TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário - Planejamento operacional

Ensaio: Questionário - Planejamento operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Ensaio  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário – Capitulo 9

1- Caracterize o planejamento operacional, tendo em vista a ação empresarial e seu papel na busca contínua da eficiência.

Possui envolvimento com os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo típico de abordagem de sistema fechado. Tem a preocupação de com o que fazer e de como fazer, devido estar voltado para a otimização e maximização dos resultados, caracterizando assim o detalhamento das tarefas e operações, o único problema é a eficiência; referente ao planejamento baseia-se por meios de planos operacionais, já os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que conduzam melhor o alcance dos objetivos da empresa.

2- Apresente as características dos planos operacionais relacionados com métodos de trabalho.

O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa, focaliza a otimização e maximização de resultados. São denominados procedimentos, servem para estabelecer a sequência de passos ou de etapas a serem seguidos para execução dos planos, sendo transformado em rotinas e expressos como fluxogramas ou listas de verificação.

3- Explique o cronograma e o gráfico de Gantt.

O gráfico de Gantt é bastante simples, cujas colunas marcam o tempo em semanas ou meses. O programa mais simples é o cronograma: um gráfico de dupla entrada no qual as linhas configuram as tarefas ou atividades, e as colunas definem os períodos de tempo, geralmente dias ou meses. Os traços horizontais significam a duração das tarefas ou atividades com início e término bem definidos conforme sua localização nas colunas. O cronograma permite que os traços horizontais a definir a duração das atividades sejam sólidos para o planejamento e cortados para o realmente executado. Isso permite uma fácil comparação visual entre planejamento e sua execução.

4- Explique o PERT?

Ele é utilizado em atividades de produção. o PERT é um sistema logico que se baseia em 5 elementos

1- a rede básica

2- alocações de recursos

3- considerações de tempo e custo

4- a rede de caminhos

5- o caminho critico

Ele é um modelo de plano operacional que permite um esquema de controle e avaliação de programas e projetos, ele serve para avaliar o progresso feito em comparação com padrões de tempo. o PERT não pode impedir que haja erros de atraso porem ele proporciona evoluções quanto a ação corretiva imediata.

5- Apresente as características dos planos operacionais relacionados com dinheiro.

O fluxo de caixa, os orçamentos departamentais de despesas, de encargos sociais referentes aos empregados, de reparos e manutenção de maquinas e equipamentos, de custos diretos de produção, de despesas de promoção e propaganda, entre outros, são exemplos de orçamentos no nível operacional.

6- Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com