TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Sobre Sistema PDCA

Por:   •  6/10/2016  •  Monografia  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

Não há dúvidas que a cada dia existe a necessidade de melhorias no setor produtivo. Assim, o Método de Melhorias contínua conhecido como PDCA, tem um grande potencial de sucesso na aplicação no chão de fábrica.

A pesquisa abrange a aplicação desse método, e seu potencial para aplicação com alguns sistemas de gestão de qualidade no setor da produção. Para uma boa estratégia de implementação, é necessário uma análise crítida de dificuldades e vantagens da Metodologia PDCA.

O método de melhoria é o método PDCA ou ciclo PDCA, P (Plan) planejar, D (Do) agir, C (Check) verificar e A (Action) gerar ações. É uma ferramenta orientadora de uma sequência de uma atividade, que visa gerenciar um processo ou serviço de uma empresa.

A partir de modelos com autores principais de autores como Taylor e Fayol e outros importantes autores, confirmam a necessidade de um planejamento e controle mais eficaz nos processos de uma empresa. É um método de fácil compreensão e aplicação dentro de um sistema de Gestão.

Para Taylor, a administração é orientada por quatro princípios que são o Princípio de Planejamento (que substitui a improvisação e o “achismo”, por um método de Planejamento), Princípio de Preparo (Melhor preparo de mão de obra e equipamentos com condições para produzir), Princípio do Controle (verificar se tudo está de acordo as normas e com o planejado) e Princípio da Execução (Cada setor ou departamento com suas responsabilidades, para executar um trabalho de uma forma organizada).

Já para Fayol, a arte de administrar é:

É prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Prever é perscrutar o futuro e traçar o programa de ação. Organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa. Comandar é dirigir o pessoal. Coordenar é ligar, unir e hamornizar todos os atos e todos os reforços. Controlar é velar para que tudo corra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dada”. E acrescenta que administração “é uma função que se reparte, como as outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do corpo social. (Fayol, 1990)

O sistema de melhorias P.D.C.A é amplamente difundido mundialmente, é um método que gerencia um sistema ou um projeto, com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar continuamente os processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com