TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  19/5/2016  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Pessoas e empresas estão se conscientizando que a saúde e a felicidade são imprescindíveis para ter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. A busca de transformar intensões em ações que possam extinguir ou reduzir o stress causado pelos muitos afazeres do dia a dia deve ser de forma continua em sua aplicação nos dias de hoje. Essa conscientização deve partir de cada pessoa a fim de cooperar e estimular os demais a terem hábitos saudáveis tanto fisicamente, mentalmente e espiritualmente, com isso produzir um ambiente saudável e produtivo.

Os conceitos saúde doença não se tratam de um estado e sim de um equilíbrio de fatores que levam o individuo estar saudável ou doente, não necessariamente relacionado ao seu corpo, e sim em todos os aspectos que o envolvem em seu convívio. A saúde pode ser considerada o mesmo que felicidade, em que todos ser humano desde o seu nascimento como se fosse um alvo ou uma meta a ser conquistada.

Dentro dessa busca pela felicidade pode se encontrar barreiras emocionais, tais como: frustações, desapontamentos, dor, perigo, entre outras. Precisa se ter capacidade de superar e controlar para poder seguir em frente sem que essas oscilações atrapalhem a busca pela felicidade.

No entanto pode se ver uma desumanização no trabalho em que pessoas são consideradas peças que compõem um grande mecanismo, que são levados ao seu limite de resistência nervosa a fim de cumprir as pressões impostas pelas necessidades de um mercado cada vez mais competitivo, e não seres vivos que possuem sentimentos e podem adoecer e não ter o mesmo desempenho que pode ser ter estando saudável.

Ser reconhecido por suas contribuições, oportunidade de crescer entender que sua função é tem importância para a organização, ser tratado com respeito, seus objetivos pessoais serem valorizados, e ser recompensado não só materialmente e sim moralmente.

Fazer oque gosta e ter prazer em realizar suas funções é o que todos buscam. Cada vez mais profissionais buscam melhores condições de saúde, de vida, mais tempo para estarem com seus familiares, abrindo mão de maiores salários e benefícios.

A qualidade de vida depende também da saúde emocional do individuo, que talvez possa estar passando dificuldades no ambiente familiar e mesmo sem querer e perceber isso o afeta no ambiente de trabalho, ou vice versa, fazendo com que seu desempenho não atinja as expectativas. Sendo assim deve se desenvolver a inteligência emocional para que seja possível controlar essas dificuldades que podem acontecer na vida de qualquer pessoa.

A qualidade de vida não esta relacionada a medidas, regras ou benefícios que uma pessoa pode ter, mas sim no equilíbrio em oque pretende com oque já possui por isso a definição de qualidade de vida pode variar de pessoa para pessoa. Para se atingir esse estagio de equilíbrio deve se ter um ambiente saudável em todas as áreas em que se este envolvido, no ambiente de trabalho, com a família, com as pessoas de modo geral e consigo mesmo.

No Brasil a qualidade de vida no trabalho depende de uma mudança cultural tanto nas organizações como nas pessoas, existem já algumas empresas que se destacam por seus esforços em proporcionar tais evoluções com seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (875.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com