TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.554 Palavras (15 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 15

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Profa.: Marcio de Lima Coutinho

MARCOS ANTONIO VIEIRA

ELTON ELYSON

SANDRO SILVA

JARISON LEONARDO

RAIFF PINHEIRO

SIDIVANIA SOARES

GLEYCE KELLY

ANGELICA RODRIGUES

JOSE CARLOS

LUCAS HENRIQUE

LUCAS MENDES

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

JOÃO PESSOA/PB

MAIO/2015

MARCOS ANTONIO VIEIRA

ELTON ELYSON

SANDRO SILVA

JARISON LEONARDO

RAIFF PINHEIRO

SIDIVANIA SOARES

GLEYCE KELLY

ANGELICA RODRIGUES

JOSE CARLOS

LUCAS HENRIQUE

LUCAS MENDES

        

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Trabalho para avaliação do terceiro estágio referente à disciplina de Psicologia das Organizações do Curso de Administração, sobre Qualidade de Vida no Trabalho, para apreciação profa. Marcio de Lima Coutinho.

                                                          JOÃO PESSOA/PB

MAIO/2015

INTRODUÇÃO

O mundo vive hoje um momento de transição fantástico que se reflete na busca
incessante pelo incremento da competitividade organizacional. Tal desafio, por sua vez, pode
ser apontado como um dos responsáveis pela necessidade da qualidade.

Nosso trabalho tem como objetivo citar alguns aspectos necessários para uma qualidade de vida adequada no trabalho (QVT). Tais como: compensação justa e adequada, oportunidade de crescimento, segurança, relevância social do trabalho, relacionamento humano dentro da organização, saúde e a importância dos programas de (QVT) para as organizações.

DESENVOVIMENTO

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES

O trabalho é a forma de interação do homem e o meio ambiente, assegurando a sobrevivência e estabelecendo as relações interpessoais, entretanto, a qualidade de vida no trabalho não é apenas um aumento em seu salário, mais sim quando o colaborador tem a liberdade de se expressar, for reconhecido profissionalmente e pessoalmente.

As empresas têm percebido e buscam manter os níveis de satisfação e qualidade de vida no trabalho estimulando melhor relacionamento com sua equipe de trabalho, pois estes ficam maior parte de suas vidas no seu ambiente de trabalho é fundamental que esse local possa ser agradável e saudável para melhor realização de seus trabalhos. Atrair e manter bons colaboradores são uma das necessidades das organizações, em conta partida estes proporcionaram crescimento à organização por estarem satisfeitos, melhorando a comunicação e imagem da organização diante do mercado, gerando maior satisfação, diminuição do absenteísmo, aumento da qualidade e produtividade, redução dos custos. E os colaboradores podem se beneficiar de melhoramentos através de: segurança, desenvolvimento social, profissional e pessoal, ter comprometimento, alegria, disposição e energia, motivação, orgulho e admiração com esses dois extremos que são organização e colaborador. (KARPINSKI, STEFANO 2008).

O relacionamento humano gerado no ambiente de trabalho é influenciado pela estrutura organizacional. O ser humano busca prioritariamente a felicidade, a realização dos sonhos e a boa e harmoniosa convivência com os demais tanto dentro quanto fora da empresa. As relações de amizade e respeito fortalecem o convívio interpessoal. O ser humano é dotado de sentimentos e emoções, precisa amar e ser amado, compreender e ser compreendido, aceitar e ser aceito pelos demais. Aprendendo a conviver com as diferenças e sentindo que essa segurança afetiva pode levar a um equilíbrio emocional e gerar um ambiente de trabalho saudável e produtivo (BRONDANI 2010).

A convivência entre pessoas é difícil e desafiante, pelo motivo de cada um se comporta de forma diferente quando está inserido em um grupo de trabalho. Profissionais competentes individualmente podem ser levados a render muito abaixo de sua capacidade devido a influência do grupo e das situações de trabalho. Segundo Ruggiero (2008.p.45) por mais engajados que os colaboradores sejam, sua força jamais será potencializada se não houver bom relacionamento entre os mesmos. Em um relacionamento é preciso que tenhamos, boa educação e respeito mútuo entre gestores e colaboradores. A efetiva força do grupo só será possível por meio de um relacionamento transparente e não superficial entre seus membros.

Para uma reflexão, de como esta sendo tratada a relação interpessoal, segue “Os dez mandamentos das relações humanas”:

1) Fale com as pessoas. Não há nada tão agradável e animador quanto uma palavra de saudação. É muito importante para nós uma palavra amiga.

2) Sorria para as pessoas. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e apenas 14 para sorrir. Então, pelo menos por questão de economia, sorria.

3) Chame as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos é ouvir o seu próprio nome.

4) Seja amigo e prestativo. Se você quiser ter amigos, seja você um amigo leal.

5) Seja cordial. Fale e aja com sinceridade. Tudo quanto você fizer, faça-o com todo o prazer.

6) Interesse-se sinceramente pelos outros. Lembre-se de que você sabe o que sabe, mas você não sabe o que os outros sabem.

7) Seja generoso em elogiar e muito cauteloso em criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança, elevando os outros.

8) Saiba considerar os sentimentos alheios. Existem três lados numa controvérsia: o seu lado, o lado do outro e o lado de quem está certo e às vezes, este alguém positivamente não é você.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (229 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com