TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 11

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

INTRODUÇÃO

Atualmente fala-se muito em qualidade nas empresas: qualidade no serviço, no produto, no atendimento, no pré e pós-venda enfim, busca-se a tão falada “qualidade total”. Para atingir qualidade em qualquer produto ou serviço primeiramente deve-se levar em consideração a qualidade de vida na organização, que é o assunto que iremos tratar no decorrer desse artigo.

A qualidade no trabalho acontece quando a organização consegue deixar seus colaboradores motivados e consequentemente satisfeitos. Com as mudanças que vem acontecendo, as organizações procuram dar ênfase aos colaboradores, buscando e mantendo talentos, elas começam a ver e analisar o lado pessoal das pessoas para assim transformar o ambiente de trabalho em um ambiente saudável e harmonioso.

Para que a qualidade de vida no trabalho aconteça, é necessário melhorar cada vez mais a satisfação do colaborador, incentivando-o, fazendo elogios, mostrando que seu trabalho é importante para a empresa. Satisfação e motivação caminham juntas, lado a lado, assim os dois lados ganham; a empresa e os colaboradores.

Mas tanto se fala nessa qualidade, tanto se almeja, mas poucas organizações trabalham para que de fato aconteça. É muito mais fácil encontrar pessoas desmotivadas, sem interesse pelo seu trabalho, trabalhando por trabalhar. A empresa que quer fazer a diferença, que busca obter sucesso, que procura manter mão-de-obra e atraí-la deverá investir para assim poder melhorar equipamentos, melhorar líderes fazendo treinamentos, fazer ajustes no ambiente de trabalho; partir primeiro para necessidades mais básicas, para mais tarde investir na parte emocional, no particular que envolve cada um.

Para tanto, queremos mostrar de forma clara e objetiva como acontece a qualidade de vida no trabalho: seus conceitos, suas formas e de que forma tudo isso vai refletir na vida do colaborador e da empresa. Vamos levantar todos os pontos positivos que a prática de um bom ambiente de trabalho pode trazer para um negócio, tendo foco na gestão de pessoas.

  1. A ORIGEM DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Em 1970, o professor Louis Davis criou a tão falada “qualidade de vida no trabalho”. Para ele, qualidade de vida no trabalho refere-se à preocupação com bem-estar geral e a saúde dos colaboradores no desempenho de suas tarefas.

Nos Estados Unidos existia a preocupação em relação à competividade que vinha acontecendo com outras nacionalidades, e os japoneses, para preocupação dos EUA, se mostravam cada vez mais empenhados em mostrar e adquirir práticas gerenciais para melhorar seus processos e reduzir os conflitos nas organizações.

Mas toda essa luta para a qualidade dos trabalhadores foi motivada por lutas de trabalhadores e estudantes, que eram contra aqueles modelos de indústria da década de 50, onde homens eram tratados como máquinas, apenas com propósito de produtividade e produção.

A QVT vem sendo a preocupação do homem desde antigamente, existiam outros contextos para isso, mas sempre com a mesma preocupação, sempre voltada para satisfazer e melhorar as situações vividas pelo trabalhador no desempenho se suas funções na organização. (FRANÇA, 2003)

Atualmente, cada vez mais as pessoas buscam por trabalhos nos quais elas se sintam motivadas e seguras, um ambiente tranquilo e favorável para diminuir o estresse. Claro que também devemos levar em consideração aspectos como remuneração e benefícios oferecidos pela empresa, que ajudarão na qualidade de vida dos trabalhadores.

  1. O QUE É A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Todas as pessoas buscam pela felicidade em suas vidas pessoais, e no trabalho não seria diferente, é apenas consequência. A qualidade de vida no trabalho refere-se à felicidade e insatisfação do empregado com sua função.

Se o empregado trabalhar no que gosta, naquilo que realmente tem habilidade, ele consequentemente terá muita qualidade de vida no trabalho, afinal ele estará feliz tanto na vida profissional levando isso para pessoal. Já aqueles que não têm vontade de vir ao trabalho, não gostam do que fazem não se entendem com o líder, apresentarão níveis de descontentamento com o trabalho, afinal tem algo que não está bom para eles.

A qualidade de vida no trabalho é baseada na satisfação das pessoas e em geral envolve dois fatores: as necessidades básicas: comida, bebida, ambiente agradável, ventilação, iluminação... E o outro fator, que é determinado pela personalidade, os desejos que o indivíduo tem.

Segundo Santana, “Uma pessoa com uma elevada qualidade de vida tende a se sentir como se todos os seus desejos e necessidades tivessem sido alcançados”, o indivíduo que está feliz ficará feliz na vida pessoal e na organização, produzindo mais e buscando inovações para seu trabalho.

  1. MODELOS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

  Quando a qualidade do trabalho é boa, tudo muda e fica diferente, conduzindo-se a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar as suas contribuições. (CHIAVENATO, 1999).

São diversos os fatores que influenciam no desempenho do cargo e no clima organizacional. Alguns estudiosos criaram indicadores que influenciam na QVT, para isso desenvolveram modelos de QVT.

  1. MODELOS DE QVT SEGUNDO NADLER E LAWLER

Segundo Nadler e Lawler (apud CHIAVENATO, 1999), a QVT está fundamentada em quatro aspectos:

  1. Participação dos funcionários nas decisões;
  2. Reestruturação do trabalho através do enriquecimento de tarefas e de grupos autônomos de trabalho;
  3. Inovação no sistema de recompensas para influenciar o clima organizacional;
  4. Melhoria no ambiente de trabalho quanto às condições físicas e psicológicas, horário de trabalho.

A partir do momento que estes quatro aspectos são incorporados à organização, o ser humano passa a se sentir parte integrante da mesma, o que é muito importante para a evolução da organização e dos seus funcionários.

3.2 MODELOS DE QVT SEGUNDO HACKMAN DE OLDHAN

Hackman e Oldhan (apud CHIAVENATO, 1999) desenvolveram um modelo de QVT onde as dimensões do cargo produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais de trabalho que afetam a QVT. Estes estados psicológicos críticos são criados por sete dimensões básicas de trabalho:

  1. Variedades de habilidades: quando o cargo requer várias e diferentes habilidades, conhecimentos e competência da pessoa para a sua realização.
  2. Identidade da tarefa: onde o trabalho é realizado do inicio até o fim com um resultado visível, para que a pessoa possa perceber que produz um resultado palpável;
  3. Significado da tarefa: a pessoa deve ter uma clara percepção de como o seu trabalho produz consequências e impacto sobre o trabalho das outras;
  4. Autonomia: a pessoa deve ter responsabilidade pessoal para planejar e executar as tarefas, autonomia e independência para desempenhá-las;
  5. Retroação do próprio trabalho: a tarefa de proporcionar informação de retorno á pessoa para que ela própria possa auto-avaliar seu desempenho;
  6. Retroação extrínseca: deve haver o retorno proporcionado pelos superiores hierárquicos ou clientes a respeito do desempenho na tarefa e
  7. Inter- relacionamento: a tarefa deve possibilitar contato interpessoal do ocupante com outras pessoas ou clientes internos e externos.

Através das sete dimensões básicas de trabalho as pessoas passam a desenvolver suas atribuições de forma diferenciada, contribuindo com a organização fazendo um trabalho satisfatório e melhorando a QVT dentro do seu ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com