TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida no trabalho

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA

 

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

RÔMULO MARTINS

RIO DE JANEIRO. NOV.2014


RÔMULO MARTINS

2011111289

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UCB

Trabalho apresentado como requisito parcial para  aprovação  na disciplina Práticas Investigativas ADM  IV  -  PROJETO da UCB,

Professor Orientador: Jose Mauro

RIO DE JANEIRO. NOV.2014

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

1.1 PROBLEMA

Vivemos numa sociedade em que existem toda distinção, exclusão ou preferência que tenha por fim alterar a igualdade de oportunidade ou tratamento , O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial política, religiosa, sexual, ou idade, que podem levar à exclusão social .

O Ministério Público do Trabalho do Brasil, no desempenho de suas atribuições institucionais tem se dedicado a reprimir toda e qualquer forma de discriminação que limite o acesso ou a manutenção de postos de trabalho. Essa importante função é exercida preventiva e repressivamente, através de procedimentos investigatórios e inquéritos civis públicos.

Tendo o caso do Ministério Público do Trabalho do Brasil, como referência, surgiu a seguinte pergunta:  Como aplicar no meio trabalhista o principio da igualdade de tratamento das pessoas independentemente da religião ou crença, deficiência, idade, orientação sexual, origem ou raça?                                                                                                                            

1.2  HIPÓTESE 

Os investimentos políticos em educação infantil, é um método para combater os tipos de discriminação e pré-conceitos, que possam existir futuramente,e observando que a base    da educação é o aprendizado na infância,  que será refletida futuramente.

1.3  RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Podemos considerar  que o ambiente influa em nossos relacionamentos interpessoais nas empresas. Como fora citado anteriormente alguns locais, como exemplos de ambientes e a evidência da modificação de nosso comportamento. Porém este estudo ficará restrito as pequenas e grandes empresas do mundo e procurará demonstrar como os ambientes internos nestas empresas influem nos relacionamentos das pessoas tanto dos clientes internos, os funcionários entre si, quanto nos clientes externos que são os que proporcionam os ganhos e o crescimento das empresas.

 Todo modelo de empresa pode fazer parte desse tipo de estudo, onde já existe uma clara influência e determinações dadas aos empresários por orientações de empresários da área.

Portanto o estudo, embora possa ser útil a diversas empresas, ficará centrado em pequenas e grandes empresas independentes de especificações.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

        A importância do grau da influência dos fatores que compõem a qualidade de vida dentro da organização.

1.4.2 Objetivo Específico

  • Compreender as condições físicas de trabalho e as recompensas financeiras dos funcionários;
  • Identificar a percepção dos funcionários sobre os índices de apoio a chefia e a relação entre colegas;
  • Apresentar como oportunidades de crescimento e condições de efetiva participação a todos os colaboradores da organização, tanto os objetivos da organização quanto os objetivos individuais.
  • Identificar colaboradores com maior índice de erros e desvios que precisem de treinamento (feedback);
  • Mensurar o grau de satisfação com relação ao treinamento e desenvolvimento.

1.5 JUSTIFICATIVA

Justifica-se a importância da escolha do tema para:

Autor: através deste trabalho pode-se ter uma idéia da importância do Relacionamento interpessoal dentro de uma organização, adquirindo conhecimentos e colocando em prática, pois esses dados estudados dão embasamento profissional para todos os profissionais possibilitando a ampliação dos conhecimentos aprendidos, permitindo aos gestores e tecnólogos a colocarem em prática na área de atuação.

Empresa: o presente artigo tem objetivo mostrar os benefícios que podem ser adquiridos na implantação de melhorias para a empresa e funcionários no futuro, implantando recompensas caso seja considerada positiva ou caso o desempenho seja negativo ou abaixo do padrão, os gerentes podem buscar corrigi-lo ou até mesmo disciplinar o funcionário. Sendo visto também como dispositivo de controle.

Ciência: para construção de um acervo de informação sobre o tema em questão. A partir das pesquisas realizadas a ciência é munida de informações a respeito do tema.

 Sociedade: mostrar como o funcionário pode ter suas habilidades e competências desenvolvidas, como suas tarefas estão sendo realizadas e na busca de melhorias para as organizações.

2 .METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho foi utilizado a seguinte metodologia em conceitos tecidos no campo Administrativo e de Gestão de pessoas por meio de mídias eletrônicas e através de pesquisas bibliográficas e tem como objetivo  analisar a melhor maneira  no relacionamento interpessoal

3. REFERENCIAL TEÓRICO

Na sociedade a qualidade de vida das pessoas  está relacionada a um conjunto de fatores que envolvem meios públicos e privados. Públicos considerando as condições favoráveis de bem estar social das pessoas, como educação, saúde,   transporte entre outras. Privado considerando o âmbito pessoal e mais íntimo, como família, trabalho, lazer. Embora categorias com particularidades distintas, estão intimamente ligadas e influenciam diretamente uma a outra.

Segundo Maximiano (2001,p.272) Quanto maior a satisfação dos funcionários, mais alta é a qualidade de vida no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com