TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida no trabalho

Por:   •  25/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior satisfação por parte dos funcionários, refletindo num ambiente de integração com superiores e colegas de trabalho, o aspecto principal da QVT é o bem do trabalhador e consequentemente eficiência nos resultados do trabalho. Com enumeras mudanças no mercado os gestores devem estar constantemente atualizados para atender as necessidades dos colaboradores afinal, os mesmos são as ferramentas mais importantes em toda organização. A QVT baseia-se na humanização do trabalho e responsabilidade social da empresa, onde envolve o atendimento de necessidade e aspiração do individuo o qual é muitas vezes negligenciado pelas organizações em nome da produtividade e do crescimento econômico.

PALAVRAS-CHAVE: QVT, Colaborador, Organização.

Atualmente as organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo e a busca por resultado é algo cada vez mais desafiador, porém está em jogo a saúde e integridade física e mental de seus funcionários. A atuação das empresas na promoção de saúde é um instrumento social poderoso para combater doenças crônicas e desafios relacionados à qualidade de vida.

Os primeiros estudos voltados para diminuir os esforços e melhorar a capacidade produtiva foram desenvolvidos por Frederick Taylor no final do século XIX. Surgia então a administração cientifica que visava o estudo da melhor forma de se executar um trabalho. Os estudos desenvolvidos por Taylor contribuíram para que as organizações obtivessem um aumento na produtividade.

Antes desta Revolução se exigia o máximo de um trabalhador, embora hoje em dia se tenha mudado alguns aspectos dos tempos da Revolução Industrial graças a algumas iniciativas de Frederick Winslow e Henry Ford que mudaram a forma de trabalhar que era totalmente inaceitável antes da Revolução e com isso mudando o ambiente fabril para melhor, mas a visão de máxima produtividade e de uma grande exigência do trabalhador não parece ter mudado hoje em dia no ramo empresarial, com isso vem despertando do colaborador a necessidade de promover QVT.

Iremos desenvolver o TCC por pesquisa bibliográfica recolhendo dados de fontes acadêmicas na internet, revistas e jornais com objetivo de identificar o que traz satisfação ao colaborador no âmbito de trabalho, como funciona uma gestão de QVT, dentre outras questões que forem surgindo mediante pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com