TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Capitulo 1 – Gestão de Pessoas

Ensaio: Questões Capitulo 1 – Gestão de Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Ensaio  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 6

Questões Capitulo 1 – Gestão de Pessoas.

1)Defina os 3 significados do Termo RH.

R:Rh como função ou departamento,como um elemento prestador de serviços nas área de recrutamento,seleção,treinamento,remuneração,comunicação,higiene e segurança do trabalho e benefícios,Rh como um conjunto de praticas de recursos humanos,como uma organização opera suas atividades de recrutamento,Rh como profissional que trabalham em tempo integral em papeis diretamente relacionados com recursos humanos.

2)Qual o contexto de gestão de pessoas?

R: A Gestão de Pessoas é formada por pessoas e organização. As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações.As Organizações dependem diretamente e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Ou seja, ambas as partes dependem uma da outra.

3)Comente a compatibilidade entre objetivos organizacionais e individuais?

R: Há um contrato formal escrito, onde se tem um acordo assinado com relação ao cargo a ser ocupado, referente ao conteúdo de trabalho, ao horário, salário; e também há um contrato psicológico, onde há uma expectativa que a organização e indivíduo esperam realizar e ganhar com o novo relacionamento.

4)Pessoas como recursos ou como parceiros. O que isso significa?

R: Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção, e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para que eles obtenham o máximo rendimento possível. Neste sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade da organização.Mas as pessoas podem ser visualizadas como parceiros das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações - a inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o significado e rumo aos objetivos globais. Desse modo, as pessoas constituem o capital intelectual da organização. As organizações bem-sucedidas se deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não mais como simples empregados contratados.

5)De duas definições de Gestão de Pessoas?

R: É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionado com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção,

treinamento, recompensa e avaliação de desempenho; É o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações..

6)Quais os principais objetivos da Gestão de Pessoas?

R: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

•Proporcionar competitividade a organização;

• Proporcionar a organização, empregados bem treinados e bem motivados, fazer um funcionário de sucesso treinando-os;

• Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho;

• Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, vida satisfatória no trabalho;

• Administrar mudanças, empresa ágil, flexível para não perder mercado;

• Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável, uma empresa correta.

7)Quais são os processos de Gestão de Pessoas?

R: Processos de agregar pessoas;

• Processos de aplicar pessoas;

• Processos de recompensar pessoas;

• Processos de desenvolver pessoas;

• Processos de manter pessoas dentro da organização;

• Processos de monitorar pessoas.

8)Explique os processo de agregar pessoas.

R São os processos utilizados para incluir novas pessoas na presa (Processos de provisão ou de suprimentos de pessoas) inclusive recrutamento e seleção de pessoas..

9)Explique os processo de aplicar pessoas.

R: São utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

10)Explique os processo de remunerar pessoas.

R: Utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas (promoções, férias... não necessariamente financeiras), remuneração e benefícios e serviços sociais.

11)Explique os processo de manter pessoas.

R: Utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção das relações sindicais.

12)Explique os processo de desenvolver pessoas.

R: Utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem treinamento e desenvolvimento, gestão de conhecimento e gestão de competências, aprendizagem, programas de mudanças e desenvolvimentos de carreiras e programas de comunicações e consonância

13)Explique os processo de monitorar pessoas.

R: Utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

14)Como você estruturaria um órgão de Gestão de Pessoas?

R: Eu tiraria um pouco o foco das tarefas e focaria nos processos. Não mais nos meios, mas nos fins e resultados. Não mais em cargos individualizados, separados e confinados, mas no trabalho conjunto feito por equipes. Dignificar o ser humano é chave. Não mais administrar as pessoas - como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com