TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Discussão E Reflexão Sobre O Conteúdo: Fundamentos Da Inteligência De Negócios: Aprimorando A Tomada De Decisão.

Por:   •  19/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

Questões de discussão e reflexão sobre o conteúdo: Fundamentos da Inteligência de negócios: aprimorando a tomada de decisão.

  1. Descrevam os fatores críticos de sucesso (FCS) na implantação de ferramentas de BI tendo como base o artigo “Fatores críticos de sucesso na adoção do Business Intelligence: um estudo de caso em uma fundação de amparo e desenvolvimento de projetos”. Visitem o site da Fadesp (https://portalfadesp.org.br/) que é objeto de estudo neste artigo para conhecer um pouco da instituição. Avaliem se estes FCS poderiam ser considerados também na implantação de ferramentas de BI de uma organização que vocês conhecem e descrevam a situação dessa organização.

RESPOSTA: No cenário extremamente competitivo, nos tempos atuais, é imprescindível que as organizações se atentem aos diversos fatores que interferem em seus negócios, seja positivamente ou negativamente, de modo a agregar valor naquilo que ofertam adotando estratégias que sejam eficazes na resolução de problemas, melhoria na qualidade do serviço ou produto, entre outros. Com isto, o BI veio para solucionar diversos problemas com a falta ou perda de informações dentro da empresa, para que os gestores tomem decisões mais assertivas, visto que a todo momento são gerados inúmeros dados dentro da mesma e eles precisam ser bem analisados através de uma ferramenta inteligente como o BI. Atrelado a isto, são evidenciados os Fatores Críticos de Sucesso (FCS), responsáveis por discutir os resultados favoráveis obtidos dentro da empresa, de modo a identificar se houve um resultado positivo naquilo que a organização oferta, seja produto e/ou serviço, garantindo sua competividade. Desta forma, são citados no artigo alguns FCS, que são:

  • Suporte dos gestores responsáveis pelo projeto de BI (Top management support): neste fator a colaboração e interesse dos executivos/gestores da empresa na implantação do BI é fundamental para garantir seu êxito e sucesso, de modo que sejam elaborados pelos mesmos projetos de BI eficientes, para que possam melhorar as estratégias da organização, instigar oportunidades no mercado e auxiliar na resolução de problemas.
  • Alinhar a estratégia de BI com os objetivos estratégicos dos negócios: dentro do plano de estratégias das organizações é evidente um dos objetivos cruciais que é o crescimento da mesma no mercado e competividade, mas também são discriminadas as tarefas executadas, com isso é possível pensar quais destas tarefas poderiam ser realizadas de forma analítica, aprimorando sua execução. A utilização da tecnologia está cada vez mais em evidência e não basta apenas implementar sistemas padrões porque as demais também estão usando, mas buscar melhores formas e recursos para que esta implantação seja de fato útil. Com isto, alguns FCS de implantação do BI na maioria das vezes tratam somente de questões sobre a junção do negócio com a tecnologia, mas que deveriam ser algo mútuo, também dando ênfase nas demais áreas que o negócio abrange.
  • CIO bem informado e comprometido: é fundamental que os CIO’s da organização sejam pessoas qualificadas para dar suporte em toda a implantação do BI, pois eles são peças importantes dentro da organização e suas ações irão impactar também nos resultados finais. Com isto, é preciso que conheçam sobre este sistema de BI que será utilizado e suas funções, para que os gastos com sua implantação não sejam prejudiciais.
  • Equipe qualificada: a equipe da organização também é importante para a implantação e funcionamento de um sistema de BI, por isso devem ter conhecimentos técnicos e de gestão para que as atividades sejam realizadas com maior sucesso. Uma equipe qualificada, com maior domínio daquilo que exercem trará melhores soluções, confiabilidades e qualidade nos dados gerados/analisados, por isso também precisam colaborar para esta implantação fornecendo informações sobre problemas, adaptações, treinamentos, entre outros.
  • Gestão da mudança: a implantação de BI vai demandar de uma organização bem estruturada, para dar subsídio as mudanças que serão realizadas, pois esta implantação é trata-se apenas de fatores técnicos, mas envolve pessoas, decisões, adaptações e melhoria na eficiência dos processos realizados. Alguns colaboradores por exemplo, podem ser mais resistentes a se adaptarem a estas mudanças, devido a sua rotina ou dificuldade com o novo sistema, por isso é importante ter diálogos com os envolvidos e fornecer treinamentos para melhor adequação e aceitação do BI, visto sua facilidade e importância para a organização.
  • Tecnologia apropriada: a definição da tecnologia a ser implantação também é um dos FCS, pois é importante conhecer a necessidade da empresa e qual tecnologia irá atender a esta necessidade, além de verificar se há pessoas com conhecimento em BI adequados. Com isto, o BI tem diversas funções, softwares responsáveis por extrair, modificar, aperfeiçoar, carregar dados e informações, além de dar suportes de desempenhos e para análises destes dados.
  • Sistemas: o sistema utilizado pela empresa muitas vezes é um problema na implantação do BI, pois a interação do BI com os sistemas ERPs e CRM é bastante dificultosa dependendo do sistema utilizado e da empresa terceirizada que o fornece. É preciso que todos os sistemas “conversem a mesma língua”, para que tudo seja funcional e eficaz, de modo a não gerarem distorções na transmissão dos dados. Com isso, para evitar problemas com essa integração é recomendável padronizar o sistema de origem.
  • Recursos Adequados: muitas organizações acabam se empolgando demais buscando investir muito mais do que o necessário, se tornando algo de proporção tão grande que fica difícil de controlar e gerenciar. Exagerar nos processos de implantação do BI para além do necessário, irá aumentar os custos com suportes, treinamentos, entre outros, por isso é preciso fazer um investimento saudável, fornecendo recursos essenciais para o projeto do BI, mas sem exageros, de modo que seja algo gradativo, consciente e controlado.

Todos estes fatores são importantes para que a implantação do sistema de BI seja efetivo e eficiente, pois saber qual sistema implantar, ter noção de seus custos, gestão, treinamentos, importância, conhecimento técnico, entre outros é fundamental para que isso seja positivo para a empresa e traga benefícios. Porém, vai depender também da área que a organização atua, seu porte, funcionários, gestores e sistema operacional. Em uma loja de roupas de pequeno porte, por exemplo, não é tão necessário um sistema tão avançado para analisar milhares de dados, pois é algo mais simplório, com poucos produtos, fornecedores, clientes e funcionários. Um sistema simples de gestão já é o suficiente, mas a medida em que o negócio vai crescendo e se expandindo, onde fica difícil controlar todas as informações geradas é fundamental implantar um sistema com BI para que dados não sejam perdidos ou esquecidos, assim as decisões tomadas pela empresa, como a própria aquisição de mercadorias com forma maior número de vendas da mesma será mais assertiva, não ocasionando falta no estoque e perda de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (199.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com