TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais parecem ser os principais problemas de SGPM?

Por:   •  12/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  2.023 Visualizações

Página 1 de 10

Escola Superior de Tecnologia[pic 1][pic 2]

da Saúde de Lisboa

                                               

Pós-Graduação em Segurança e Higiene do Trabalho

Estudo do Caso Prático nº2

Módulo: Gestão das Organizações


Junho de 2009

1. Quais parecem ser os principais problemas de SGPM?

As empresas nascem, desenvolvem-se, atingem a maturidade e acabam por “morrer” tal como os seres vivos. A duração de cada uma destas fases pode variar de empresa para empresa e é de modo geral, difícil a prevenção para uma empresa em concreto.

        No caso da SGPM os principais problemas residem:

  • Demasiada diversificação de actividades que desenvolve, facto que se apresentou como uma mais valia no momento da concepção da empresa mas após o crescimento essa demasiada diversificação acabou por não o ser, tendo em conta as competências da organização.

A empresa não direccionou estrategicamente os seus objectivos para as actividades mais rentáveis como é o caso do sector dos electrodomésticos e dos móveis;  

  • Dificuldades no acompanhamento do mercado concorrente devido a pouco estudo mercado, não existindo uma melhoria contínua a nível da qualidade do serviço vs preços de forma a competir com as grandes superfícies em expansão;
  • Falta de profissionais habilitados e qualificados na organização para a gestão de alguns sectores que apresentavam potencial lucrativo;
  • Má gestão de stocks levando a uma retenção monetária;
  • Má gestão financeira relativamente a prazos de cobrança muito prolongados com os credores;
  • Má organização e gestão de objectivos levando a conflitos internos entre profissionais das várias actividades;
  • Falta de visão empresarial para analisar o crescimento da empresa e investir à posteriori nos “pontos fortes” tanto em formação, como recursos humanos, estudos de mercado, melhor da qualidade de produtos e serviços, marketing, etc.

 

Os problemas da SGPM acima referidos traduzem-se numa organização apenas com definição dos seus fins estratégicos gerais mas sem capacidade crítica e de gestão para, consequentemente, ao seu crescimento enquanto empresa evoluir também a sua definição de missão e dos objectivos a que se destina de acordo com as suas competências.

Visão e entendimento comum, unidade de direcção e esforços de toda a organização requerem uma correcta definição de negócio que ao longo do seu crescimento a SGPM perdeu. Mas sendo a definição de negócio o ponto de partida para as decisões estratégicas, importa saber qual o negocio da SGPM.

Naturalmente, que esta preocupação na definição do negócio não deve ser apenas quando a empresa está em crise mas pelo contrário quando esta se encontra bem sucedida, pois há que estar atento às mudanças mais profundas do ambiente que podem induzir alterações estratégicas mesmo nas empresas bem sucedidas que não podem ou não devem adormecer à sombra dos louros conquistados.

2. Que tipo de planeamento deveria ser proposto?

O planeamento como a própria palavra diz traduz-se na elaboração de planos. Consiste em determinar antecipadamente o que se deve ser feito para que se consigam os objectivos pretendidos e como fazê-lo.

No processo de planeamento, a primeira coisa que tem de ser definida é o objectivo fundamental, a sua missão, que se pretende atingir, o qual, apresentado de uma forma simultaneamente genérica e sintética traduz a finalidade última da SGPM.

A missão duma organização consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. É o enunciado dos propósitos gerais e permanentes que expressam as intenções fundamentais na gestão global da empresa, proporcionando orientações para o seu desenvolvimento futuro. Traduz-se na prática numa filosofia básica da actuação da empresa e é o ponto de partida para a definição dos outros objectivos que a ela estão subordinados.

Os objectivos, por sua vez, definem-se como o resultado desejado numa qualquer actividade. Enquanto a missão é definida de uma forma genérica, vaga, não quantificada, os objectivos devem ser explicitados de forma bem concreta.

Definidos os objectivos (missão e objectivos específicos) o próximo passo do planeamento é a elaboração dos planos, documentos que expressam a forma como os objectivos irão ser atingidos.

Os planos devem ser elaborados por todo e qualquer gestor, qualquer que seja o nível de actuação, pois a simples determinação de um objectivo não garante que este seja cumprido Por outro lado, há varias formas de caminhar no sentido da prossecução dos objectivos definidos, a elaboração de planos destina-se fundamentalmente a escolher e definir a melhor abordagem.

O planeamento reveste características diferentes conforme o nível de gestão, desde logo pelas próprias características do ambiente, também elas diferentes para os gestores de topo em relação aos dos níveis intermédios.

Consideram-se três níveis de planeamento: o estratégico, táctico e operacional.

No caso da SGPM deveria ser proposto o Planeamento Estratégico.

O planeamento estratégico é o processo através do qual a gestão de topo, idealmente com a colaboração dos gestores dos outros níveis, define os propósitos globais da organização (a missão), os objectivos genéricos e a forma de os alcançar.

O planeamento estratégico visa antecipar o futuro da SPGM a longo prazo, envolvendo avultados ou mesmo a totalidade dos recursos disponíveis, afecta todas as actividades da empresa e é crucial para o sucesso da organização. É uma actividade cuja responsabilidade cabe fundamentalmente aos gestores de topo.

A SPGM é uma organização diversificada, isto é, com vários negócios ou vários produtos que exigem estratégias diferentes (unidades estratégicas de negócios) assim sendo o planeamento estratégico na SPGM deverá ser um planeamento estratégico das unidades de negócios (SBU), ou seja, a definição de como cada uma das unidades estratégicas de negócios deve concorrer no seu mercado específico com os seus produtos específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (357.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com