TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o significado do equilíbrio de mercado?

Por:   •  30/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ECONOMIA I

Gabarito - 4º Lista de Exercícios

Nome do aluno que entregou este trabalho:

1. Qual o significado do equilíbrio de mercado?

O equilíbrio de mercado pode ser entendido como a situação em que são compatibilizados os interesses dos consumidores e produtores. Esse equilíbrio é comumente representado graficamente e é representado pela interseção das curvas de oferta e de demanda. O equilíbrio representa o preço e a quantidade do bem que é efetivamente comercializada no mercado. Analiticamente, sua estabilidade decorre, além das inclinações das curvas, da hipótese ceteris paribus. A flexibilização desta hipótese se manifesta pela alteração das outras variáveis de mercado, como a renda e o preço dos outros bens.

2. INSTITUTO RIO BRANCO [2003 – nº 27]

Considerando os conceitos básicos da análise econômica, julgue se a afirmativa é certa ou errada.

“O pacote recente do governo brasileiro, que injetou crédito de R$ 400 milhões para a compra de eletrodomésticos, deslocará a curva de demanda de eletroeletrônicos para cima e para a direita, e a curva de oferta desses bens, para baixo e para a esquerda”.

Errado. Com a injeção do crédito de R$ 400 milhões, pode-se supor que haverá um deslocamento da curva de demanda para cima e para a direita, pois agora os consumidores terão, mais facilmente, dinheiro para comprar aqueles produtos. A curva de oferta, contudo, manter-se-á inalterada.

3. Mostre os impactos, sobre o equilíbrio de mercado, de alterações: i) na renda do consumidor; ii) no preço dos bens substitutos e complementares no consumo e na produção; iii) do aumento nos custos de produção; e iv) das alterações nas preferências dos consumidores.

Este exercício mostra o impacto, sobre o equilíbrio, de alterações em outras variáveis que não o preço do bem. Tais alterações provocam deslocamentos nas curvas, conforme indicado a seguir.

Alterações na renda

Suponha uma elevação na renda. Neste caso, deve-se considerar se o bem é inferior ou normal (ou superior). No caso dos bens inferiores, a elevação da renda provoca deslocamento na curva da demanda para a esquerda, , resultando na queda do preço e da quantidade de equilíbrio. Se o bem é normal (ou superior), o deslocamento da curva de demanda se dará para a direita, resultando na elevação do preço e da quantidade de equilíbrio. Alteração no preço dos bens substitutos e complementares na demanda Suponha que a análise de mercado tenha como referência o bem X. Suponha a elevação no preço do bem Y. Se o bem Y é substituto de X no consumo, a curva de demanda por X se deslocará para a direita, de forma semelhante ao considerado resultando no aumento do preço e da quantidade de equilíbrio. Se o bem Y é complementar ao bem X no consumo, a curva de demanda por X se deslocará para

a esquerda, resultando na queda do preço e da quantidade de equilíbrio.

Alteração no preço dos bens substitutos e complementares na oferta

Suponha que a análise de mercado tenha como referência o bem A. Suponha a elevação no preço do bem B. Se o bem B é substituto na produção do bem A, a curva de oferta de A se deslocará para a esquerda, resultando no aumento do preço e redução na quantidade de equilíbrio. Se o bem B é complementar na produção do bem A (ou seja, decorre da produção do bem A), a curva de oferta de A se deslocará para a direita, resultando na redução do preço e aumento na quantidade de equilíbrio. Elevação nos custos de produção A elevação nos custos de produção de um determinado bem provoca o deslocamento da curva de oferta para a esquerda, resultando na elevação do preço e redução na quantidade de equilíbrio.

Alterações nas preferências dos consumidores

As alterações nas preferências dos consumidores provocam deslocamento na curva de demanda. Para saber a direção do deslocamento, é necessário saber se essa alteração eleva ou reduz a demanda do bem objeto de análise. Suponha que essas preferências, induzidas, por exemplo, pela propaganda, elevem a demanda do bem. Nesse caso, a curva de demanda se deslocará para a direita, tendo como resultado a elevação no preço e na quantidade de equilíbrio.

4. Analise graficamente o impacto da elevação dos preços do petróleo sobre a demanda de automóveis. Considere, em sua resposta, a possibilidade de se ter carros mais econômicos.

Supondo o carro como um bem homogêneo, pode-se considerar os impactos da elevação do preço da gasolina pelo deslocamento da curva de demanda por automóveis para a esquerda, o que resulta na queda do preço e da quantidade de equilíbrio no mercado. Entretanto, pode-se pensar na diferenciação dos carros entre aqueles menos e mais econômicos. Nesse caso, a elevação do preço do petróleo pode elevar a demanda por carros mais econômicos. Esse fato pôde ser observado a partir do segundo choque do petróleo, quando os carros de alto consumo tiveram a demanda e preço reduzidos, elevando a demanda por veículos mais econômicos. Esse exemplo mostra que a análise de mercado possui ampla aplicabilidade prática e deve levar em consideração as especificidades do bem objeto de estudo.

5. Apresente um exemplo de choque de demanda. Mostre em um gráfico os efeitos desse choque no preço e na quantidade demandada.

Aquisição de máscaras e álcool 70% no início da Pandemia. Deslcocamento da curva de demanda para a direita e para cima. Aumento de preço e da quantidade demandada. Ou:

6. Apresente um exemplo de choque de oferta. Mostre em um gráfico os efeitos desse choque no preço e na quantidade demandada.

7. Para cada evento e mercado, diga se há deslocamento na curva de demanda, na curva de oferta, nenhuma mudança ou mudança nas duas curvas:

a) Efeito do desenvolvimento da tecnologia de monitores de cristal líquido no mercado de televisão.

Deslocamento da curva de oferta para a direita (se o aluno considerar que há um mercado para os televisores com a tecnologia antiga e outros para os televisores com monitor de cristal líquido, aí há um choque negativo de demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (554.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com