TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida no trabalho

Por:   •  8/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.161 Palavras (21 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 21

Centro Universitário Central Paulista

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Aline Fernanda Denuzzi

Ana Beatris Correa Paris

Bruna da Quinta

Eliane de Jesus

Patrícia Ribeiro da Silva

Thayla Boniollo Brito

São Carlos

2014

Aline Fernanda Denuzzi

Ana Beatris Correa Paris

Bruna da Quinta

Eliane de Jesus

Patrícia Ribeiro da Silva

Thayla Boniollo Brito

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Trabalho de Pesquisa apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Central Paulista como parte dos requisitos para obtenção do Titulo de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

São Carlos

2014

 

                                               “A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em ele nos transforma.”

John Ruskin

AGRADECIMENTOS

  Agradecemos primeiramente a Deus e as nossas famílias pelo apoio e suporte em todo esse tempo.

  Ao Centro Universitário Central Paulista que proporcionou essa oportunidade de qualificação profissional. 

  A todos os professores que fizeram parte da nossa vida acadêmica, pela paciência, dedicação e ensinamento disponibilizados nas aulas, cada um de forma especial contribuiu para a conclusão desse trabalho e consequentemente para nossa formação profissional.

 Em especial à professora e coordenadora Ana Rita Gallo, que nos instruiu e nos acompanhou desde o inicio para a realização e concretização desse trabalho.

  E também, aos nossos colegas de turma que foram essenciais para as discussões, evolução e aprimoramento deste trabalho.

  A todos vocês, o nosso muito obrigada!

 

RESUMO

  O tema abordado apresenta a importância dos investimentos na implantação de projetos de Qualidade de Vida no Trabalho. Afinal, com a evolução das tecnologias, das cobranças e uma busca contínua de superação, entende-se que é de suma importância que estudos futuros sobre QVT caminhem na mesma proporção, visando a acompanhar e amenizar os efeitos causados por mudanças velozes no ambiente de trabalho.

  Com o objetivo de identificar como os colaboradores avaliam os aspectos relacionados à qualidade de vida no trabalho e propor sugestões de ações e programas para a melhoria, foram realizadas pesquisas para explorar a necessidade em si.

  A qualidade de vida no trabalho se preocupa principalmente com dois aspectos importantes que é o bem estar do trabalhador e com a eficácia organizacional. De acordo com as informações capturadas, os principais fatores associados são: à motivação dos colaboradores em uma organização, encontram-se a remuneração e os benefícios sociais, as condições físicas e psicológicas do trabalho e a segurança no ambiente laboral. Conclui-se que abordar qualidade de vida nas empresas é mais que um benefício para o trabalhador, é uma necessidade de vital importância para que o maior patrimônio da instituição, o trabalhador, tenha condições para desempenhar com eficácia, suas tarefas, de modo que todos saiam ganhando, empregador e colaborador.

Palavras-chave: Qualidade de vida nas organizações; Motivação; Ações.


SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        

1.1 - Problemas de Pesquisa        

1.2 – Objetivos        

1.3 - Justificativa        

1.4 - Metodologia        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS        


1 - INTRODUÇÃO

No final do século XX foram desenvolvidos novos conceitos em relação à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em busca de satisfação profissional. O cenário organizacional tem sido visto como uma grande competição, os colaboradores estão sendo pressionados cada vez mais para atingir metas elevadas e resultados para a empresa, em termos de produtividade e indicadores financeiros. Este contexto vem ocasionando inúmeros problemas na saúde havendo necessidade de maior atenção à Qualidade de Vida no Trabalho.

Limongi-França (2003, p.20) explica os motivos de a QVT estar em evidência atualmente:[pic 1]

É imprescindível existir um equilíbrio entre a satisfação dos funcionários e os objetivos da empresa, ocorrendo à falta desse equilíbrio implicará em sérios conflitos na organização, como por exemplo: queda de produção e redução no quadro de colaboradores. De acordo com Limongi-França (1998): “é um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho’’. Métodos e técnicas são utilizados pelas companhias para melhorar o desempenho e a produtividade, pois a produção força as empresas a buscarem estratégias para melhoria e desenvolvimento profissional dos funcionários. Torna-se necessário mensurar os níveis de satisfação e a visão dos empregados sobre suas condições de trabalho, para que possam ser formuladas ações que objetivem melhoria na qualidade de vida dos mesmos, Fernandes (1996, p.13) ressalta que “mensurar os níveis de satisfação dos empregados sobre suas condições de trabalho é também uma questão chave para o sucesso empresarial.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (265.3 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com