TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  18/5/2015  •  Artigo  •  4.348 Palavras (18 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO

GESTÃO DE PESSOAS

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

RHAWELLY ALBUQUERQUE DO NASCIMENTO

6º PERÍODO

PROFª JANAINA VARGAS S. TESTA

PROFª ELISETE ALICE ZANPRONIO DE OLIVEIRA

PROFª  FERNANDA MENDES CALEIRO

PROFª  FABIANE T MUZARDO

SOBRAL – CEARÁ

MAIO - 2015

[pic 3][pic 4]

Rhawelly Albuquerque do Nascimento

anrhaawelly@gmail.com

Profª Janaina Vargas S. Testa

Profª Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Profª  Fernanda Mendes Caleiro

Profª  Fabiane T Muzardo

1.   Graduanda em Bacharelado em Administração pela Universidade Norte do Paraná  – UNOPAR.

RESUMO[pic 5]

O intuito do presente trabalho é apresentar um estudo sobre a qualidade de vida no mercado de trabalho, a conhecida QVT, em seu contexto histórico, desde os períodos remotos aos dias atuais, bem como, a sua evolução mediante a trajetória que esta fez junto à sociedade. Ainda, as dificuldades que esta teve de enfrentar e as conquistas que a mesma adquiriu durante todo o processo de atividade. Neste artigo buscou-se mostrar em seu conteúdo o tema: Qualidade de Vida no Trabalho - QVT, inserindo um estudo com um olhar crítico e consultivo, visando relatar para a área da Administração, a possibilidade de reconhecer dentro desse contexto todo o teor em relação à QVT atual com os momentos anteriores atrelados ao percurso, e ainda, relatar os conflitos e vitórias que os patrões e trabalhadores enfrentaram, passando por várias mudanças na busca de uma melhoria em sua adaptação de atitudes, mediante uma sociedade empresarial, que visa construir um sistema de sobrevivência com a qualidade de vida no trabalho, voltando-se para a preparação de pessoas com condições humanas e de seres atuantes em seu meio e que executem o seu trabalho com dignidade e satisfação. Diante de suas buscas incessantes e em relação as suas atividades e que as envolve no desenvolvimento da construção do conhecimento da valorização, buscando assim, a evolução do homem, sendo esse, considerado agente de transformação da sociedade, através de um trabalho satisfatório, contribuindo assim, para o enriquecimento pessoal e da empresa que presta serviços, oferendo para mesma um produto de qualidade, competindo à empresa, fazer o papel de elevar a autoestima de seus funcionários, através de programas que os valorizem.

Palavras chaves: atividade, trabalho, satisfação, vida, valorização.

ABSTRACT

The purpose of this paper is to present a study on the quality of life in the labor market, known QVT, in its historical context, from ancient times to the present day, as well as its progress through the path which it did by the society. Still, the difficulties they had to face and the achievements that it has acquired throughout the process activity. In this article we tried to show in your content the theme: Quality of Life at Work - QVT, by inserting a study with a critical eye and advisory, aiming to report to the area of ​​management, the ability to recognize in this context the whole tenor over the current QVT with previous moments linked to the route, and also report the conflicts and victories that employers and workers have faced, going through several changes in the search for an improvement in his adaptation of attitudes by a business company which aims to build a Survival system with the quality of life at work, turning to preparing people with human beings acting and conditions in their midst and perform their work with dignity and satisfaction. Before his incessant search and in relation to their activities and that involves the development of the construction of the appreciation knowledge, seeking thus the evolution of man, and this is considered agent of transformation of society, through a satisfactory job, thus contributing for personal enrichment and the company that provides services, offering to it a quality product, the company competing, playing the role of raising the self-esteem of its employees through programs that value them.

Key words: activity, job satisfaction, life, appreciation.

1. INTRODUÇÃO[pic 6]

Por se tratar de uma sociedade em que se dar mediante um processo produtivo e evolutivo, ocorrendo de acordo com cada época e que se manifesta a partir da necessidade de cada meio. É fato comprovado, a importância do trabalho na vida do ser humano, pois o mesmo tem a função de dignificar o homem.

Com isso, parte-se da ideia do que do vem ser a qualidade de vida no trabalho ou QVT, mediante uma sociedade trabalhadora, sendo assim, a saída para melhoria da condição de vida de um grupo social.

Observa-se o que acontece no desenvolvimento do ser humano e do meio em que este vive, desde a sua existência, combinando com os benefícios criados em prol de sua melhoria, atrelados às vantagens da qualidade de vida em seu trabalho, o que esta pode lhe oferecer diante de preceitos, pode-se compreender que a mesma envolve conhecimento, valores, usos e funções sociais. Sendo assim, o trabalho, é um processo que acontece de acordo com sua época, focando na evolução da pessoa, enquanto ser humano que atua em uma sociedade em desenvolvimento e que cresce em volta da evolução tecnológica, em valores e principalmente, na condição de valorização da vida.

A qualidade de vida no trabalho está fundamentada em regras, compreendendo preceitos que valorizam o trabalhador, bem como, a interpretação das coisas intrínsecas no meio e no espaço, apresentando a esse, uma condição digna de viver mediante ações que o beneficia, ou seja, a busca pelo verdadeiro significado da satisfação em executar algo.

E nessa intenção, busca-se realizar diante dessa pesquisa um levantamento teórico, sobre as concepções de autores como ALBORNOZ (1986), LIMA (2001) e BÚRIGO (1991). Em todo seu contexto, buscando assim, mostrar a importância e a necessidade do processo de desenvolvimento do ser humano, mediante a busca pelo reconhecimento, pela verdade, onde este seja considerado parte de seu desenvolvimento em se tratando do termo trabalho, transformando-se num ser capaz de desenvolver suas potencialidades.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com