TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida No Trabalho

Por:   •  23/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  17.433 Palavras (70 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 70

Qualidade De Vida No Trabalho

RESUMO

As grandes transformações decorridas do mundo globalizado, com mercados altamente competitivos, fizeram com que a qualidade de vida no trabalho fosse mais valorizada e considerada como fator que impacta diretamente a maximização dos lucros e a criação de vantagens competitivas. O estudo dessa área tornou-se fundamental, pois, para diferenciar-se de seus concorrentes e ganhar vantagem competitiva, as empresas investem em seus empregados, sabedoras de que funcionários satisfeitos tendem a produzir mais e melhor.

Assim, manter a Qualidade de Vida no Trabalho é cada vez mais importante para as clientes e para o sucesso das organizações.

A escolha do tema deste trabalho considerou essas premissas, em busca de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre a Qualidade de Vida no Trabalho - QVT. Para atingir este objetivo foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo, buscando analisar a percepção dos empregados de uma empresa privada sediada em Brasília/DF sobre determinadas variáveis que impactam a QVT.

1 INTRODUÇÃO

A presente monografia tem como eixo central a questão da Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, indispensável à produtividade e à competitividade das empresas. Nesse sentido, o trabalhador, como fator primordial para a sustentabilidade e sucesso, tem sido cada vez mais, foco de preocupação dos dirigentes das organizações em busca de atingir seus objetivos. Assim, nos tempos atuais, vemos a Qualidade de Vida no Trabalho - QVT ganhar crescente valorização.

Durante muito tempo, quando se falava em qualidade nas empresas, dava-se ênfase principalmente à produção. Atualmente, fala-se não apenas em qualidade de vida no trabalho, mas também em qualidade de vida dos empregados. Essa mudança é promovida, especialmente, pelo fato das organizações perceberem que a felicidade e a satisfação do empregado no trabalho são fundamentais para que sejam produtivos. É importante que os empregados sintam que o trabalho que executam é adequado às suas habilidades e que são tratados como pessoas dignas por executarem bem suas tarefas. Não se pode esquecer que parte de suas vidas é dedicada ao trabalho e que para muitos o trabalho é considerado como a maior fonte de identificação e realização pessoal.

Entre os pesquisadores de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT - há o entendimento de que se os empregados estiverem trabalhando em boas condições, com equilíbrio físico, psíquico e social, haverá melhoria nos níveis de qualidade de vida dos trabalhadores. com o conseqüente aumento da produtividade.

Neste sentido, a proposta desta pesquisa consiste em identificar e analisar os principais fatores que tem um significativo valor para o aumento da Qualidade de Vida no Trabalho - QVT dos colaboradores da empresa SMART.

1.1 Caracterizações da empresa

A pesquisa foi realizada na SMART Construtora e Incorporadora Ltda., empresa privada fundada em 10 de Janeiro de 2003, e localizada no Setor Comercial Norte, em Brasília/DF.

A organização apresenta a seguinte missão e objetivo:

a) Missão: Proporcionar aos clientes a realização do sonho do imóvel próprio, oferecendo ao mercado imobiliário de Brasília imóveis de qualidade e de baixo custo, além de atender com confiabilidade as necessidades dos clientes, perpetuando parcerias com justa lucratividade.

b) Objetivo: Oferecer ao mercado imobiliário de Brasília imóveis de qualidade e com baixo custo, atrelados a modernos métodos de construção, de forma a tornar possível a aquisição da casa própria ou um investimento com rentabilidade garantida.

Tendo como ramo de negócio a incorporação imobiliária, construção e comercialização de imóveis, a SMART atua em Brasília e outras regiões administrativas do Distrito Federal. Operando com imóveis no padrão quitinete e apartamentos de dois quartos, tem como principal público-alvo as classes sociais B e C e como fonte de investimento, atendendo ainda um pequeno segmento da classe A.

A empresa gera 29 empregos diretos, distribuídos conforme demonstrado na Figura 1. Segundo informações prestadas pela empresa, sua participação no mercado imobiliário do Distrito Federal é de 3% (três por cento), tendo como concorrentes diretos a Via Engenharia Regional, MR Pinho Construtora e Empreendimentos Imobiliários Ltda., Construtora Mais Ltda. e Rotacom Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Figura 1 – Organograma da empresa SMART

Segue uma breve descrição dos cargos existentes na empresa:

Gerente Administrativo

Identifica as necessidades da empresa, controla a operação de processos administrativos, participa de reuniões relativas ao desenvolvimento da política da empresa, elabora planos de atividade gerencial, zela pela observância da legislação vigente e das normas próprias da empresa e mantem contato com a direção geral.

Gerente Financeiro

Dirime dúvidas relativas às reservas financeiras da empresa e aos procedimentos contábeis, orienta a diretoria quanto a aplicações financeiras e representa a empresa junto a instituições financeiras.

Gerente Operacional

Controla a frequência dos operários e o fluxo de entrada e saída de documentos, mantem contato com os engenheiro de obras e coordena, com auxílio do encarregado, a distribuição de pessoal.

Secretária Executiva

Executa tarefas relativas a anotação, redação, digitação e/ou datilografia e organização de documentos e a outros serviços de escritório, como recepção, registro de compromissos e informações, principalmente junto à Direção, procedendo segundo normas específicas, rotineiras ou de acordo com seu próprio critério, para assegurar e agilizar os trabalhos administrativos da empresa.

Auxiliar Administrativo

Executa atividades de apoio administrativo de natureza variada.

Motorista

Guia veículos automotores, conduzindo-os em trajeto determinado, de acordo com instruções recebidas; efetua o transporte de passageiros, cargas e mercadorias.

Mestre de Obras

Coordena a locação de empregados nas obras, verifica a qualidade de serviços e produtos confrontando-os com as orientações dos projetos.

Pedreiro

Cumpre as determinações de seu superior quanto às tarefas ligadas ao seu cargo; propõe medidas relativas ao seu serviço tendo em vista a produtividade e a economia; mantém em boas condições de uso o material e as ferramentas que utiliza e zela pela segurança própria e coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (118.5 Kb)   pdf (475.5 Kb)   docx (629.2 Kb)  
Continuar por mais 69 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com