TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida no trabalho

Por:   •  26/9/2016  •  Monografia  •  7.417 Palavras (30 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 30

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO:

Vantagens para empregado e empregador

Wanderley Rodrigo da Costa **

deley_007@hotmail.com.br

Fernando Henrique de Godoi **

henriquegodoi_bb@hotmail.com

Profª Laureny Aparecida Lucio Moterani (Orientadora) ***

laurenylucio@gmail.com

RESUMO

Almejamos a todo o momento uma vida com qualidade, com emprego digno que nos proporcione além dos subsídios mínimos para viver, também um pouco de laser e tranquilidade nos anos subsequentes. Já as empresas buscam funcionários satisfeitos, com empenho e dedicação ao seu emprego. Pensando em aliar os interesses de empregados e empregadores, o conceito de qualidade de vida vem sendo difundido cada vez mais, trazendo benefícios para ambos os lados e deixando a todos felizes. Através da implantação desse tipo de sistema dentro das empresas há a fidelização do empregado, que passa a ter mais reconhecimento e melhor integração com a equipe de trabalho, incluindo seus superiores e passa a ter mais possibilidades de crescimento pessoal, deixando de ser apenas uma peça do quebra cabeça, que pode ser trocada a qualquer momento, ao bel prazer de seu empregador.

Palavras-chave: Produtividade. Saúde. Bem-estar. Satisfação.

 

ABSTRACT

We aim at all times a life with quality decent work that provides us beyond the minimum subsidies to live also some laser and tranquility in subsequent years. The companies seek satisfied employees , with commitment and dedication to their job. Thinking of combining the interests of employees and employers , the concept of quality of life is being spread more and more, bringing benefits to both sides and leaving everyone happy. Through the deployment of such a system within companies for employee loyalty , which now has more recognition and better integration with the work team , including his superiors and now has more opportunities for personal growth, no longer just a piece the puzzle, which can be exchanged at any time at the whim of their employer.

Keywords: Productivity . Health. Wellness . Satisfaction.

INTRODUÇÃO

        

A todo o momento o ser humano busca melhorar sua condição financeira e social, almejando ter uma vida com menos problemas e mais tranquilidade, trabalhando para prover o sustento da sua família e ainda conseguir oferecer aos seus agregados uma qualidade de vida satisfatória e dentro dos padrões a que seu grupo está inserido.

Buscamos possibilidades de crescimento pessoal e profissional, reconhecimento pessoal e financeiro, para que os sonhos tornem-se realidade graças ao nosso esforço dentro de nosso trabalho. Pessoas com ou sem qualidade de vida podem ser definidas da seguinte maneira:

Dentro de uma sociedade cada dia mais competitiva, com jovens formandos chegando ao mercado de trabalho semestralmente, a necessidade do profissional estar a cada dia mais envolvido e preparado para os desafios de seus cargos é presença constante dentro do ambiente de trabalho. O profissional moderno procura sempre se aperfeiçoar, através de cursos, pós-graduação, MBAs e qualquer estudo que possa acrescentar mais algumas linhas a seu currículo, aumento suas chances de conseguir aquela tão sonhada promoção ou o contrato novo em uma empresa melhor.

        É possível observarmos que empresas nacionais passaram por uma revolução em relação a sua produtividade, onde as mesmas exigem cada vez mais preparo de seus colaboradores, em busca do aumento da produtividade e assim sua fixação no mercado competitivo. Esse novo ambiente tem transformado a vida do colaborador, estabelecendo um ritmo considerado alucinante, prejudicando assim a saúde do indivíduo. O lado profissional passou, portanto, a ser a face predominante do ser humano, que se sentiu forçado a ser um super profissional e, para tanto, não poupa esforços.

Devido a diversas mudanças de mercado, essa pressão por maior produtividade, inovação, e capacidade competitiva, só tende a crescer cada vez mais, e como estratégia muitas organizações buscam projetos de melhorias, com o propósito de se diferenciar das demais concorrentes.

Apesar de toda essa competitividade e necessidade de excelência dos profissionais, os contratantes também procuram pessoas que tenham prazer em exercer a função em que está inserido. Afinal, um profissional satisfeito com o seu trabalho, que gosta do seu cargo e o faz com prazer é muito mais produtivo. Visualiza-se então que o ponto chave para o bom andamento dos negócios é investir no colaborador, aquele que se encontra totalmente envolvido no produto final.

E com isso as empresas passaram a focar na “Qualidade de Vida no Trabalho” (QVT). A saúde e segurança do trabalho são pontos fundamentais do QVT, que proporcionam motivação aos colaboradores. As empresas devem preocupar-se com as condições do ambiente de trabalho, com foco na Qualidade de Vida no Trabalho, buscando proporcionar bem-estar ao colaborador, visando diminuir os níveis de acidentes, estresse, e assim garantindo a produtividade e diminuindo os custos com funcionários afastados por motivos relacionados a saúde.

Atualmente o cenário organizacional evidenciou a participação do colaborador. Quanto melhor suas condições de trabalho e de vida, mais lucrativa e competitiva torna-se a empresa. Muito mais que conhecimento técnico, o grande diferencial é a motivação e o comprometimento com os colaboradores, com o propósito de oferecer Qualidade de Vida a eles, atingindo assim a satisfação de cada indivíduo, que em contrapartida oferece o seu melhor para a empresa, trabalhando com mais emprenho por saber que dentro daquele local ele será de fato valorizado e tem além de todos os benefícios oferecidos o sentimento real de que pode haver para ele um crescimento profissional dentro do ambiente de trabalho.

  1. Conceito de Qualidade de Vida

O ser humano tem por hábito o desejo de conquistar mais do que aquilo que possui. É hábito da sociedade em que estamos inseridos buscar melhorias na qualidade de vida.

Favorecer o desenvolvimento de um perfil humano condizente com os padrões do paradigma imergente consiste em construir os alicerces para uma organização inteligente e inovadora. Respeitar o trabalhador como “ser humano” significa contribuir para a construção de um mundo mais humano e para um desenvolvimento sustentável. Investimento em qualidade de vida significa investimento no progresso da sociedade e da economia global. (Moretti, Silvinha. Qualidade De Vida No Trabalho X Autorealização Humana)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (276.1 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com