TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Respondido Sobre O Mundo do Trabalho

Por:   •  14/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.512 Palavras (11 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Departamento de Ciências Humanas – DCH I

Curso – Bacharel em Administração – Noturno

Disciplina – Gestão Estratégica de Pessoas.

Questionário sobre o texto O Mundo do Trabalho

Sobre a construção da ideologia da glorificação do trabalho

  1. Qual a sua origem?

Surgiu desde os primórdios da humanidade, nas comunidades dos caçadores e dos coletores, com a agricultura e o trabalho escravo nas civilizações antigas e a relação servil das antigas civilizações. Como o autor relata, as ideias sobre o trabalho na antiguidade, em destaque pela literatura, são as influenciadas pelo pensamento grego – romano. Na literatura há o pensamento de Platão e Aristóteles sobre o trabalho. Segundo Platão o cidadão devia ser poupado do trabalho.

  1. Qual o objetivo com essa ideologia?

O objetivo é que as pessoas deveriam se separar das atividades mecânicas e da especulação do mercado. Assim a filosofia clássica o caracterizava como degradante inferior e desgastante. Era algo que era dos escravos, devendo se exercido na base da força e da coerção. A ideologia segundo o autor partia de um conceito mais restrito de trabalho, reduzido aos braçais ou manuais executadas pelos escravos.

Após vários pensamentos sobe o homem e o trabalho, entre diferentes estudiosos como Adam Smith e Weber, a ideologia que atribui alta centralidade ao tralho, independente do modelo. Tem-se e se defende o trabalho como mercadoria, disciplinado, mecanizado, de larga escala, estritamente supervisionado, exigindo requisitos mínimos padronizados, planejados e concebido pelos especialistas e realizado por outros, supondo o livre contrato. Nisso inclui vários duelos como improdutivo e produtivo, execução e intelectual, operativo e administrativo, público e privado, campo ou urbano, artesanal e industrial.

O autor comenta que seguido essa ideologia, Anthony, baseado em outros autores, designou a glorificação do trabalho e os outros autores construíram a ética do trabalho.  Uma filosofia em que o trabalho é uma categoria central que os indivíduos devem tomar como prioridade em suas vidas, desse modo promover a abundância geral e o sucesso individual.

  1. Como esse se desenvolve nos dias atuais?

O trabalho é aliado a uma ideologia, na qual aparecem um mundo, com doutrinas, normas, regras, e o trabalhador, o homem não é livre da ideologia. Nos dias atuais técnicas são aplicadas para que os trabalhadores parecem estar felizes dentro de uma empresa, utilizando publicidade e o ato de oferecer brindes, e uniformes das firmas, para que o trabalhador vivia somente para o progresso da empresa. Automaticamente o lado humano do trabalhador perde prioridade, perde com o tempo, que precisa ser ocupado com trabalho, produção. Aos poucos, os discursos moralizantes e religiosos acerca do trabalho têm seu espaço ocupado por teorias que encontravam no trabalho o objeto específico de profundas reflexões econômicas. 

Com o crescimento das cidades, o desenvolvimento do trabalho livre e a criação de pequenas fábricas, passou-se a compor uma nova ótica manifestada acerca da necessidade e admiração pelo trabalho e seu valor.  Existem pensamentos sobre a ideologia liberal em que se baseou em um conjunto de ideias contrárias à intervenção do Estado na economia e favorável à livre concorrência dos mercados.

 Exaltou-se, principalmente, a “liberdade” que os indivíduos tinham para negociar e vender sua força de trabalho. E a cada período vai se observando a relação entre o capital e o trabalho, no qual é percebido nos estudos de Smith que o trabalho assim como o ouro, a prata e a agricultura, conseguem transformar o produto ou a mão de obra em mercadoria de valor.

  1. Como a empresa contemporânea se beneficia dessa ideologia?

Com as novas formas de trabalho, mudanças de conceitos, mecanismos e fatores econômicos, sociais e pensamentos, a mudança organizacional tornou-se vital para as empresas e instituições em todo o mundo. Antes as organizações mudavam esporadicamente, quando ocorriam necessidades reais e urgentes, hoje em dia elas tendem a provocar a sua transformação incessantemente. As organizações mudam para fazer face à crescente competitividade, para cumprir novas legislações, para introduzir novas tecnologias ou para atender a variações nas preferências de clientes ou de parceiros.

As empresas devem ter uma comunicação clara e realizar um planejamento eficiente, atrelado à adoção de estratégias consistentes, e a um programa de treinamento eficaz para acarretar em melhorias no clima organizacional.

As organizações passam por transformações crescentes, ligadas aos avanços nas áreas científica e tecnológica. Essas transformações levam a modificações não apenas de equipamentos, mas também nos processos de trabalho e na gestão de pessoas.

  1. Quais os efeitos para os trabalhadores contemporâneos?

O mercado de trabalho com o passar dos anos mudou e este impõe um novo perfil de profissional, e esse deve está em constante mutação e adaptação com essas novas estratégias, aliadas as clássicas. Essas mudanças geram efeitos na postura do trabalhador combinados com a tecnologia, mudanças econômicas, globalização e novos postos de trabalho. Hoje, o profissional deve ser especialista em diferentes áreas, assim o profissional será visto pelas organizações como sendo um profissional multitarefa em um mercado em frequente mudança.

Muitos profissionais de gestão de pessoas alertam que “As transformações da carreira individual e no mercado de trabalho, outro modelo na relação com o trabalhador, são um caminho sem volta.” É necessário que o trabalhador tenha uma visão de futuro diante das reconfigurações do mercado de trabalho.

No Brasil há uma nova força de trabalho em função das tendências e dos desafios do mercado de trabalho atual, como as flexibilizações dos contratos trabalhistas, as terceirizações, o trabalho contingente, por projetos etc.

Secularização da ideologia do trabalho

  1. Qual a contribuição do Taylorismo para a fixação da ideologia da glorificação do trabalho?

A contribuição foi o conjunto de fatos socioeconômicos e políticos que cria o contexto favorável ao incremento na forma de gerenciar o trabalho e as empresas (administração) e leva à elaboração de uma sustentação científica para a concepção e organização do trabalho.

Segundo os autores do texto, a justificação do trabalho de Taylor se assenta fortemente em sua avaliação da “vadiagem” no trabalho. De acordo com esta avaliação, o trabalhador procura sempre fazer menos do que pode e que, quando demonstra interesse em produzir, é perseguido pelos demais. Os autores expõem ainda que Taylor considera, então, a eliminação da “cera” e das causas que retardam o trabalho importante para reduzir o custo da produção. Esse pensamento de Taylor nos informa a responsabilidade com a ignorância dos administradores, aliada ao propósito dos trabalhadores em se acomodar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com