TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida no trabalho

Por:   •  13/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.138 Palavras (21 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................6

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................7

2.1 Matriz RACI............................................................................................................7

2.1.1 Oferta e demanda............................................................................................... 8

2.1.1.1 Qualidade de vida no trabalho........................................................................10

2.1.1.1.1 Sistemas de informação..............................................................................17

2.1.1.1.1.1 Análise de custos.....................................................................................20

3 CONCLUÇÃO.........................................................................................................21

Referencias................................................................................................................22

        


  1. INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho será apresentado como o portfólio do terceiro semestre do curso de ciências contábeis. Nele serão tratados temas das diferentes disciplinas do semestre procurando ajudar a empresa “Bonitta”, empresa que esta passando por um período de reestruturação e re-planejamento da sua forma de operar no mercado.

Ela pertence ao mercado de concorrência perfeita, tendo problemas com a definição dos seus preços de venda, devendo ser analisados a oferta e a demanda. Também devem se solucionar alguns problemas com os seus funcionários mediante a implantação de programas QVT.

Sua forma de operacionalizar deve se modernizar e para isso falaremos dos sistemas de informação e como eles ajudam a aperfeiçoar as decisões que devem ser tomadas.

Finalmente veremos qual é à margem de contribuição dos produtos da empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

Partiremos á realização das diferentes atividades do portfólio, com o fim de ajudar á empresa “Bonitta” na sua reestruturação. Passaremos por diferentes áreas de conhecimento como Gestão de Projetos, Microeconomia, Análise de custos, sistemas de informação e qualidade de vida no trabalho. Finalizando cada uma de essas tarefas chegaremos á conclusão onde teremos os pareceres de cada uma das atividades realizadas neste documento.

  1. MATRIZ RACI.

RACI

PESSOAS

ATIVIDADES

PEDRO

MARCOS

MARI

LUANA

ELIZA

DEFINIR

A

I

R

C

I

PROJETAR

I

R

I

A

C

DESENVOLVER

C

I

C

I

A

TESTAR

I

A

C

R

C

                  LEGENDA RACI

R- Responsável

A - Autoridade

C- Consultado

I - Informado

Isto é uma ferramenta que auxilia na documentação das funções e responsabilidades de cada membro das equipes. A matriz é útil para evitar que duas pessoas façam a mesma tarefa além de que cada uma delas conheça as atividades. Na Matriz RACI serão definidos os níveis de liderança para cada atividade, assim como os papeis e responsabilidades.

  1. Oferta e demanda.

A empresa “Bonitta” faz parte do tipo de mercado que é chamado pelos economistas como “Concorrência Perfeita” e é definido por Pindyck e Rubinfeld (2006, p.7) como “Mercado com muitos compradores e vendedores, de tal modo que nenhum comprador ou vendedor individual tem impacto significativo no preço.”

Neste tipo de mercado o produto se apresenta homogêneo, as empresas podem entrar e sair do mesmo sem nenhum tipo de barreiras, e a informação é simétrica, o que significa que tanto os vendedores como os compradores estão ao dia com as informações referentes ao mercado de um determinado produto.

As empresas ofertadoras de produtos precisam estar de olho nos preços de seus concorrentes com o fim de igualar o preço, já que do contrário ficariam fora da competência, e isto por duas questões.

  1. Os produtos são homogêneos, exatamente iguais os uns aos outros.
  2. A perfeita simetria da informação sobre os preços, custos e lucros fará com que a empresa que fique com preços por acima do mercado acabes sem potenciais compradores devido a que esses conhecem que o produto é homogêneo e comprando o produto mais barato vão ter as mesmas satisfações. Se a empresa quiser praticar um preço por baixo do mercado terá também problemas já que no mercado de concorrência perfeita o preço do mercado representa uma situação de lucro zero, o que ira trazer prejuízos para a organização.

Nas empresas inseridas neste tipo de mercado o lucro acontece quando a Receita Marginal se iguala ao Custo Marginal. O mesmo aconteceria com o consumidor, quem teria seus ganhos vindos das utilidades marginais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com