz o suor dessa glândula se encontra na tela subcutânea, e se estende até os folículos pilosos.

Essa glândula excreta uma composição de água, íons, amônia, aminoácidos, proteína, lipídios, uréia, acido láctico e glicose, Há casos aonde o suor pode ser mais viscosos. Essas composições são conhecidas como suor, e só começa a ser liberada na fase da adolescência em momentos de estresse e nas relações sexuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com