TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual era a origem da riqueza para os mercantilistas?

Por:   •  9/3/2022  •  Monografia  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS[pic 1]

Unidade Acadêmica de Educação Online

Cenários econômicos internacionais

Aluna: Andrieli Albani

Questões

  1. Qual era a origem da riqueza para os mercantilistas?

Os fatos que levaram ao surgimento das ideias mercantilistas, bem como estas ideias em si e suas práticas. O mercantilismo foi o conjunto de ideias econômicas que dominaram os ambientes políticos e comerciais na Europa do século XVI, XVII e XVIII. O bulionismo acreditava que acúmulo de metais é que definiria a riqueza de um país. Observou-se também que neste período surgiu o conceito de "balança comércio".

No entanto podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

2. Discuta as condições necessárias para que haja comércio entre duas nações, segundo os argumentos da teoria das vantagens absolutas?

Segundo a teoria das vantagens absolutas, um país produtor que necessita de menos insumos e tempo para produção de um determinado produto possui uma vantagem absoluta em relação a outro país, que necessita maiores quantidades de tempo e insumo.  Sendo assim, o país deveria se especializar na produção deste produto e não produzindo mais outros produtos que teriam queda de produção.

3. Qual era o problema da teoria das vantagens absolutas e que foi contemplado pela teoria das vantagens comparativas? Em que circunstâncias um país tem vantagem comparativa na produção de um determinado produto?  O princípio insiste na explicação sobre o comércio, compreendendo que cada uma das partes é mais produtiva em determinada fabricação de bens em seu país. Considerando que temos uma vantagem absoluta em concentração na nossa região, onde baseamos nosso nicho de mercado, podemos nos beneficiar na especialização de nosso setor, garantindo eficiência na comercialização de nossos produtos em outros países.  Assim vemos que para ter uma relação comercial entre dois p países um tem que oferecer um produto por um custo inferior a produção interna do país.

Na circunstância onde é mais vantajoso um país comprar de outro do que ele mesmo produzir, ou seja, o fato das relações de troca serem mais favoráveis que os preços relativos domésticos.

4. A teoria das vantagens comparativas prova que as nações podem obter grandes vantagens com a especialização e o comércio. Por que, então, os países impõem barreiras ao comércio exterior e procuram diversificar a sua produção em lugar de se especializarem? A princípio insiste na explicação sobre o comércio, compreendendo que cada uma das partes é mais produtiva em determinada fabricação de bens em seu país. Considerando que temos uma vantagem absoluta em concentração na nossa região, onde baseamos nosso nicho d e mercado, podemos nos beneficiar na especialização de nosso setor, garantindo eficiência na comercialização de nossos produtos em  outros países.  Assim vemos que para ter uma relação comercial entre dois países um tem que oferecer um produto por um custo inferior a produção interna do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (226 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com