TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os objetivos da metafísica, segundo Aristóteles?

Por:   •  24/3/2021  •  Dissertação  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 4

JORGE LUIZ ROCHA, 20113110087, ADM PUBLICA, CAMPO GRANDE-RJ

  1. Atividade aula 3

Estudar: Cap. 2 da Unidade 6 de Convite à Filosofia da Chauí

AD2

1º) Quais os objetivos da metafísica, segundo Aristóteles?*

R- O pensamento de Aristóteles é voltado pelas coisas sensíveis, ou a sua natureza divina. Onde o mundo é real e verdadeiro. A vida passa por constantes mudanças e a essência do mundo é conveniente com a mudanças evolutivas dos seres.

É o fator incomensurável a visão do universo e suas mudanças, onde as ações estão interligadas a essência verdadeira das coisas naturais e dos seres humanos não interligados ao mundo inteligível. Entretanto, diferenciado do mundo sensível, onde a matéria física ou natural está ao nosso redor.

Tudo isso, Aristóteles distingue a existência dos seres físicos e naturais, onde o ser tem características do nascer, crescer, reproduzir e morrer. (Pág.: 276)

2º) Quais as diferenças entre primeiros princípios e causas primeiras?*

R- Primeiros Princípios – Voltado para a lógica da vida, onde o princípio da identidade confirma que tudo é existente e igual a si mesmo, camuflado pela obviedade aparente do princípio da identidade, onde a lógica clássica, faz outros dois princípios: da não-contradição e terceiro excluído, cuja a universalidade das coisas estão bem longe de serem consideradas, partindo do princípio da equivocação.

Causas Primeiras – Explica o fator da essência, a origem e o motivo da existência. Significa que não justifica o porquê de alguma coisa, mas, como as coisas são e o que elas são, como são e para que são as essências. Identificadas em quatro causas primeiras:

I – Causa Material: É a essência daquilo que é, sendo indescritível a sua origem natural. Ex.: Fogo, água, terra, ar.

II – Causa Formal: É o conjunto daquilo que define a forma que uma essência possui. Ex.: do rio ou os mares são cobertos por águas, da cadeira sua matéria principal é a madeira, etc.

III – Causa Eficiente ou Motriz: É um ato ou ação daquilo que originou forma ou matéria para dar forma a uma essência. Ex.: O aço para gerar os navios mercantes, relação sexual dos animais onde os gametas masculino e feminino criam formas para conceber um novo animal, etc.

IV – Causa Final: É a consequência, razão ou circunstância para a existência do ser como ela é. Ex.: A arvore é a causa final da semente, a borboleta é a causa final da lagarta, etc. (Pág.: 278 e 279)

3º) Distinga entre matéria e forma, potência e ato, essência e acidente?*

R- MATÉRIA é o elemento essencial onde possui vitalidade e possibilidade de transformação, encontrado nos animais, no homem, na natureza e nos apetrechos que são confeccionados. Já a FORMA, é tudo aquilo que define uma matéria, concretizando-se a existência de coisas ou seres particulares;

POTÊNCIA é voltado no grau de que uma matéria poderá existir em evolução maior, se for atualizado por alguma coisa. Ex.: uma semente de abacate, pode ter potencial em gerar mais frutos que o normal, caso haja uma modificação genética. O ATO é a modificação final e atualizado de uma matéria. Ex.: A árvore é o ato da semente, a galinha é o ato do ovo, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com